COLUNA PELO PARANÁ: Pesquisas

O prazo de registro de pesquisas de opinião política do segundo turno da eleição terminou nesta segunda-feira | Foto: Pixabay

O prazo para registro de pesquisas de opinião pública que podem ser divulgadas no segundo turno da eleição terminou nesta segunda-feira. Os quatro institutos que mais produziram pesquisas eleitorais na campanha deste ano –  Ipec (ex Ibope), Paraná Pesquisas, Datafolha e a Quaest Consultoria – estão em campo para entregar novos levantamentos sobre a corrida presidencial até a véspera do segundo turno.

Transporte gratuito
A prefeitura de Londrina confirmou que vai ofertar transporte coletivo gratuito no próximo domingo (30), segundo turno das eleições. O anúncio se deu após Curitiba, Araucária e Maringá também terem confirmado a gratuidade no transporte coletivo no dia da votação.

Agricultura Digital
De acordo com o boletim da Faep, os rápidos avanços tecnológicos vêm provocando uma revolução no campo, a ponto de transformarem os sistemas produtivos e o dia a dia dentro da porteira. A Agricultura Digital, que compreende a utilização de tecnologias que vão dos drones à telemetria, é uma realidade tão consolidada, que já estabeleceu as chamadas profissões do futuro.

Novo desembargador
O advogado Andrei de Oliveira Rech, diretor jurídico da Sanepar, foi nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para uma vaga do quinto constitucional da advocacia. O cargo é decorrente da implantação de duas novas Câmaras na corte. Natural de Umuarama, Rech tem 46 anos e graduou-se em direito na Universidade Paranaense, em 2000.

Enem 2022
Os candidatos ao Enem já podem consultar os locais das provas divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Enem será aplicado em dois domingos, como nos últimos anos, no dia 13 e 20 de novembro

Comandante
A curitibana Claudine Melnik, 53 anos, primeira piloto da história da Latam Brasil, está completando 30 anos de empresa em 2022. Em 1992, Claudine iniciou a sua carreira na Latam como comissária de bordo. Atualmente, a curitibana é comandante de aeronaves Boeing 787 e 777, que na Latam Brasil, são utilizadas para operar as rotas internacionais do Brasil para América do Norte, Europa e África.

Assédio eleitoral
O Ministério Público do Trabalho no Paraná já recebeu denúncias relativas a 123 empresas ou empregadores suspeitas de cometer assédio eleitoral. É o maior número na região sul e o segundo em todo o Brasil (até agora são 1.027 no país). Minas Gerais é o estado com o maior número, 286, e Santa Catarina é o terceiro, com 104.

Apreensão de drogas
A Receita Federal apreendeu 125 kg de cocaína no Porto de Paranaguá. A carga estava dentro de um contêiner que continha pasta química de madeira. Esta é a 12ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal este ano no Porto de Paranaguá. No total, já foram apreendidos 1.062 kg  de cocaína no terminal portuário.

Duplicação PR-323
A duplicação do trecho da PR-323, em Doutor Camargo, na região metropolitana de Maringá, será concluída nas próximas semanas. Segundo o DER, mais de 95% dos serviços já foram finalizados.

Câmara de Cascavel
A Câmara Municipal de Cascavel aprovou em primeira votação o aumento no número de vereadores de 21 para 23 a partir da próxima eleição em 2024. Os vereadores também aprovaram o pagamento do 13º aos parlamentares.

Exportações
Paraná somou em setembro US$ 1,8 bilhão em exportações, 21% abaixo do valor registrado em agosto, mas superando o resultado de setembro do ano passado em 7,8%. O estado foi o sétimo do país que mais vendeu para fora no mês passado e o segundo da região Sul, superado pelo Rio Grande do Sul.

Prova Paraná
Começou a aplicação da Prova Paraná Mais para os estudantes da rede estadual de ensino. A avaliação teve sua última edição em 2019. A prova não foi aplicada em 2020 e 2021 devido aos impactos da pandemia no andamento dos respectivos anos letivos. A prova segue até o dia 3 de novembro.

Mudança de planos
Na tentativa de encontrar um espaço fiscal para cumprir as promessas eleitorais de Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mira em planos antigos. A ideia principal do ministro agora é vincular a taxação de lucros e dividendos de empresas a acionistas como recurso para pagar o Auxílio Brasil de R$ 600. Segundo o ministro, a apresentação da PEC ocorrerá após o segundo turno das eleições e já está “combinada politicamente” com o Congresso.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias