Projetos ambientais

O acordo judicial com a Petrobras propiciou ao Paraná R$ 930 milhões, recurso que será utilizado em projetos ambientais. “É um plano de ação fundamental, com projetos que se complementam em um grande objetivo comum, que é a defesa do ambiente e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Procuramos a celeridade, pois é um investimento muito urgente para a preservação ambiental, especialmente nesse momento em que enfrentamos a maior estiagem dos últimos 100 anos”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.

O montante é referente à compensação dos danos morais coletivos e difusos sofridos em razão de acidente ocorrido na refinaria da estatal em Araucária, em 2000. Além desses valores financeiros, foram mantidas todas as obrigações da Petrobras de remediar os danos causados e tomar medidas para evitar novos desastres. Os projetos e seus planos de ação para quais serão utilizados os recursos foram aprovados pelo Conselho de Recuperação dos Bens Ambientais Lesados (CRBAL) após oito reuniões, com amplo debate sobre a viabilidade, a legalidade e a aplicação de cada um.

Paraná investirá R$ 930 milhões em projetos ambientais, recurso proveniente de acordo judicial com a Petrobras. (Foto: Rio Tibagi/crédito Copel)

Voltar para matérias