Estadualização da Uniuv está mais perto de se tornar realidade

A proposta de estadualização do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) por meio de uma fusão com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória deu um passo à frente na segunda-feira, 11, com a realização de uma reunião para tratar do assunto. Estiveram presentes na discussão o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri; o deputado federal Tadeu Veneri, o secretário da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Aldo Bona; a Reitora da Unespar, Salete Sirino; o Reitor da Uniuv, professor Lúcio dos Passos; o vice-reitor da Uniuv; Alysson Frantz; o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas; o secretário de governo de União da Vitória, Gilberto Gonçalves; o Assessor José Oliveira; o diretor geral do Campus de União da Vitória, Professor Alcemar Rodrigues Martello; e a vice-diretora, professora Kelen dos Santos Junges.

Estadualização da Uniuv está mais perto de se tornar realidade

Foto: Adriano Dziduk

Como noticiado por O Comércio, a ideia já é antiga, mas nunca avançou. Desta vez, contudo, a situação pode ser diferente. Durante a reunião, decidiu-se por realizar um estudo de viabilidade técnica que possa nortear a ideia da fusão entre as duas instituições. A expectativa é que o estudo seja finalizado ainda em setembro. “Trata-se de um estudo para ver se há viabilidade técnica, se há viabilidade financeira e se há viabilidade governamental para isso. Boa vontade todo mundo tem”, comentou Lúcio em entrevista ao programa União é Notícia da FM Verde Vale 94.1.

Situação semelhante já aconteceu no Paraná. Em 2015, foi aprovado pela Assembleia Legislativa o projeto de lei que estadualizou a Fundação Faculdade Luiz Meneghel, de Bandeirantes, por meio da incorporação pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro, hoje Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Nós temos uma oportunidade única, neste momento, de fazer a nossa região alavancar e voltar a ser a referência que já foi no passado como um polo universitário, com ensino gratuito”, apontou Lúcio.

Segundo o reitor, a retomada das discussões a respeito da estadualização aconteceu no início do ano, após reuniões de trabalho com o prefeito, Bachir Abbas, que deu autonomia para que a instituição capitaneasse conversas para encontrar possibilidades para a Uniuv. A possibilidade da compra de vagas pelo estado, aos moldes do programa Universidade Gratuita, de Santa Catarina, também foi discutida, mas, segundo Lúcio, o governo estadual encontrou inviabilidades para a implementação no Paraná por conta da complexidade do sistema de ensino superior paranaense.

Foto: Adriano Dziduk

Caberá ao estudo de caso mostrar quais cursos poderão ser incorporados, bem como os moldes da fusão. A intenção inicial é que a estrutura física da Uniuv, de quase 15.000 m² passe para a Unespar que, desta forma, não precisaria dar continuidade a construção de sua sede próxima ao Instituto Federal (IF), no distrito de São Cristóvão. Quanto aos servidores, Lúcio explica que uma possibilidade seria a cessão dos funcionários municipais ao estado. “Vejo como oportunidade única e talvez a última chance que nós tenhamos de trazer um ensino gratuito com o portfólio variado e que ajude ainda mais no desenvolvimento regional. (…) Em função do alinhamento político, o que a gente vê hoje em dia é que a chance é a melhor de todas que já houve. Se acontecer eu vejo que seria realmente um divisor de águas para o ensino superior das nossas cidades, para o desenvolvimento econômico da região”, declarou o reitor.

Nas redes sociais, o deputado federal Tadeu Veneri também comentou o projeto. “O objetivo é um só: nós buscarmos uma solução para a situação que temos hoje da Uniuv e da Unespar. A Unespar precisa de espaço e a Uniuv precisa resolver a sua situação, inclusive financeira. Por isso criamos um grupo de trabalho que deve apresentar uma solução. Até o final de setembro nós devemos ter uma solução ou, pelo menos, uma proposta para apresentar ao governo. De minha parte, vou buscar fazer todos os esforços em Brasília para que nós não percamos este que é um grande patrimônio de União da Vitória e região, a Uniuv e a Unespar, e eu espero que nos próximos 20 dias nós possamos dar uma resposta e ter uma solução”.

Na quarta-feira, 12, os reitores da Uniuv e diretores do campus de União da Vitória da Unespar estiveram reunidos para dar continuidade às discussões de pontos estratégicos para a unificação das duas instituições de ensino.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias