Um mês após zerar casos ativos, Vale do Iguaçu entra em nova onda de Covid-19

Apesar de alta no número de casos, União da Vitória e Porto União não registram mortes desde Novembro


Em 14 de dezembro de 2021, Porto União zerou os casos ativos de Covid-19. Fato ocorreu 627 dias após a confirmação da primeira infecção no Vale do Iguaçu. Um dia depois, União da Vitória repetiu o feito. No final do ano, contudo, o número de casos ativos nas duas cidades entrou em uma nova crescente. Na quarta-feira, 19, os municípios, em conjunto, possuíam 742 casos ativos, sendo 219 em União da Vitória e 523 em Porto União.

Em União da Vitória, os casos ativos oscilam entre aumento e queda desde o dia 16 de dezembro. Já em Porto União, os casos ativos conseguiram manter-se zerados por mais quatro dias, entre 23 e 26 de dezembro. Contudo, desde o dia 27, os casos ativos têm aumentado dia após dia, com exceção do dia 10 de janeiro, que registrou queda.

O aumento no número de casos, entretanto, não impactou o número de mortes em decorrência do Vírus, visto que o Vale do Iguaçu não registra óbitos por Covid-19 desde novembro. O fato pode ser explicado pela vacinação, que começou um ano atrás.

“Durante esses 365 dias pudemos observar que quanto maior o número de vacinados, menor é o número de internamentos, de casos graves e de mortes pela doença. Nós chegamos hoje a uma cobertura de aproximadamente 95% da população com primeira dose e 85% com esquema completo [na 6ª Regional de Saúde]. Com isso a gente pode afirmar com todas as letras que a vacina está salvando vidas”, comenta Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski, chefe da 6ª Regional.

Voltar para matérias