Estudante de União da Vitória concorre no Geração Atitude

O Geração Atitude retomou suas atividades com todo o pique em 2022. Após um hiato por conta da pandemia da Covid-19, o projeto que foi lançado em 2015, por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público do Paraná (MP-PR), Tribunal de Justiça do Paraná e a Coordenadoria da Juventude vinculada ao Governo do Estado, propõe estimular o debate entre os jovens com temas como cidadania, democracia participativa, entre outros. Nesta edição foram 209 alunos inscritos com projetos de lei, de instituições de ensino da rede estadual e que pertencem aos 29 núcleos regionais do Paraná.

Estudante de União da Vitória concorre no Geração Atitude

No dia 07 de outubro a Alep, idealizadora do projeto, divulgou os 32 finalistas. Na lista Ana Luiza Machado, estudante do Colégio Estadual Judith Simas Canellas, localizado no bairro São Gabriel, em União da Vitória.

A aluna do Ensino Médio conta com o apoio de toda a equipe escolar, em especial da diretora Eliz Bernardino e da orientadora Kelyn Siuch Kukla. “É uma iniciativa que coloca os nossos jovens como agentes transformadores na sociedade”, acrescenta Eliz.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

De acordo com Kelyn o projeto surgiu durante as aulas da professora da disciplina Projeto de Vida, Luciane Siebeneicher, que foca na instalação de câmeras, GPS (Sistema de posicionamento global) e botão do pânico nos veículos de transporte escolar e transporte público, não apenas em União da Vitória, mas em todo o Paraná. A intenção é garantir aos passageiros mais segurança ao utilizar o transporte público e escolar. “A Ana Luiza aprimorou a ideia porque infelizmente, no início deste ano, aconteceu uma situação onde uma criança do bairro, de dez anos, foi vítima de assédio no transporte coletivo”.

Ana Luiza Machado afirma otimismo com o projeto. “Tenho certeza de que será uma ação relevante para o Estado”.

Os finalistas participarão da segunda etapa do Projeto, a Caravana da Cidadania, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em Curitiba. O projeto vencedor poderá tramitar na Alep para se tornar lei no Estado.

Voltar para matérias