“Unespar é rica em recursos humanos e intelectual”

“Eu não conhecia a cidade de União da Vitória. Foi então que eu soube da realização de um concurso que seria realizado na Instituição (hoje Unespar) e reparei que a cidade ficava no Paraná, que é um ótimo estado. Eu sou de Santa Maria no Rio Grande do Sul e, prestei o concurso em 2011; porém fui empossado em janeiro de 2014. Então vim. É claro que me causou um estranhamento por se tratar de uma cidade diferente, mas fui muito bem acolhido e conto com muitas amizades. União da Vitória faz parte da minha vida. Tive um crescimento profissional muito grande aqui na Unespar que, é rica em recursos humanos e intelectual. E olha (risos) não tenho pensamento de sair daqui! União da Vitória é a minha figurinha carimbada no meu mapa. Pois bem, como dizem, bebi da água do Iguaçu”.

Alcemar Rodrigues Martello, professor e recém empossado diretor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória, compartilhou parte de sua vida durante a cerimônia realizada na tarde da sexta-feira, 04, no Salão Nobre da própria Instituição.

Posse da nova direção da unespar

Foto: divulgação

Alcemar não escondeu a animação por estar a frente da Unespar juntamente com a professora Kelen dos Santos Junges, que assumiu a vice-direção. Ambos lideraram a chapa “Valorização e Compromisso” com atuação no mandato de 2022/2025.

“Teremos bastante obstáculos a serem cumpridos, porém desde o início da nossa campanha sempre fomos ‘pé no chão’. É fato que a pandemia alterou os planos e modificou o cenário da educação não apenas aqui, mas em todo o país e no mundo. Nossa principal bandeira é o diálogo com todos”, disse o diretor.

A solenidade foi presidida pela reitora Salete Machado Sirino e, contou com a presença de autoridades universitárias, políticas, agentes universitários, professores e familiares dos empossados.

Ato atendeu todos os protocolos de enfrentamento a Covid-19. “Estar na gestão de um Campus é um grande desafio. Enquanto Campus nós não paramos durante a pandemia, pois a partir do momento em que foi decretado que o ensino no período não seria presencial, mas sim remoto, buscamos imediatamente adaptar o método de ensino e prover tudo o que fosse necessário para que isso acontecesse tanto para os alunos, quanto para os professores. A tecnologia enquanto recurso pedagógico está aí para ficar e podem ser um recurso auxiliar para o ensino presencial. De certa forma conseguimos manter o contato e proporcionar com que os acadêmicos mantivessem o ritmo de estudos”, pontuou a vice-diretora.

Ainda, durante a cerimônia, ocorreu um agradecimento em especial à gestão anterior, formada pelo agente universitário Valderlei Garcias Sanches e a professora Dra. Sandra Salete de Camargo Silva.


Expectativas

Reconhecida pela formação de professores vindos dos quatros cantos do país, o Campus de União da Vitória no dia 17 de setembro de 2021, inaugurou o bloco da Sede São Cristóvão. A edificação de 552 metros quadrados atenderá ao funcionamento dos cursos de pós-graduação – Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, Mestrado em Filosofia e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. O investimento foi de R$ 836 mil reais conforme emendas parlamentares. As atividades, até o momento, estão sendo ofertadas no Colégio Estadual José de Anchieta, no centro da cidade.

A nova direção também admite expectativa na oferta do curso de Direito no Campus de União da Vitória que foi aprovado no Conselho Universitário (COU). A abertura do curso depende de trâmites legais junto ao Governo do Estado do Paraná, sendo esta uma conquista iniciada em uma audiência pública realizada em 2019 e, que levantou a necessidade de o Campus ofertar novos cursos à comunidade atendida pela Unespar.


Conheça a nova direção

Alcemar Rodrigues Martello

Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM) e Doutor em Biodiversidade Animal (UFSM). Iniciou a carreira como professor na Educação Básica na rede pública e privada e no ensino superior. Em 2014, assumiu a vaga de professor efetivo no curso de Ciências Biológicas no campus de União da Vitória. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas no período de 2016 a 2018 e, desde 2018, atua como diretor do Centro de Ciências Exatas e Biológicas.

Kelen dos Santos Junges

Licenciada em Pedagogia (Fafiuv) e Doutora em Educação (PUCPR). Iniciou sua experiência docente como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública e privada e no ensino superior. Em 2012, assumiu a vaga de professora efetiva no curso de Pedagogia no campus de União da Vitória. Foi coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2016 a 2018 e, desde 2018, é diretora do Centro de Ciências Humanas e da Educação.

Voltar para matérias