COLUNA PELO PARANÁ: Restituição do IR

imposto de renda

Brasília 17/03/2023 – Fotos para ilustrar matéria sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

A Receita Federal liberou a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2023. Segundo informação no site da Receita Federal, 326 mil contribuintes do Paraná estão contemplados e devem receber, ao todo, R$ 387 milhões. O lote de restituição será pago no dia 30 de junho e inclui restituições residuais de anos anteriores. O contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Cooperativas
Presidentes de cooperativas agroindustriais do Oeste do Paraná se reuniram com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. Representantes das cooperativas apresentaram propostas nas áreas de conectividade rural, energias renováveis, infraestrutura e saneamento.

Paraná integral
O Programa Paraná Integral – PPI proposto pelo Poder Executivo, vinculado à Secretaria de Estado da Educação, pretende melhorar a oferta e a qualidade da educação básica por meio da implementação de políticas públicas voltadas à educação em tempo integral nas instituições de ensino da rede pública estadual.  A educação em tempo integral vem sendo implantada desde 2017 no Paraná, no entanto, o Ministério da Educação exige Lei específica para a participação e permanência do Estado no seu Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI.

Por completo
Luiz Fernando Guerra, deputado relator do projeto na CCJ, defende a aprovação do PL e reforça a importância do assunto. “O ensino, se aplicado de forma integral, vai proporcionar uma formação ainda mais ampla e completa aos estudantes do Paraná, com desenvolvimento global e dando a oportunidade para que o aprendizado aconteça com diferentes atividades e estímulos. O formato potencializa o desenvolvimento e as competências das crianças e adolescentes que poderão realizar os estudos de uma forma ainda mais proveitosa e eficiente”, comentou Guerra.

Qualidade de vida
IBGE divulgou uma atualização dos indicadores que medem a qualidade de vida da população brasileira. Um deles é o Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS), que avalia o progresso socioeconômico a partir da renda, moradia, acesso aos serviços de utilidade pública e demais políticas públicas e sociais. No Paraná, o IDS saltou de 5,949 para 6,607, um incremento de 12%, e para 6,663 com aquisições não monetárias de serviços. Esse é o quinto melhor resultado do País.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Intenção de votos
Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa aponta que o deputado federal bolsonarista Fillipe Barros (PL) lidera a pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Londrina. A pesquisa espontânea revela que 78,3% dos eleitores londrinenses ainda não sabem em quem votar.

Cidade do idoso
O Paraná vai ganhar um complexo exclusivo para atendimento da terceira idade. A primeira Cidade do Idoso vai funcionar em Irati, na região Centro-Sul. O projeto é pioneiro no Paraná e reunirá em um mesmo ambiente uma série de serviços. Os usuários poderão passar o dia no local de forma gratuita, retornando para suas casas no fim da tarde. A obra está com 83% de conclusão.

Cidade amiga
O Paraná é reconhecido pela quantidade de municípios com o certificado Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A Cidade do Idoso de Irati vai acolher idosos de toda as famílias da cidade. Em poucos dias a obra estará concluída e será um complexo social pioneiro no Paraná, que pode se tornar exemplo para o Brasil”, salientou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Mercado de trabalho
O Paraná inseriu no mercado de trabalho 5.379 mulheres via rede Sine em maio deste ano. O número de mulheres empregadas em maio representa 35,5% das vagas ocupadas por elas em todo o País neste período via rede Sine nacional, desempenho que coloca o Paraná no topo do ranking dos estados.

Revolução logística
Em entrevista exclusiva à Ocepar, o governador Ratinho Júnior destaca que o Paraná passará por uma revolução logística nos próximos anos. O governador faz referência ao pacote milionário lançado no primeiro semestre de 2023 e a instalação de novas empresas no estado. “Quero fazer do Paraná o melhor estado do país para as pessoas viverem”.

Paraná produtor
O Paraná é o maior produtor de carne de frango do Brasil, sendo responsável por 34% do volume nacional e 41% das exportações. O fórum realizado em Curitiba debateu os interesses do agro, com o objetivo de promover a saúde animal das propriedades rurais e também estimular a comercialização de pequenas agroindústrias. “São debates de extrema relevância para o agro, em especial para as pequenas produções terem a possibilidade de ganhar dinheiro, crescer, e quem sabe, se tornarem grandes indústrias”, disse o vice-governador Darci Piana.

ANTT
O Paraná não tem mais uma coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a ANTT, o Paraná ficará com um escritório da agência, que será subordinado à coordenação de Santa Catarina. A mudança foi anunciada depois do Paraná formalizar o repasse das rodovias estaduais ao Governo Federal.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias