COLUNA PELO PARANÁ: Cooperação

BRDE

Foto: AEN-PR

O BRDE e a Invest Paraná assinaram nesta semana um acordo de cooperação técnica para viabilizar novas ações conjuntas nos programas estaduais Paraná Competitivo e Vocações Regionais Sustentáveis (VRS). Pelo acordo, o BRDE passa a atuar nestes dois programas a partir de suas linhas de crédito e fomento ao setor produtivo.

Apoiado
O deputado federal licenciado e secretário de Estado da Indústria, Comércio, Ricardo Barros (PP) disse ter recebido o apoio do partido para disputar a vaga de Sérgio Moro (União Brasil) no Senado, caso o ex-juiz seja cassado. O comunicado veio após a reunião da bancada federal do Progressistas (PP), em Brasília. Moro responde a duas ações no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) por suposto abuso do poder econômico e prática de caixa 2.

Cidadão honorário
A proposta do deputado estadual bolsonarista Ricardo Arruda, em parceria com os outros quatro deputados do PL, que concede ao ex-presidente Jair Bolsonaro o título de cidadão honorário do Paraná está parada na Assembleia Legislativa do Paraná. A perspectiva de Arruda é que o projeto seja apreciado pela CCJ da Assembleia Legislativa na próxima semana.

Outorgo aprovada
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o valor de R$ 3,7 bilhões de outorga estipulada pelo Governo Federal a ser paga pela Copel pela renovação, por mais 30 anos, das três hidrelétricas: Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias — consideradas pela estatal como principais no Estado, tendo a primeira como a mais importante geradora de energia da empresa.

Em recuperação
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) se recupera em casa de uma cirurgia no quadril. Por ora, o parlamentar tem atendido deputados, secretários de Estado, prefeitos e lideranças de forma remota pelo celular. A expectativa é que ele retome a rotina na Alep na segunda quinzena de agosto. “Agradeço as centenas de mensagens de apoio que recebi de todo o Paraná”, disse Bakri.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Produtores rurais
Em julho, mês em que o Paraná comemora o Dia do Agricultor, o Sistema Ocepar divulgou o Censo Agropecuário-IBGE com a informação que o Paraná conta com 305 mil produtores rurais. Desse total 199.203 são associados a cooperativas. Eles são pequenos e médios produtores e respondem por 64% da produção agropecuária do Estado. Além disso, cada um emprega, em média, de três a quatro trabalhadores rurais em suas propriedades.

Produtoras rurais
Nesta quinta-feira (3), o município de Cascavel (PR) recebeu mais de 1,2 mil produtoras rurais de todas as regiões do território paranaense. Organizado pela comissão feminina do sindicato rural de Cascavel com apoio da comissão estadual de mulheres da Faep, o 11º Encontro de Produtoras Rurais do Estado do Paraná ocorreu no espaço tecnológico da Show Rural Coopavel. “O movimento da comissão estadual de mulheres da Faep, apesar de recente, tem mobilizado milhares de integrantes em todas as regiões do Paraná, fortalecendo o sistema sindical rural”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

Café Qualidade
As inscrições já estão abertas para a 21ª edição do Prêmio Café Qualidade. Ela pode ser feita de forma gratuita até 2 de outubro em qualquer unidade municipal do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). O Paraná deve colher 41,4 mil toneladas de café (cerca de 690 mil sacas) na atual safra, volume 42% superior ao obtido no ciclo anterior (29,2 mil toneladas). Os cafés especiais têm maior valor agregado e atendem a um mercado mais exigente.

Novo ministro
Novo ministro do STF, o advogado Cristiano Zanin, tomou posse do cargo nesta quinta-feira. A cerimônia em Brasília recebeu mais de 500 convidados, entre autoridades do governo Lula, do Congresso e do meio jurídico nacional. Zanin é o primeiro nome indicado pela Corte no terceiro mandato do atual presidente e entra no lugar de Ricardo Lewandowski.

Lei Antidrogas
O ministro Alexandre de Moraes votou pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Há quatro votos pela liberação do porte de maconha para esse consumo. Moraes defendeu que a Corte defina os limites para diferenciar o usuário do traficante, algo que não consta da Lei Antidrogas. Segundo o voto de Moraes, seria permitido adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, para consumo pessoal, de 25 a 60 gramas de maconha.

Selic
O Comitê de Política Monetária do BC decidiu iniciar o processo de redução da taxa de juros, com um corte de 0,5 ponto percentual. Desta forma, a Selic passa de 13,75% para 13,25%. Em comunicado, o Copom creditou a queda à “melhora do quadro inflacionário” e sinalizou a possibilidade de uma nova diminuição, de 0,5 p.p., no próximo encontro, em setembro, o que também é esperado pelo mercado.

Snave
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que cria um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave) será implementado em articulação com os Estados, os municípios e o Distrito Federal. O número e os canais de denúncia ainda serão divulgados pelo governo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias