Festival Gastronômico Vale do Iguaçu: Está de volta!

Evento é reconhecido pela diversidade de sabores locais. 4ª edição do evento tem início amanhã


Seguindo os protocolos sanitários de combate a Covid-19, os integrantes da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) estão otimistas e apostam que, em 2021, o Festival Gastronômico Vale do Iguaçu irá repetir o sucesso das edições passadas, com exceção do ano passado, em que o evento necessitou de uma pausa, por conta da pandemia.

A parceria com 16 restaurantes locais tem o intuito de fomentar o turismo e a gastronomia com as famosas iguarias locais. Segundo a presidente da Atema e coordenadora de Turismo na prefeitura de União da Vitória, Daiane Scolaro, as cidades brasileiras têm focado no potencial turístico e na infraestrutura para atrair a população no pós-pandemia.

Para ela, o segmento é considerado um dos mais promissores para quando a população estiver totalmente vacinada contra a Covid-19.

“Com este evento pretendemos focar na valorização da culinária regional. Entre as novidades para esta edição, cito a adesão do delivery (que significa entrega) e a apresentação do item obrigatório do festival que é um produto local nos pratos servidos, seja o xixo, o pinhão, a erva-mate, entre outros; e agora também com opções vegetarianas”, diz.

Como critério do Festival os restaurantes irão oferecer aos participantes uma entrada, um prato principal e a sobremesa.

“Também neste ano, os clientes poderão optar pelo menu completo ou somente pelo prato principal. A exemplo das outras edições, neste ano ofertaremos um brinde àquela pessoa que comparecer em cinco restaurantes diferentes”, lembra Daiane.


SAIBA MAIS

Os pedidos dos pratos participantes do menu exclusivo do festival poderão ser realizados pelos canais de venda utilizados por cada restaurante e também pelo aplicativo oficial do Festival, que nesta edição é o Aiqfome.

Entrada + prato principal + sobremesa
R$ 49,90

Apenas prato principal
R$ 39,90

*Os valores são fixos para todos os estabelecimentos participantes e não incluem bebidas, taxas de serviços e couverts.

Demais informações pelo telefone (42) 9 9122-9878 ou no email: atematurismo@gmail.com.


O que vem por aí…

De acordo com Daiane, outros projetos estão em estudo. Um deles, em uma parceria entre as administrações de União da Vitória e Porto União, que é o da construção de um Centro de Eventos integrando o Vale do Iguaçu.

“A Atema é uma entidade criada no ano de 2014 para justamente trabalhar com ações para o desenvolvimento do turismo do Vale do Iguaçu e da região”.

A pasta de União da Vitória pretende ainda realizar o Salão de Turismo previsto para abril de 2022.

“Estávamos trabalhando para que o evento acontecesse em 2020, porém por conta da pandemia não foi possível. A intenção do Salão do Turismo é mostrar o potencial turístico da região, com apresentação dos roteiros e dos eventos dos municípios”.

Cita ainda que Secretaria de Cultura busca a revitalização da Estação Ferroviária em razão dos futuros passeios da Maria Fumaça. A intenção é de que eles aconteçam em 2022.

De acordo com Daiane, outra aposta para o turismo local e regional é o projeto de Cicloturismo, que também é coordenado pela Atema.

Chamado de Circuito Interestadual de Cicloturismo do Vale do Iguaçu, o projeto está na sua fase de instalação de placas nos municípios que irão abrigar a modalidade: União da Vitória, Porto União, Irineópolis, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna e Matos Costa.

“Estamos aguardando a finalização desta etapa para darmos seguimento do projeto, que se refere a um dos maiores circuitos interestaduais do Sul do Brasil. Haja visto que contamos regularmente com um grande fluxo de cicloturistas pela região”, acrescenta.

Voltar para matérias