Festa do Steinhaeger e do Xixo esbarra na Covid-19

Acipu e Secretaria de Cultura de Porto União cogitam evento para dezembro. Decisão final depende do cenário da pandemia


A experiência germânica no Vale do Iguaçu, por meio da Festa do Steinhaeger e do Xixo, teve a sua última edição realizada em dezembro de 2019. Das 13 edições que aconteceram ininterruptamente, a festa necessitou de uma parada no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) recomendou em 13 de março de 2020 o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da pandemia.

Porém, para este ano, circula nos bastidores uma possível realização do evento para a segunda semana de dezembro. Organizada pela Associação Empresarial de Porto União (Acipu) em parceria com a Secretaria de Cultura do município, o evento depende da orientação da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e dos órgãos epidemiológicos do Estado.

De acordo com o presidente da Acipu, Fábio Rulf, entidade que organiza o evento, o martelo ainda não foi batido. Muito possivelmente, o formato da festa em Porto União também vai mudar para atender as necessidades de distanciamento social.

“Não tem como planejar um evento desse porte de um mês para o outro, por isso as discussões já começaram. Além disso, ganhamos tempo para projetar uma festa segura à comunidade. Com a campanha de vacinação contra a Covid avançando, entendemos que esta possa fazer diferença significativa na curva epidemiológica da doença”, diz.

Para Fábio, este é um ‘start’ para falar sobre o evento.

“Estamos confiantes e, por hora, acreditamos (Acipu) que acontecerá a festa. Percebemos certa evolução sanitária no controle da doença e da própria população. O caminho é esse, mas não temos como prever como os casos irão se portar daqui para frente. Podemos deixar a festa encaminhada e, caso o cenário da Covid mude, nada impede o seu cancelamento ou transferência de datas. É preciso tratar o assunto com prudência”, esclarece.

A Secretária de Cultura e Turismo de Porto União, Alice Cristine Schnornberger, lembra que a entidade é uma apoiadora do evento, que é organizado pela Acipu. Disse que a Festa do Steinhaeger e do Xixo traz relevância econômica para o município, sendo considerada uma das maiores festas do Planalto Norte Catarinense.

“É preciso cautela, porém, a festa começou a ser pensada e, obviamente, se os casos continuarem baixando, assim como estão no momento em Porto União e sem ocupação da UTI, acreditamos que seja possível a realização do evento para dezembro. A Secretaria vem conversando com artistas e bandas locais que sempre cooperaram com a festa para fazer parte da programação. Representantes das cervejarias artesanais locais também serão convidados. Esta é uma festa muito bonita e que deverá acontecer, porém, se a pandemia nos permitir”.

Segundo Alice, caso a festa aconteça, além de todos os protocolos sanitários já conhecidos, que constam em decreto municipal, a intenção é exigir vacinação ou a testagem dos participantes da festa, além de monitorá-los após a realização do evento. O formato ainda será estudado.
As regras para avançar na liberação de atividades relacionadas ao turismo em Santa Catarina foram o assunto, em maio deste ano, de mais uma reunião entre o Governo do Estado e representantes dos segmentos de eventos, bares e restaurantes. Articulado pela Santur, o encontro teve a participação da Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância Sanitária.

Um modelo de protocolo deve ser apresentado em breve, com base nas sugestões apresentadas e discutidas na reunião.

“Entendemos que a retomada destas atividades exige muito diálogo com o setor e a construção em conjunto de um rigoroso protocolo sanitário. À medida que a vacinação progride em Santa Catarina, também progride o retorno de atividades. Estamos trabalhando em todas as frentes”, disse o governador Carlos Moisés, em entrevista à Secom, que é a responsável pelas ações de comunicação do Governo de Santa Catarina.

O presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, comentou que está sendo desenvolvido o selo Evento Seguro, que deverá contar com um aplicativo para o rastreamento de contatos dos participantes de um encontro. Também está em análise a proposta de realização de eventos-testes, em diferentes regiões, com aplicação de alguns requisitos, como a exigência de teste negativo para Covid-19 ou acesso apenas de pessoas já vacinadas, restrição ao público local, controle de aglomerações, análise dos riscos dos eventos, entre outros. Uma nova reunião será realizada para avaliação da proposta de protocolo. Um Grupo de Trabalho que será formado pela Santur, Saúde e representantes das entidades, dará sequência aos temas debatidos e para fazer a reavaliação periódica dos protocolos vigentes.


“Maior festa alemã das Américas”

Blumenau, em Santa Catarina, ainda não definiu se a Oktoberfest vai acontecer em 2021. A prefeitura ainda avalia o cenário da pandemia de Covid-19 para definir se realiza ou não a “maior festa alemã das Américas” e a decisão deve ser anunciada ainda neste mês.

“Caso a festa de Blumenau aconteça, nós teremos um grande evento para espelhar o formato. Sabemos que em Porto União ou Blumenau tudo vai depender de decreto vigente e orientação da Santur, além, é claro, da situação epidemiológica da Covid para cada região”, comenta Alice.


Vem aí…

Remember da Festa do Steinhaeger e do Xixo

Assim como aconteceu no primeiro semestre deste ano, com a realização de duas edições do Drive Thru do Bratwurst, organizado pelo Instituto Cultural Grünenwald, em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto União, também irá acontecer o 1º Remember da Festa do Steinhaeger e do Xixo de Porto União, organizado pela Acipu e pela Kartoffelhaus.

Segundo Fábio e Alice, a intenção é manter viva a tradição da festa alemã. O Remember (que significa lembrar em inglês), acontece no dia 13 de agosto, das 17 às 22h e no dia 14, das 11h às 22 horas, no Terminal Urbano de Porto União.

Nestes dias, lembra Alice, o transporte vai ficar concentrado ao lado da Rodoviária do Município.

“Vamos seguir o formato Drive Thru (que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro) com a venda de chopp, refrigerante e da famosa batata recheada, tudo para entrar no clima da festa. O evento irá manter todos os protocolos sanitários para a Covid-19”.


Serviço

Informações sobre a venda antecipada de Batata Recheada, para o 1º Remember da Festa do Steinhaeger e do Xixo podem ser obtidas junto a Acipu, no 3522-4593 e na Secretaria de Cultura, no 3522-0649.

Voltar para matérias