Cinema na Praça chega a União da Vitória e reúne mais de 800 pessoas

Na segunda-feira, 05, a sétima arte tomou conta de União da Vitória com a realização do Cinema na Praça, projeto que promove a exibição de dois filmes com classificação livre. Nesta sessão, o público pode assistir as obras Patrulha Canina e Dois Filhos de Francisco, em uma sala de cinema a céu aberto montada na praça Coronel Amazonas.

Foto: Da Assessoria

A estrutura para a realização das sessões de cinema é fornecida pelo Governo do Estado, e conta com uma carreta que carrega uma tela de LED de 22 metros quadrados. “A estrutura deles é muito legal. E é uma coisa muito bacana, porque ele vem do Estado e não tem custo nenhum para o município, a não ser a equipe de apoio, pipoca, banheiro. Esse é o custo do município. Então é algo bacana, de graça, que a gente recebe”, relata a secretária de Cultura de União da Vitória, Francielle Misturini.

Segundo a prefeitura, mais de 800 pessoas estiveram presentes no evento. “Foi uma alegria ver tantas famílias e amigos se reunindo para desfrutar de uma noite de cinema ao ar livre. Este projeto é verdadeiramente para toda a comunidade, e estamos orgulhosos de proporcionar momentos de diversão e cultura para os nossos cidadãos”, comenta o prefeito Bachir Abbas.

Incentivo ao audiovisual

Francielle comenta que a expectativa é que a produção audiovisual desenvolvida no município também seja um destaque. O município, segundo a secretária, foi beneficiado com pouco menos de R$ 500 mil em recursos vindos do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo. Muitos dos projetos aprovados são da área de audiovisual, e a ideia é que, uma vez finalizados, sejam exibidos em diversas áreas da cidade. “Teremos muitos projetos ricos no audiovisual. Teve muita participação da comunidade, com temas muito interessantes. Para esse ano teremos muito cinema em União da Vitória, porque a contrapartida social de quem vai receber o dinheiro (…) é fazer a execução e também fazer essa mostra de cinema que vai acontecer. Junto com o recurso que veio da Paulo Gustavo, ele era partido em vários segmentos, contemplando várias áreas, e uma das áreas era o cinema itinerante. Então o que vamos fazer esse ano: uma parte produzindo, e o cinema itinerante que ganhou o edital, ele será responsável por exibir todas as obras produzidas pelos artistas de União da Vitória nos locais mais longínquos. O nosso objetivo é levar tudo que for produzido para todos os cantos da cidade”.

A secretaria também relata que, em breve, a Administração deve lançar um edital de chamamento para inscrição de projetos para recebimento de recursos da lei Aldir Blanc. “Já estamos com dinheiro na conta da União da Vitória. Só estamos esperando, primeiro, uma conversa com a comunidade artística, para a gente ver como será a melhor maneira para podermos fazer a distribuição. Vamos contemplar novamente o cinema, porque a gente tem essa liberdade de poder fazer esse direcionamento. Vamos tentar atender toda a comunidade artística, mas também vamos continuar nessa área do audiovisual, porque o que a gente recebeu de projeto bom, a gente não conseguiu contemplar tudo. Então, agora, nessa segunda fase, a gente quer continuar nessa área, porque a gente viu que União da Vitória está preparada para trabalhar com o audiovisual. Somos uma terra de muita história. Tem muita coisa que precisa ser contada de União da Vitória, que ainda não foi falado. Vamos aproveitar esse recurso para que os agentes culturais consigam ganhar um dinheiro trabalhando nessa área e que a gente tenha história para contar dentro das escolas municipais, para que eles consigam aprender sobre União da Vitória”.

Voltar para matérias