Ponte de Guaratuba

O projeto da Ponte de Guaratuba está em ritmo acelerado, a proposta entrou na segunda fase. Especialistas estão na região para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e ações preliminares de engenharia para implantação do modal. Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra.

A ponte terá largura total útil de 16,90 m e total de 20,30 m, considerando as passarelas de serviço. “Há décadas se discutia a construção da ponte, mas só agora estamos conseguindo avançar com esse empreendimento, que vai mudar a cara do Litoral e reforçar o potencial turístico das nossas praias”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão.

Projeto da Ponte de Guaratuba: próximo passo será a licitação dos projetos e execução da obra. (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Voltar para matérias