União da Vitória volta para bandeira amarela para Covid após cinco meses

Classificação significa risco moderado para a doença respiratória, porém a cidade ainda não voltou à normalidade

“Nova classificação aparece como luz para o momento em que estamos passando”.

A frase é da Chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (6ª RS), Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski, ao informar neste domingo, 18, que, após cinco meses, União da Vitória voltou para bandeira amarela para Covid-19. Até então, a cidade alternava entre as bandeiras vermelha e roxa, sendo nível máximo de atenção para a doença respiratória.

Segundo a profissional de saúde, a bandeira amarela indica uma situação mais amena, com medidas mais flexíveis, e avançando o grau de restrições até a preta, quando seria necessária maior restrição. Porém, Paula explica que as medidas restritivas de combate à doença seguem mantidas, pois a cidade ainda não voltou à normalidade, sendo necessária cautela.

“A alteração de bandeira significa alívio à população e permite que se saiba de forma direta como está a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento da doença”.

A bandeira também baliza as medidas necessárias para contenção da pandemia. A indicação para União da Vitória significa melhora nos indicadores como diminuição na ocupação de leitos exclusivos para Covid, além da queda na taxa de transmissão e avanço da vacinação.

“Acredito que essa alteração na bandeira se deve ao avanço da vacinação contra a Covid, não apenas na região, mas em todo o País. Por isso a importância de a comunidade buscar a primeira e a segunda dose do imunizante”, diz.


Bandeiras coloridas

O uso de bandeiras coloridas adotadas pelas cidades brasileiras indica o tamanho da crise e do rigor das medidas de prevenção. A Matriz de Risco é definida a partir de alguns parâmetros: dados de ocupação de UTIs, ocupação de leitos clínicos (enfermaria), estimativa de esgotamento da capacidade de leitos, variação do número de óbitos, variação do número de casos e a taxa de positividade para Covid-19.


Casos

Conforme monitoramento da Secretária de Saúde de União da Vitória, no dia 19, a cidade registrou 41 casos suspeitos, 52 casos ativos, 6.362 casos recuperados e 130 óbitos para a Covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, União da Vitória contabiliza 6.544 casos confirmados e registrados.

Voltar para matérias