Destroyers conquista pódio em Campeonato de Robótica Nacional

Equipe do Colégio Sesi de União da Vitória foi reconhecida entre outros 800 competidores de todo o País

“Foi uma alegria muito grande quando nós conquistamos a vaga, pela primeira vez, para a etapa nacional do Campeonato de Robótica. Fomos campões paranaenses, já na edição regional e também destaque com o desempenho com robô. É uma honrosa competição. Estar entre os premiados nesta competição nacional coloca o Colégio Sesi junto com as maiores equipes de robótica do Brasil. É muito gratificante”. A comemoração é do professor Jefferson Rodrigues Lirio, responsável pela equipe Destroyers do Colégio Sesi de União da Vitória, que conquistou o pódio no Campeonato de Robótica Nacional. Juntamente com os times de Curitiba e de Dois Vizinhos, a equipe local foi reconhecida entre outros 800 competidores de todo o País.

O Serviço Social da Indústria (SESI) realiza, anualmente, o maior torneio de robótica do país, o Festival SESI de Robótica. A edição deste ano aconteceu de maneira remota, com a participação de 138 equipes do ensino fundamental e médio de escolas SESI, públicas e privadas, das cinco regiões do Brasil.

Mais de 20 mil pessoas acompanharam a cerimônia de premiação na manhã do dia 26 de junho, com transmissão ao vivo no canal Sou Robótica. Na ocasião, três modalidades foram premiadas: FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Este é considerado o maior torneio de robótica do Brasil.

Projeto de União da Vitória

Conforme explicou Lara Cristiny da Silva, integrante da equipe do Destroyers, a proposta do evento foi desenvolver projetos que incentivassem a prática de atividades físicas, buscando qualidade de vida, promover a saúde e evitar o sedentarismo. “Desenvolvemos o Guided Exercise, uma forma de exercício guiado. Funciona como um auxiliar digital para o deficiente visual e seu sistema é todo por comando de voz. A ideia é que nosso aplicativo forneça o mapeamento do local da academia, uma explicação detalhada, alerta de ajuda, palavras chaves para execução de determinadas funções (como por exemplo ‘iniciar treino’). Além de um sistema para quem quiser treinar em casa”.

A equipe Destroyers é composta por Ana Beatriz Klein, Betina Vaudan Sepanhaki, Camilla Schendrok Sati, Isabele Wrubleski, Lara Cristiny da Silva, Luana Holovaty Soares, Nicole Heloisa Henkel, Sabrina Pedroso Bordinhão e Mauricio Donato Martins. “Desde que nós entramos na robótica falamos que iriamos fazer história com a Destroyers. Faltam palavras para descrever o orgulho em fazer história no campeonato.


Vencedores da categoria:

CORE VALUES: se trata da valorização do trabalho em equipe.

1º LUGAR: Elev3r, do Centro Educacional Isolina Ruttmann, em Vilhena (RO)

2º LUGAR: TechMaker, do SESI SENAI Santa Catarina, em Blumenau (SC)

3º LUGAR: Los Atômicos, da Escola SESI (SP), do Centro Educacional SESI – 303, em Araras (SP)

4º LUGAR: Destroyers, Colégio SESI da Indústria, em União da Vitória (PR)

Voltar para matérias