“Vacinação contra Covid tende ajudar na retomada econômica”

CDL do Vale do Iguaçu está otimista e aposta em resiliência vivida em 2020


(Reprodução/Internet)

“Consumidores estão encorajados para entrar no comércio local. Isso se deve as medidas sanitárias de combate a Covid e a vacinação, que agora contempla a faixa etária dos jovens no Vale do Iguaçu. Entendemos que a vacinação tende ajudar na retomada econômica”.

Em nome dos empresários que integram a Câmara de Dirigentes Lojistas União da Vitória – Porto União (CDL), Silvio Iwanko, que também é diretor da entidade, aposta em um crescimento mais forte da economia ainda em 2021. A CDL, que é um órgão de prestação de serviços aos lojistas nas cidades, entende que as promoções possam alavancar diversos segmentos e estimular o consumo.

“São alternativas para que as pequenas e médias empresas possam se fortalecer neste período de pandemia. As promoções sempre contribuem para que os clientes adentrem aos estabelecimentos comerciais”.

De acordo com Silvio, a mais recente ação promocional no Vale do Iguaçu foi a participação da Semana Brasil, realizada de 03 a 13 de setembro.

(Arquivo/CBN Vale do Iguaçu)

“Sempre tivemos promoções aqui nas cidades e vocês devem lembrar daquela que se chamava Semana do Freguês. Ela foi realizada por muitos anos, porém ficou no fundo da gaveta. Mais tarde, realizamos por umas três edições a Semana do Consumidor. E, recentemente, temos integrado a Semana Brasil, que é uma iniciativa nacional”, acrescenta Silvio.

Segundo o empresário, a Semana Brasil, que é uma campanha criada pelo Governo Federal, seguiu firme na missão de contribuir com as empresas do comércio neste momento de retomada das atividades econômicas. O slogan deste ano foi Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego. Os descontos chegaram até 70%.

“A Campanha foi pensada para acontecer na semana da Pátria e os munícipes gostam de promoções. Ainda não fizemos o levantamento do montante arrecadado durante a ação aqui no Vale do Iguaçu, porém temos como base a quantidade de consultas realizadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que em 2021 manteve o mesmo alcance positivo das vendas do segundo semestre do ano passado”, disse.

O diretor da CDL explica que os empresários estão saindo de uma fase difícil, por conta conta de que grande parte do comércio ficou fechado por um período em 2020. Para ele, o cenário para o e-commerce (comércio eletrônico), mesmo com a pandemia, já apresentava uma boa condição em 2020 e até antes da doença respiratória.

A Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) estimou um crescimento de 18% para o setor no ano passado, atingindo pelo menos R$ 106 bilhões em receita.

“Alguns segmentos foram os mais impactados no período, como eventos, academias, restaurantes e outros; nós (empresários) nos solidarizamos com todos que ficaram sem seus empregos no período ou que não puderam abrir os seus comércios. Ficamos muito apreensivos por todos que amargaram prejuízos acentuados. “O que acontece é que existe um problema mundial, com a escassez de alguns produtos e a alta acentuada na inflação. Por exemplo, se o consumidor pensava em adquirir um produto de R$ 2 mil, observamos que agora ele desceu um degrau, mas sem deixar de consumir, ou seja, ele irá comprar, porém um produto de até mil reais”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a vacinação contra Covid-19 para garantir um crescimento mais forte da economia em 2021. Durante a participação do ministro em evento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ele disse estar otimista e afirmou que a economia brasileira poderá crescer 4%, em 2021. Ele também defendeu a retomada da agenda de reforma para atrair investimentos privados, após as previsões de queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano serem menos da metade das retrações previstas no início da pandemia de Covid, quando chegaram a quase 10%.


Dia das Crianças

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças (12 de outubro), deverá registrar crescimento de 3,4% neste ano, o melhor desempenho desde 2013.

“É a próxima aposta do comércio aqui no Vale do Iguaçu. A data é muito forte porque todos têm filhos, sobrinhos, netos e que vão querer dar um presente, não é mesmo? O Dia das Crianças será um termômetro sobre como será o Natal de 2021”, acrescenta Silvio.

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