Em julho, 239 municípios da região não registraram óbitos por Covid-19

Marca é a melhor desde janeiro no Paraná e a melhor desde fevereiro em Santa Catarina


Em julho, 142 municípios paranaenses não registraram óbitos em decorrência da Covid-19. Desses, cinco fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar): Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A última vez em que o estado registrou mais de 140 municípios sem óbitos em virtude do vírus foi em janeiro deste ano, ou seja, seis meses atrás. Além disso, em julho, 89 municípios registraram apenas um óbito e 42 tiveram dois óbitos; 36 municípios registraram mais de 10 óbitos. O número total de mortes por Covid-19 no estado, no mês de julho, foi de 1.999, em 257 cidades. O Paraná não registrava menos de dois mil óbitos em um mês desde fevereiro deste ano.

“Os dados apontam para um novo momento da pandemia. O Paraná já aplicou oito milhões de doses contra a Covid-19, tem 70% da população adulta e mais de 50% da população geral imunizadas com ao menos uma dose. Isso implica em queda nos internamentos, nos óbitos e nas manifestações mais graves da doença. Mesmo assim, precisamos continuar os cuidados e aumentar a vacinação, principalmente com o ciclo completo”, comenta o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.


Santa Catarina

Também no mês de julho, 97 municípios catarinenses não registraram óbitos em decorrência da Covid-19. Entre eles, dois da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte): Bela Vista do Toldo e Monte Castelo. Esse é o maior número desde fevereiro deste ano, em que 122 cidades não tiveram mortes causadas pelo vírus.

Para o governador Carlos Moisés, o dado se deve, em grande parte, pela vacinação.

“Santa Catarina já aplicou a primeira dose da vacina em mais de 50% da população e está entre os cinco estados do Brasil mais avançados na imunização. Estamos trabalhando para garantir doses para todos os catarinenses”.


Vale do Iguaçu

O Vale do Iguaçu registrou em julho, 15 óbitos por Covid-19, sendo nove em União da Vitória e seis em Porto União.

Voltar para matérias