Saiba quem vai tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19

Intervalo da dose extra da vacina passa de seis para cinco meses para os adultos. Saúde do Vale do Iguaçu divulga público-alvo contemplado neste momento


Foto: Walterson Rosa/MS

Levantamento semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que praticamente todas as cidades brasileiras já começaram a aplicação da dose de reforço (D3) da vacina contra a Covid-19. Os dados foram apresentados entre 18 e 21 de outubro deste ano e consta que 95% das cidades já aplicam a terceira dose em pessoas com 60 anos ou mais e nos profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na terça-feira, 16, a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a doença respiratória, caindo dos atuais seis meses para cinco meses.

A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão.

“Já tínhamos autorizado a aplicação desta dose de reforço, ou adicional, para todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem [mais de] 60 anos. Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose – e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista à Agência Brasil.

O ministério não divulgará um calendário por faixa etária para tomar a dose adicional. Atualmente, há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber o reforço da imunização.

Segundo o MS, mais de 350 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 já foram distribuídas para todo o país, e mais de 297 milhões já foram aplicadas ao longo de onze meses. Mais de 157 milhões de pessoas tomaram ao menos uma dose do imunizante – número que, segundo a pasta, representa 88% do público-alvo previsto no plano nacional de vacinação contra a doença. No entanto, cerca de 21 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose na data prevista.


“Proteção pela metade não é proteção”

Este é o slogan divulgado pelo Ministério da Saúde que lançou, também no dia 16, a campanha Mega Vacinação, que tem como público-alvo toda a população acima de 18 anos. A pasta tem lembrado sobre a importância dos brasileiros completarem seus ciclos vacinais.


Vale do Iguaçu

Fernando Ferencz, secretário de Saúde, lembra que União da Vitória iniciou a aplicação da D3 nas pessoas com 60 anos ou mais e nos profissionais de saúde. No entanto, acrescenta que a terceira dose para pessoas com alto grau de imunossupressão também vem acontecendo.

“Estamos ainda com lentidão na procura pela dose de reforço, mas no geral ela vem acontecendo dentro do esperado. Como o próprio nome diz, é um reforço na imunização e considero de extrema importância”.

Os profissionais de saúde que moram em outro município, mas com atuação em União da Vitória, poderão ser vacinados em qualquer Unidade de Saúde do município. Para essa etapa a pessoa deverá apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e documento com foto.

Poderão receber a dose de reforço os trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, trabalhadores atuantes em consultórios médicos, psicológicos e clínicas de fisioterapia, trabalhadores de Saúde com atividades na coleta de resíduos de serviço de saúde (como comprovação deve ser apresentada uma declaração com as atividades realizadas), Assistentes Sociais; Biólogos; Biomédicos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Médicos Veterinários; Nutricionistas; Odontólogos; Psicólogos; e Terapeutas Ocupacionais (deverão apresentar comprovação de registro profissional em seu respectivo Conselho de Classe).

Dados da vacinação em União da Vitória, até 08 de novembro deste ano, totalizam 46.733 pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo 97,43% de vacinados com a 1ª dose ou dose única; já a segunda dose chega a 35.286, sendo 74,30% com o esquema vacinal completo (D1+D2 ou dose única). As doses únicas chegam a 1.486 e a dose de reforço 3.507.

Em Porto União, conforme a Assessoria de Comunicação, a dose de reforço já vem sendo aplicada nas pessoas com mais de 65 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

No período de 18 de janeiro a 04 de novembro deste ano, foram vacinados contra a Covid-19 em Porto União 26.286 pessoas com a primeira dose, sendo 88,79% da população vacinável e 73,96% da população geral. O total de dose única aplicada é 1.104 e 20.638 da 2ª dose. Já as doses de reforço no município chegam a 2.070. A soma da população vacinável, até o momento, chega a 73,44%. Os dados constam na página do Governo do Estado de Santa Catarina.


Serviço

A vacinação no Vale do Iguaçu contra a Covid-19 acontece em todas as Unidades de Saúde das 8h30 às 11h45 e das 13h às 16h30.


Pessoas com alto grau de imunossupressão:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3
    Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
  • Uso de algumas drogas modificadoras da resposta imune
  • Pacientes em hemodiálise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Orientações

– Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal;

– A Secretária da Saúde vai começar a distribuir as doses da Janssen aos estados e municípios a partir do dia 19;

– A vacina da Janssen contra a Covid passa a ser administrada em dose dupla no Brasil.

Voltar para matérias