COLUNA PELO PARANÁ: alto faturamento

O faturamento conjunto das cooperativas do Paraná deverá crescer quase 10% este ano e superar, pela primeira vez, a marca de R$ 200 bilhões. A produção paranaense de soja foi beneficiada pelo clima mais favorável, aumentou 80,6% e chegou a 22,4 milhões de toneladas em 2022/23, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

Previsão
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Paraná deverá produzir 46,8 milhões de toneladas de grãos em geral em 2022/23 – incluindo trigo, que está em fase de colheita -, 38,7% mais que na temporada passada. No país, o Estado só perderá, como nos últimos anos, para Mato Grosso (101 milhões de toneladas).

Prêmio AMOP
A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) abriu as inscrições para o 17º Prêmio AMOP de Jornalismo. O tema central desta edição é “Impacto da Reforma Tributária no Oeste do Paraná”, tendo como foco abordagens que se conectem com o princípio municipalista ou que evidenciem a importância da atuação municipal e seus impactos regionais. Ficha para inscrição estará disponível até 1° de novembro, no site da associação.

Beto e Alckmin
O deputado federal Beto Richa (PSDB) tem uma relação direta com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Richa teve uma agenda com Alckmin “para tratar de investimentos no Paraná e o fortalecimento das indústrias” e com Fernanda Richa, participou do jantar do casal Lu e Geraldo.

Alta vazão
Cataratas do Iguaçu tem aumento de quatro vezes na vazão após chuvas intensas no Paraná. Vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. Nesta segunda (9) vazão já atingiu 6,3 milhão e tendência é de aumento devido as chuvas registradas ao longo do leito do Rio Iguaçu que nasce em Curitiba.

Frente municipalista
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) será o coordenador da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa (Alep). A criação do colegiado, proposta por ele, foi autorizada oficialmente com a publicação do ato 23/2023 do deputado Ademar Traiano, presidente do Poder Legislativo do Estado.

A suplementar
O núcleo duro do ex-presidente Jair Bolsonaro cogitou filiar Michele Bolsonaro no PL do Paraná para que ela viesse a disputar a eleição suplementar ao Senado Federal, caso a Justiça Eleitoral declarasse a perda do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil).

“Doe lenços, fortaleça laços”
A Itaipu Binacional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e parceiros lançam a campanha “Doe lenços, fortaleça laços”. A iniciativa é alusiva ao movimento Outubro Rosa, do qual Itaipu participa com várias ações para os(as) colaboradores(as) e a comunidade. Haverá pontos de coleta em vários lugares para arrecadação dos lenços, que serão entregues às mulheres em tratamento de câncer. O lenço é um acessório utilizado como auxílio na autoestima das pacientes que perdem o cabelo durante as sessões de quimioterapia.

Queijos do Paraná
A 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios), realizada em setembro, na França, serviu de inspiração para paranaenses que integraram a comitiva que viajou para participar do evento internacional. A técnica, Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, identificou iniciativas que podem ser incorporadas à segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, com lançamento previsto para 2024.

Turismo no Paraná
Dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que no período de janeiro a agosto deste ano o Paraná criou 5.448 novos empregos relacionados ao setor do Turismo. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o bom desempenho, no primeiro semestre, está ligado ao aumento nas visitações e no fluxo de estrangeiros.

Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.384 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito no site da Secretaria do Trabalho.

Inadimplência
O número de inadimplentes do Paraná cresceu 5,71% em setembro de 2023, em relação a setembro de 2022. O dado ficou acima da média da região Sul (5,71%) e abaixo da média nacional (5,78%). Na passagem de agosto para setembro, o número de devedores do Paraná caiu ‐5,17%. Na região Sul, na mesma base de comparação, a variação foi de ‐1,83%.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias