COLUNA PELO PARANÁ: Marcha para Jesus

Foto: Albari Rosa/AEN

A 28ª edição da Marcha para Jesus de Curitiba acontecerá no dia 20 de maio. A expectativa dos organizadores é de reunir milhares de fiéis. A Marcha para Jesus já faz parte do calendário oficial de Curitiba e do Paraná, acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio, atraindo milhares de moradores e turistas.

Nova tarifa
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de saneamento básico do Paraná. A partir de 17 de maio, a tarifa do saneamento básico no Paraná sofrerá variação de 8,23%, percentual que já contempla o reajuste de 2023. Este índice também considera outros aspectos, como os investimentos futuros que a Sanepar realizará em busca da universalização do atendimento à população paranaense.

Reestruturação ministerial
Em negociação sobre a reestruturação ministerial, o deputado Pedro Lupion (PP-PR), cita a importância da volta da Conab e do Serviço Florestal para o fortalecimento do MAPA. “Primeiro que não é questão de recuperar, é questão de fortalecer o Ministério da Agricultura novamente. O ministério ficou muito enfraquecido e muito desarticulado com as ações que houve de reestruturação da Esplanada e isso faz com que a gente precise recuperar alguns pontos”, destaca.

TV digital
Canais de TV digital vão estar disponíveis em 19 municípios do Paraná. A outorga para retransmissão foi concedida pelo Ministério das Comunicações (MCom) na última semana. A liberação envolve 16 canais de TV digital, seis entidades prestadoras do serviço de Retransmissão de Televisão Digital (RTVD) no Paraná. Ao todo, foram liberadas 83 consignações, beneficiando 66 municípios em nove estados brasileiros.

Sinal 5G
O sinal 5G já está liberado em Maringá, segundo o que informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao portal GMC Online nesta segunda-feira, 24. O Paraná conta, atualmente, com 44 municípios que já operam com a faixa do 5G puro. Outros 80 municípios estarão com o sinal 5G puro liberado até 30 de junho. Atualmente, em todo o Brasil, 682 municípios já possuem a faixa liberada.

Regularização ambiental
O deputado Sérgio Souza (MDB-PR), apresentou parecer favorável a três emendas à MP sobre o Programa de Regularização Ambiental. Souza, relator da proposta, explicou que o tema original da MP é a mudança do prazo para o proprietário ou posseiro de imóveis rurais fazer sua adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O novo prazo será de 180 dias, contado da convocação pelo órgão competente para efetivar essa adesão.

Vídeo Consulta
A Prefeitura de Curitiba ampliou os serviços oferecidos pela central de atendimento Saúde Já para pessoas de 18 a 40 anos. Moradores da capital que apresentem queixas leves terão acesso a tele e videoconsulta por meio do aplicativo Saúde Já e do telefone (41) 3350-9000. O atendimento pelo telefone acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Mais Médicos
O deputado federal Aliel Machado (PV) esteve com a ministra da Saúde Nísia Trindade no Paraná. Na oportunidade levou ao ministério a demanda de médicos para Ponta Grossa, região dos Campos Gerais e municípios que representa. O edital do programa Mais Médicos lançado recentemente mostra que Ponta Grossa será o município que mais vai receber profissionais no Paraná, sendo 30 profissionais, além de outros 17 para os municípios dos Campos Gerais.

Mais uma vez
O deputado federal Luciano Ducci (PSB) admitiu que tem o desejo de ser prefeito de Curitiba mais uma vez. “Se tiver a oportunidade de poder ser candidato a prefeito ou ser prefeito, lógico que eu gostaria muito. Estão sendo criadas federações, juntando partidos e todos vão disputar candidaturas. Apenas no PSB eu posso ser candidato, como o Flavio Arns também pode”, citou.

CPMI
O deputado federal Paulo Litro (PSD) assinou requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro nas Sedes dos Três Poderes em Brasília. “A CPMI irá atuar para a análise dos atos e trabalhar pela preservação e respeito dos direitos dos envolvidos. Somado a isso, temos situações mais recentes que foram noticiadas, como o a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que necessitam de uma apuração e respostas”, destacou Paulo Litro.

Pesca e Aquicultura
O deputado federal Luiz Nishimori (PSD/PR) tomou posse na presidência da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura juntamente com a diretoria, que conta com o vice-presidente, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e parlamentares de 14 estados para o biênio 2023-2024. Nishimori, ressaltou que a prioridade do grupo é apresentar uma agenda positiva como abertura de novos mercados, inclusão de pescados na merenda escolar, entre outros produtos do setor. Segundo o parlamentar, é preciso que o Governo Federal veja o setor com a grandiosidade que ele realmente tem e merece.

Acordo de Itaipu
No dia 30 de abril, o Partido Colorado tentará se manter no poder no Paraguai com Santiago Peña, de 40 anos. Em conversa com o Estadão, Peña disse estar otimista para negociar o próximo acordo de Itaipu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O acordo de Itaipu é um grande êxito da diplomacia, que resolveu problemas que duravam décadas. Permitiu empreender um projeto que levou ao desenvolvimento do Brasil e do Paraguai e hoje nos une. Estou otimista para poder negociar isso com Lula”, disse.

Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados começam a semana com a oferta de 13.068 vagas de emprego no Paraná. A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.523). A região de Toledo está na sequência, com 2.196 oportunidades. Nas demais regionais do Interior são destaques Cascavel (1.307), Apucarana (844), Umuarama (822) e Francisco Beltrão (732). O agendamento para atendimento com hora marcada deve ser feito no link https://www.trabalho.pr.gov.br/Trabalho.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias