Vitalidade econômica

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou a redução do desemprego no Paraná. A taxa ficou em 8% no trimestre encerrado em setembro, bem abaixo da média nacional, que foi de 12,6%. “A redução da taxa de desemprego reflete a vitalidade da economia do Paraná”, disse ao considerar ainda que o índice é igual ao do primeiro trimestre de 2020, no início da pandemia. Na avaliação de Romanelli, além da força e da diversidade econômica, a queda do desemprego no Paraná também acontece pela excelência do plano estadual de vacinação.

Dos 399 municípios paranaenses, 264 apresentaram saldo positivo na geração de emprego, o equivalente a 66,2% do total de municípios do Estado. Os principais geradores de emprego no período foram Curitiba (3.645), Maringá (1.064), Londrina (959), Foz do Iguaçu (745), Cascavel (563), Toledo (482), Pinhais (409), São José dos Pinhais (404), Matelândia (341) e Guarapuava (328). Dentre os demais municípios, 17 tiveram saldo zero e outros 118 apresentaram saldo negativo.

O secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ressalta que os números demonstram um alinhamento exemplar entre o Governo do Estado e o setor privado para promover políticas de geração de emprego. “Nossa gestão está comprometida em gerar mais oportunidades. De um lado fomentamos a criação de novas vagas através de diferentes iniciativas. De outro, fazemos a ponte com a empresa através das agências do trabalhador. Assim, movimentamos a economia do nosso Estado”, afirmou.

“A queda do desemprego no Paraná também acontece pela excelência do plano estadual de vacinação”, disse Romanelli. (foto: assessoria/Alep)

Voltar para matérias