Residencial Alpha Park é opção para quem quer morar em ambiente seguro e sustentável

Imagine morar em um condomínio de alto padrão, que siga as melhores práticas da sustentabilidade, que possua inúmeros espaços de lazer e que proporcione contato com a natureza e segurança 24h por dia. Tudo isso a menos de dez minutos do centro da cidade. Pode parecer algo disponível apenas em grandes centros, mas o Residencial Alpha Park está aqui para provar o contrário. Com lotes já à venda, o primeiro condomínio do gênero em União da Vitória está localizado na rua Francisco Caus, no bairro São Sebastião, próximo ao Baú Clube de Campo, com terrenos e casas já à venda.

Residencial Alpha Park é opção para quem quer morar em ambiente seguro e sustentável

Projeto do Residencial Alpha Park

André Alves Bernardo Ribas, um dos idealizadores do empreendimento, conta que a ideia surgiu junto com uma sócia de Matos Costas (SC) e de sua vivência ao lado de seu pai, que era construtor e que construiu mais de 20 condomínios em São Paulo. André conta que veio para União da Vitória motivado por sua esposa, que é natural da cidade.

O objetivo do condomínio é oferecer qualidade de vida atrelada à sustentabilidade. André relata que uma das exigências para que se construa no condomínio é que as edificações sejam feitas com processos que não agridam o meio ambiente. “A construção das casas vai seguir um padrão. O mínimo de construção é de 180m² e ela vai ter que ser sustentável. Mas a arquitetura é livre. Se quiser fazer um castelinho, uma réplica da torre Eiffel, você pode fazer. Mas a ideia é que você tenha todos os componentes obrigatoriamente ecológicos”.

Outro diferencial, também, será o tratamento de esgoto, que será feito com a implementação de um biodigestor em cada imóvel. O condomínio contará, ainda, com captação de água de chuva, aquecedores e energia fotovoltaica. “A  ideia do condomínio é um condomínio orgânico, o conceito também é sustentável, então nós não trabalhamos igual aos outros empreendimentos, como os loteamentos, que vem, chega e devasta tudo”, completa André.

A topografia do terreno em que o condomínio será construído foi respeitada. Um exemplo é a existência de um lago, que foi mantido no local e teve seu curso alterado para que desague direito no rio Iguaçu, assim, o empreendimento contará com um riacho, com água pura. Além disso, André afirma que nenhuma árvore foi derrubada para que as estradas fossem feitas. “Fizemos todo um mapeamento de onde estavam as árvores e aí abrimos as ruas. Teve uma árvore que ficou quase no meio da rua, mas como já passava um carro ali não precisou nem mexer, parece que foi um negócio esquadrinhado por Deus mesmo”.

Residencial Alpha Park é opção para quem quer morar em ambiente seguro e sustentável

André Alves Bernardo Ribas

Com seus 33 mil metros de área verde, o condomínio será uma verdadeira área de preservação. A ideia é plantar árvores frutíferas para que os moradores possam desfrutar. Também será implantado um minimercado com atendimento automático na portaria do condomínio, além de quadra de beach tennis, quadra poliesportiva, pista de skate, pista de caminhada, lareira a céu aberto, heliponto, entre outros atrativos. Tudo é feito pensando na qualidade de vida daqueles que decidirem viver no Residencial Alpha Park.


Base Grow

O Residencial Alpha Park não é o único empreendimento focado na sustentabilidade comandado por André. O empresário também é responsável pela Base Grow, construtora que tem como carro-chefe as paredes termoacústicas feitas de gesso industrial com nanotecnologia. O material garante maior conforto, praticidade e economia para o cliente, pois regulam a temperatura do ambiente e proporcionam isolamento acústico.

O gesso industrial com nanotecnologia permite que obras sejam realizadas mais rapidamente e com menor uso de cimento. André também comenta que o material permite que uma obra seja realizada a um preço de 20% a 30% mais barato em comparação com o uso de materiais tradicionais. A produção de resíduos também cai consideravelmente. “O bloco de gesso industrial, caso você não queira mais, é possível utilizá-lo até mesmo na agricultura. O gesso ao ser colocado na terra serve como um regulador de PH, tirando a acidez do solo. Outra questão é que caso seja necessário realizar uma obra em uma parede termoacústica, como a inclusão de uma nova tomada, por exemplo, basta apenas cortar o espaço, instalar a tomada, e usar o mesmo pedaço que havia sido retirado para fechar novamente o buraco. O pouco entulho que é gerado pode ser colocado nos próprios buracos do bloco. A construção de uma casa com blocos termoaústicos inclusive se encerra já sem nenhum resíduo”, explica André.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

A empresa conta com uma série de certificações que atestam a qualidade do produto, entre elas o ISO 9001 (qualidade de produtos e serviços), o ISO 14001 (gestão ambiental eficaz), selo PBQP-H (certificação do Governo Federal que visa garantir a qualidade de obras e a produtividade do setor) e certificação Falcão Bauer de qualidade, além de estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Voltar para matérias