COLUNA PELO PARANÁ: Em destaque

Itaipu Binacional

Foto: Itaipu Binacional

Parceria entre Governo do Paraná e a Itaipu Binacional está beneficiando 286 escolas estaduais de 55 municípios da região de abrangência da usina. Ao total estão sendo investidos cerca de R$ 17,1 milhões para a aquisição de novos equipamentos e mobiliários. “Toda essa mobilização em prol a educação pública no Estado contribui também para que o Paraná continue sendo referência em educação. Somos o Estado que mais investiu em educação em 2022 e tem investido muito em 2023. Todas as crianças merecem a qualidade aqui proporcionada”, destaca Ratinho Junior.

Regionais
As instituições de ensino público paranaense beneficiadas pela parceria entre Governo do Paraná e a Itaipu Binacional estão distribuídas nos chamados municípios lindeiros. Distribuídas nos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Toledo e Umuarama.

Hub de inovação
A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) está trabalhando para viabilizar uma estrutura maior para o hub de inovação em saúde do Hospital Universitário (HU) de Londrina. O projeto elaborado pela equipe do HU propõe a instalação de um novo hub utilizando contêineres marítimos. O objetivo é que a construção do novo espaço seja iniciada ainda neste ano.

Passa bem
O deputado federal Sargento Fahur (PSD) passou por intervenção cirúrgica no início deste mês. O parlamentar passou mal e foi internado para um procedimento de cateterismo seguido de uma intervenção cirúrgica para a inserção de um stent. Gilson Cardoso Fahur, que é sargento da Polícia Militar e por muitos anos trabalhou na Polícia Rodoviária Estadual, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2016, se recuperou bem, mas ficou na dependência de certos cuidados. Segundo sua assessoria, Fahur já retornou às atividades no parlamento.

De direita
O deputado federal e presidente do PL no Paraná, Fernando Giacobo, afirmou que o partido é sólido e que a ideologia da sigla não é baseada no bolsonarismo.  “O PL é um partido que se coloca como um partido de direita, pelo que defende, pelo que defendia antes da entrada de Jair Bolsonaro. O que existe é aquele que tá mais contente e o que tá descontente, mas isso é normal”, disse Giacobo.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

No digital
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) utilizada pelo revendedor varejista de combustíveis para comprovar estoques e movimentação de produtos foi aprovada em comissão na Câmara dos Deputados. O relator, deputado Filipe Barros (PL), recomendou a aprovação. “A proposta reduzirá custos ao revendedor de combustíveis, trará maior eficiência e, por conseguinte, impactará na redução dos preços ao consumidor final”, disse.

Trânsito liberado
O deputado federal Sérgio Souza (MDB), sugere que seja incluído no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) um dispositivo que autorize veículos e maquinários agrícolas a transitarem em rodovias públicas diariamente. Na legislação atual o trânsito de veículos que excedem os limites de peso e dimensões deve ser feito por caminhões e carretas especiais como o caminhão prancha.

Qualificação gratuita
O Governo do Paraná fechou uma parceria com a Microsoft para oferta de cursos de qualificação gratuitos em temas como produtividade, tecnologia da informação (TI) e finanças, através da difusão da plataforma Escola do Trabalhador 4.0. Todos os cursos serão realizados por ensino à distância. “Vamos levar esses cursos para nossas Agências de Inovação, que estão sendo implementadas nos municípios menores, para levar qualificação na área de inovação e tecnologia”, afirmou o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

Previsão do tempo
Região Sul do País terá mudança climática nos próximos dias, segunda quinzena será um pouco mais fria e com chuva no Paraná. O Estado está sob influência do El Niño, por isso há momentos de calor e de fortes chuvas e até temporais até o fim de agosto.

Vagas remanescentes
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu 357 vagas remanescentes em quatro cursos de graduação a distância. O prazo para se inscrever termina na segunda-feira (21). A inscrição deve ser feita no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Cursos disponíveis são: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Licenciatura em Matemática. O resultado com a classificação dos candidatos deve ser divulgado no dia 25 de agosto (sexta-feira).

De fora
O relator da CPI do MST, Ricardo Salles (PL-SP), foi excluído de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 16, na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Lá, o futuro da comissão foi discutido com o presidente do colegiado, Luciano Zucco (Republicanos-RS), e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR).

“Combativo”
O deputado Ricardo Salles e o presidente da FPA chegaram a discutir sobre mudanças e interferências na CPI do MST. Segundo bastidor político, existe uma insatisfação por parte dos líderes do centrão em relação à atuação de Salles na CPI. Ex-ministro do governo Bolsonaro, Salles é conhecido por ser “combativo”.

Nova cepa
O  Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da covid-19 no Brasil. Trata-se de uma subvariante da Ômicron, conhecida popularmente como Éris, no Estado de São Paulo. Conforme a pasta, a notificação veio do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira, 17. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. A cepa possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imune, tornando-a capaz de aumentar o número de casos mundialmente e se tornar a cepa predominante. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 como de baixo risco para a saúde pública.

Desafio
Após mais de sete meses à frente do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad superou a desconfiança de agentes do mercado e analistas políticos com sua agenda reformista associada aos sinais de que haveria responsabilidade fiscal. Agora o desafio do petista é outro: desatar os nós do crescimento. A equipe econômica que deu andamento a pautas importantes no primeiro semestre precisa também resolver o Orçamento 2024 e aprovar o arcabouço fiscal.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias