COLUNA PELO PARANÁ: Novembro Azul

Foto: AEN

Foto: AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança a campanha Novembro Azul, que este ano traz como tema central “Saúde do Homem: Imunização é Fundamental”. De acordo com um levantamento da Sesa, os homens se vacinam menos do que as mulheres. Das mais de 29 milhões de doses aplicadas no Paraná contra a Covid-19, aproximadamente 12 milhões foram em homens acima de 18 anos.

Mês de campanha
O Estado disponibiliza a essa população as vacinas da Covid-19, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto e influenza. Todas elas podem ser encontradas nas salas de vacinação dos municípios.  Várias ações como encontros e palestras em alusão ao Novembro Azul estão previstas no decorrer do mês nos municípios, com o apoio das 22 Regionais de Saúde.

Prefeito interino
O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba nesta sexta-feira (3). Ele ficará no cargo até o dia 12 de novembro. O prefeito Greca participa nos próximos dias do Smart City Expo World Expo Congress, em Barcelona (Espanha). O fórum internacional, maior evento de cidades inteligentes do mundo, ocorre de 6 a 9 de novembro.

Enem Paraná
No Paraná, mais de 145 mil estudantes farão o Enem em mais de 6,5 mil salas em 88 cidades. As sete universidades estaduais do Paraná utilizam a nota do exame para o ingresso nas instituições: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (Uenp) e Estadual do Paraná (Unespar).

Reaplicação do Enem
O Inep emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (05) para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no Paraná. O Inep vai disponibilizar, entre 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para que estudantes façam a solicitação e submetam pedidos para análise.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Apoio técnico
Em função da emergência e calamidade pública enfrentadas por diversos municípios paranaenses, o TCE-PR está tomando medidas para oferecer apoio técnico, com orientação jurídica, contábil e financeira aos gestores e servidores que se veem diante de inúmeros desafios e escassos recursos. O primeiro passo foi o encaminhamento, por meio do Canal de Comunicação, ferramenta conectada diretamente com as Prefeituras.

Verão Paraná
A secretaria estadual do Esporte abriu as inscrições para profissionais que queiram participar do processo de capacitação para atuar no Verão Paraná 2023/2024, entre dezembro deste ano e janeiro do ano que vem. O edital é direcionado a profissionais de educação física, turismo, enfermagem e comunicação.

Verão Paraná II
Os pedidos de credenciamento dos profissionais poderão ser apresentados até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio de requerimento protocolado no sistema e-protocolo, do Governo do Estado. É necessário incluir todos os documentos exigidos para a efetivação do credenciamento, nos termos do artigo 233 do Decreto Estadual n.º 10.086/2022.

Orgulho da Terra
A terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra acontece em 30 de novembro e vai homenagear, além do turismo rural paranaense, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão e tecnologia.

Selo Sesi ODS
O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional recebeu o Selo Sesi ODS 2023. A iniciativa agora integra a categoria Ambiental do Banco de Boas Práticas do Prêmio, que pode ser acessado no endereço: https://longevidade.ind.br/v3-banco-de-boas-praticas-sesi-ods/.

Em xeque
O ministro da Justiça, Flávio Dino, confidenciou a Lula que estava sendo pressionado pela esposa e por seu médico a cuidar da saúde e diminuir o ritmo de trabalho. Os dois discutiram alternativas e Dino admitiu a chance de reassumir seu mandato no Senado. O movimento colocou o presidente em situação difícil e o empurrou para o canto do tabuleiro político. Isso porque uma escolha de Dino para o Supremo poderia desagradar a classe política.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias