Unespar de União da Vitória se torna a maior em cursos após incorporação da Uniuv
Em um dia histórico para a educação de União da Vitória e região, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou em 1º e 2º turno o Projeto de Lei nº1179/2025 que permite a incorporação de cursos e servidores do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A votação aconteceu na manhã de quarta-feira, 03. No mesmo dia, à tarde, o projeto foi sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr.

Foto: acervo JOC
Com a aprovação da lei, a Unespar assumirá os cursos de Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia, até então mantidos pela Uniuv. Os demais cursos do centro universitário serão mantidos até a conclusão dos alunos já matriculados, sem a abertura de novas turmas. Não haverá cobrança de mensalidade para os acadêmicos já matriculados. Com essa adesão ao portfólio, o campus de União da Vitória passa a ser o maior em oferta de cursos entre os sete que fazem parte da Unespar.
A incorporação acontece com a contrapartida da doação dos bens imóveis da Uniuv à Unespar. Fazem parte da lista dois terrenos, o prédio do Centro de Engenharia e Madeira (Cemad), o Complexo Esportivo, o Centro Odontológico e o prédio principal, avaliados em pouco mais de R$ 84 milhões. Também deverão ser cedidos os bens móveis necessários para a manutenção dos cursos incorporados. A doação deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores de União da Vitória em até 60 dias a partir da publicação da lei. Caso não ocorra, caberá à Unespar deliberar sobre a prorrogação do prazo ou cancelar a incorporação dos cursos.
O período de cessão dos docentes da Uniuv à Unespar, tema que foi motivo de debate, foi firmado em até 17 anos, o que corresponde ao tempo faltante para que o último profissional do Centro Universitário possa solicitar a aposentadoria. Caberá a Administração Municipal realizar o pagamento da remuneração dos servidores cedidos, mediante ressarcimento pelo Estado.
Os vencimentos dos técnicos administrativos vinculados à Uniuv não entrarão no cálculo de ressarcimento, cabendo ao município decidir entre a cessão dos servidores à Unespar, sem ônus a instituição, ou a realocação para outras repartições da administração municipal.

Foto: acervo JOC
Sonho realizado
O deputado estadual e líder do governo na Alep, Hussein Bakri, que esteve à frente do projeto, comemora a aprovação da lei, e considera esse como um dos momentos que fazem “valer a pena fazer parte da vida pública”. Ele recorda que, em 1988, quando exercia seu primeiro mandato como vereador em União da Vitória, uma comitiva do Diretório Acadêmico foi a Curitiba solicitar a estadualização da então Fundação Faculdade Municipal da Cidade de União da Vitória (Face). “De lá para cá muito se tentou fazer, muitos lutaram, correram atrás, até que chegou o nosso momento de correr atrás desse modelo importante de incorporação que, na verdade, podemos chamar de estadualização, tamanho o alcance que ela abrangeu. Estou muito emocionado porque a vida pública passa e a gente vai continuar morando na cidade, na terra da gente. Esse é um projeto diferenciado. Faz anos que estou lutando por ele e o sentimento que fica é o de que vale a pena lutar”.
Para o deputado, a incorporação trará prosperidade para União da Vitória e toda a região sul do estado por meio da educação. “Ensino superior é uma indústria sem chaminé. Eu não conheço uma cidade com ensino superior fortalecido que não se desenvolve”.
Para o reitor da Uniuv, Lucio Kurten dos Passos, a incorporação marca um novo capítulo na história de cinco décadas da instituição, além de considerar esse um passo importante para o desenvolvimento da região. “Acho que hoje pode ser tratado como um dia histórico, em especial para o desenvolvimento social, econômico e cultural que está por vir, a partir do momento em que a Unespar passará a incorporar toda a estrutura acadêmica da Uniuv, que esse ano completou 51 anos de uma trajetória brilhante no ensino superior das nossas regiões. Nós estamos muito felizes porque fazemos parte de uma nova história que passa a ser construída no ensino superior gratuito regional. A ampliação da oferta de cursos, reflete a necessidade e a demanda da nossa sociedade por mais possibilidades para que jovens e adultos possam ingressar no ensino superior de maneira gratuita. E o estado do Paraná é o estado que mais investe em ensino superior de forma autônoma no Brasil. É o maior sistema de educação superior do país. São sete universidades públicas gratuitas estaduais e a Uniuv, agora se somando à Unespar, vai proporcionar um aumento imediato de portfólio de cursos, aumentando as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão”.
O reitor também agradece àqueles que ajudaram no feito. “Nós ficamos muito orgulhosos de ter tomado parte desse processo. Também acreditamos bastante no desenvolvimento regional por conta disso e é necessário agradecer. Agradecer ao governador Ratinho Júnior por acreditar nessa proposta, agradecer ao líder do governo e egresso da Uniuv, deputado estadual Hussein Bakri e toda a sua equipe que nos assessorou ao longo desse processo. Também agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Curi, que também nos prestou bastante assessoramento ao longo dessa caminhada. Agradecer também ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, professor Aldo Bona, que tem raízes aqui em União da Vitória, nos recebeu muitas vezes em seu gabinete para tratar do assunto. E agradecer a toda a reitoria da Unespar na pessoa da professora Salete Cirino, que também foram muito sensíveis em relação a condição dos professores da Uniuv. Agradecer às pró-reitorias, agradecer a direção do campus, todos os docentes do campus da União da Vitória, que foram sensíveis à condição dos professores que vão continuar pelo período proposto, fundamentados legalmente e vão contribuir muito para o desenvolvimento regional, vão contribuir muito para que a Unespar se torne ainda mais grandiosa. Esse é o nosso compromisso. Vamos comemorar, vamos celebrar porque União da Vitória, mais uma vez, escreve seu nome na história do estado do Paraná e de uma forma belíssima”.
Alcemar Martello, Diretor do campus de União da Vitória da Unespar, também comemora a aprovação da incorporação. “É com grande satisfação que recebemos a notícia que a incorporação da Uniuv pela Unespar foi aprovada na CCJ e na plenária da Alep. Esse é um sonho de toda a comunidade da União da Vitória e região. A Unespar é uma instituição pública que passará de 10 para 15 cursos de graduação gratuitos. Essa é uma conquista para o ensino superior da região. Agradeço ao deputado Hussein Bakri, a reitora da Unespar, a professora Salete, ao reitor da Uniuv, o professor Lúcio, e temos a certeza que cada vez mais buscaremos a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão para os nossos alunos e para toda a comunidade da União da Vitória”.
Voltar para matérias


