COLUNA PELO PARANÁ: Obras e recursos

Foto: Divulgação

O deputado federal Beto Preto (PSD) esteve em reunião com o coordenador-geral de Relações Institucionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), André Milhome de Andrade, para discutir sobre as obras federais de escolas que estão paralisadas nos municípios do Paraná. “Tivemos uma posição muito positiva do FNDE sobre a retomada de obras paradas e inacabadas. Esta também é claramente uma pauta do Ministério da Educação”, afirmou o parlamentar.

Não concluídas
Segundo o coordenador do FNDE há um passivo de cerca de R$ 200 milhões em investimentos que não foram feitos e aproximadamente cinco mil obras não concluídas. Beto Preto projeta que cerca de 400 obras estejam nestas condições no Estado.

Bancada paranaense
O deputado federal Toninho Wandscheer (PP) foi reeleito coordenador da Bancada Paranaense em Brasília. Toninho foi reconduzido ao cargo que ocupa desde 2016. Ele está à frente da Bancada, composta por 30 deputados federais e três senadores. Juntos, eles discutem assuntos de interesse exclusivo do Paraná, como as emendas parlamentares, posicionamento da bancada em relação aos projetos que tramitam na Casa e que sejam de interesse ao Estado.

Prêmio de Jornalismo
As inscrições para o Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo foram prorrogadas até dia 13 de fevereiro. Poderão concorrer ao prêmio materiais jornalísticos relacionados à indústria paranaense que falem sobre: política industrial, mercado, infraestrutura, inovação, sustentabilidade, tecnologia, educação profissional, segurança, saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria, indústria 4.0, responsabilidade social, associativismo e competitividade.

Fórum de turismo
A Associação Turística do Norte do Paraná por meio do presidente Welington Trautwein Bergamaschi participa entre os dias 15 e 17 de março do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso na cidade de Paranaguá. Segundo o presidente, a expectativa é que em 2024 o evento seja realizado em Bandeirantes, Siqueira campos, Jacarezinho ou em Jaguariaíva nos Campos Gerais.

Desempenho industrial
A indústria do Paraná cresceu 3,9% em dezembro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10). Foi o melhor resultado do Sul na passagem entre novembro e dezembro: o Rio Grande do Sul evoluiu 1% e Santa Catarina variou 0,7%.

Mais mulheres
O Paraná foi o estado que mais empregou mulheres em 2022 no Sul do País. Foram criados 67.185 postos de trabalho formais para elas, o que representa 56,86% de todas as 118.149 colocações com carteira assinada registradas no Estado durante o ano passado.

Concurso Petrobras
A Petrobras anunciou a abertura de um concurso público para contratar 373 novos empregados de nível técnico, além de abrir 1.119 vagas em cadastro de reserva, com salário inicial de R$ 5.563,90. As inscrições poderão ser feitas entre 15 de fevereiro e 17 de março. O edital completo do concurso, que será realizado pela Cebraspe (ex-Cespe), pode ser acessado neste site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/PETROBRAS_23_NM. As provas serão realizadas no dia 30 de abril.

Agricultura Familiar
O governo federal prorrogou por mais um ano a validade das Declarações de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). O documento é requisito para que agricultores familiares e cooperativas tenham acesso a políticas públicas, como crédito, seguro rural e comercialização de produtos por meio de programas do governo.

Presidência Tecpar
O engenheiro químico Celso Romero Kloss deve assumir a presidência do Tecpar Instituto de Tecnologia do Paraná. Ele deve substituir Jorge Augusto Callado Afonso que hoje comanda o órgão. Kloss já foi servidor do Tecpar. Entre 1997 e 1999, ele foi Gerente de Serviços Tecnológicos do Tecpar.

Diretor jurídico
Luiz Fernando Delazari, ex-secretário de Segurança do Paraná, será o diretor jurídico da Itaipu Binacional. O nome dele já era ventilado para o cargo pelos advogados Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, e Manoel Caetano. Os dois acompanharam de perto o período em que Lula esteve preso na Superintendência da Polícia Federal.

Vagas abertas
Duas universidades públicas de Foz do Iguaçu, a Unila e a Unioeste, oferecem 943 vagas pelo Sisu em 41 cursos. A maior parte é da Universidade Federal da Integração Latino-Americana: 695 em 28 carreiras, incluindo cursos nas áreas de exatas, biológicas e humanas. Quem tiver interesse nas oportunidades da Unila pode acessar a página (https://portal.unila.edu.br/ingresso/sisu/2023/).

Smart Agro
Líderes dos mais diversos segmentos participaram, no Show Rural Digital, do lançamento de um projeto de desenvolvimento setorial que vai transformar o agronegócio brasileiro. Fundado por uma parceria entre Grupo Brasil Soberano, Coopavel, Parque Tecnológico Itaipu e Fundetec, o Smart Agro Brasil vai acelerar a transformação digital do agro por meio da hiperconvergência de dados, apresentando uma visão clara, estratégica e direcionada para a melhoria de toda a cadeia do Agro.

Golpe minimizado
Mensagens colhidas pela Polícia Federal no celular do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, mostram que, durante as invasões às sedes dos Três Poderes, a presidente do STF, Rosa Weber, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco pediram por uma reação do político diante do que ocorria na capital federal, mas Ibaneis minimizou e disse: “Não teremos problemas”.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias