COLUNA PELO PARANÁ: Transforma Agro

Transforma Agro

Foto: Secretaria de Estado da Inovação

Está em andamento, em Ponta Grossa, a 1° Transforma Agro. O evento iniciou na terça (19) e vai até domingo (24) no Centro de Eventos & Agropecuário Municipal. O evento vem em substituição a uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do Paraná, a EFAPI. “Estamos mesclando o mais tradicional dos eventos do Centro Sul do Paraná, com o que há de mais inovador e atual em termos de tecnologia e inovação. E dessa fusão nasceu o Transforma Agro Paraná”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Maior investimento
Esta semana foi inaugurado o projeto Puma II da Klabin, em Ortigueira. A empresa é o maior investimento privado da história do Estado, no valor de R$ 12,9 bilhões, entre 2019 e 2023.  Com a conclusão da expansão da empresa, a capacidade de produção de papel da planta ultrapassa as 900 mil toneladas anuais. Ele marca a estreia da Klabin no mercado de papel-cartão branco, produto para uso de embalagens de produtos líquidos.

Vagas PcD
A empresa BRF, do setor de alimentos, está com 83 vagas abertas para Pessoas com Deficiência (PCD) em oito cidades do Paraná e em diferentes áreas. Segundo a empresa, as inscrições devem ser feitas pela internet – site da BRF. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos. Cidades: Curitiba, Toledo, Francisco Beltrão, Londrina, Dois Vizinhos, Carambeí, Paranaguá e Ponta Grossa.

Inovação
A Aker Solutions, multinacional da indústria de energia instalada no Paraná, é a única finalista do estado na categoria grandes empresas na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, maior premiação de inovação do país, organizada pela CNI e pelo Sebrae. A Aker disputa com empresas como Embraer, Natura e Suzano. O vencedor será anunciado na terça-feira (26).

Voo de galinha
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) disse que o projeto que cria debêntures de serviços públicos é uma forma meritória de captar dinheiro para obras, mas alertou para o possível “voo de galinha” da proposta. “Enquanto a galinha está voando, é uma beleza, parece até que ela é uma águia; mas o voo é curto, e a galinha não vai muito longe. Esse caminho de bondades, que é sustentado pela filosofia de que o gasto público é sempre bem-vindo, não vai longe. Se o gasto público fosse o caminho para a felicidade, a Argentina e a Venezuela seriam países felizes. Não é bem o que está acontecendo”, disse.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Conecta399
O Governo do Paraná concluiu o primeiro relatório da pesquisa Diagnóstico Interlocutores Conecta399, que mapeou a realidade dos municípios em relação ao desenvolvimento de projetos e demandas para ampliar a captação de recursos. Relatório aponta que das áreas que mais apresentam dificuldades na realização de projetos estão: saneamento básico, seguido de segurança, saúde e agricultura.

Resultado oficial
A Comissão Central do Vestibular Unificado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) publica no site e no aplicativo na segunda-feira (25) o resultado do processo seletivo. O resultado estará disponível para consulta a partir das 10h. Ao todo, 12.332 candidatos disputaram as 1.170 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação.

Restituição do IR
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023. Segundo o calendário oficial da Receita, a restituição do quinto lote deve ser paga no dia 29 de setembro. Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Marco temporal
O STF rejeitou por 9 votos a 2 o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A tese estabelece que uma área só pode ser demarcada se os povos indígenas comprovarem que já a ocupavam em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Apesar da derrota na Corte, o marco temporal deve ganhar sobrevida no Congresso. Um projeto no Senado defende a tese e deve seguir tramitando, com apoio da ala conservadora do Legislativo, mesmo correndo o risco de ser futuramente barrado pela Justiça.

Benefício fiscal
A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou a PEC que amplia a imunidade tributária de igrejas, partidos, sindicatos e instituições de educação e de assistência fiscal sem fins lucrativos. A proposta segue agora para análise de uma comissão especial, e se aprovada, ainda deve ser votada no plenário.

Emendas
O deputado estadual Hussein Bakri, esteve em São Miguel do Iguaçu, para inauguração da pavimentação asfáltica e sinalização viária do Parque Industrial. A obra recebeu mais de R$ 600 mil reais de investimento, com emenda dos deputados Hussein e Sandro Alex, outra parte em contrapartida de recursos próprios do município.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias