Hussein Bakri: “nosso grupo vai ter candidato ou candidata em União da Vitória”

Em entrevista para o jornalista Rafael Peruzzo, no programa União É Notícia da Verde Vale FM 94.1 de sábado, 30, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Hussein Bakri, falou sobre o panorama para as eleições municipais em União da Vitória. Além disso, trouxe detalhes sobre a autorização de estudo para a fusão entre o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

nosso grupo vai ter candidato ou candidata em União da Vitória

Confira:

Rafael Peruzzo (RP): Deputado, recentemente tivemos a autorização, por  parte do governo do Estado do Paraná, para o estudo da fusão entre a Uniuv e a Unespar. Por favor, nos traga detalhes dessa questão muito aguardada e que, ao que tudo indica, vai realmente acontecer.

Hussein Bakri (HB): Em primeiro lugar é preciso esclarecer que eu sou do tempo em que nós tínhamos aqui quatro cursos superiores e nós perdemos muita gente que foi embora, muitos pais, avós, sabem do que eu estou falando. E com o passar do tempo a gente foi fortalecendo aqui as nossas faculdades, depois universidades, centros universitários. Hoje nós estamos vivendo um dilema importante que é essa dificuldade que a Uniuv teve. A princípio, eu vou contar uma coisa que pouca gente sabe, o governador vetou e eu não podia contar para ninguém porque no primeiro momento ele disse: olha, nós estamos investindo muito em curso superior, ensino superior e isso é uma atribuição do governo federal, não é uma atribuição estadual. E o governador vetou e eu não perdi a esperança. Começamos a trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar e tivemos apoio significativo do Aldo Bona (secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), até que chegou um dia em que a gente conseguiu convencer o governador da importância para União da Vitória e região dessa incorporação. Nós só não estamos dizendo que está certo ainda porque nós temos que respeitar o conselho da Unespar que vai se reunir e vai decidir. Mas eu tenho plena convicção de que eles serão favoráveis para que isso aconteça, afinal de contas, a Unespar terá um grande benefício também fortalecendo essa importante unidade de ensino aqui.

No primeiro momento, serão cinco cursos importantes que vão fortalecer o ensino superior aqui, que é o curso de Odontologia, curso de Engenharia, curso de Educação Física, curso de Sistemas de Informação e o último que eu não tenho certeza, parece que é Administração. São cursos importantíssimos que vão fortalecer. Para vocês terem uma ideia, essa incorporação vai custar, por ano, para o Estado, entre 20 a 30 milhões de reais. E o governador foi convencido e deu esse presente para a União da Vitória, que agora a parte técnica vai decidir. E nós esperamos que o conselho da Unespar, que é o único item que falta agora, possa ser favorável e que nós possamos comemorar esse ano ainda na prática essa incorporação. Vai ser fantástico. O ensino superior é uma indústria sem chaminé.

Hoje uma pessoa falou uma coisa para mim na rua. Não é só o que está vindo. Imagina se nós perdêssemos a Uniuv? Então as pessoas estão conscientes do quanto vai ser importante para o fortalecimento também da economia regional do ensino superior, porque é uma indústria sem chaminé. É um número significativo. Só na Uniuv são 120 empregos. E tenho certeza que vai fortalecer também a Unespar. Além disso, nós teremos vários alunos vindo para cá, para morar aqui, para viver aqui, para gastar aqui. Então eu estou muito contente. Digo para você que vale a pena lutar. Eu fiquei muito emocionado com essa conquista. E o governador anunciou bem no dia do aniversário da nossa cidade. E quero dizer para vocês que fica a lição: quem trabalha alcança.

RP: Em relação ao campus da Uniuv, deputado, ele também passa a ser da Unespar? Como funciona essa questão?

HB: A ideia é a Unespar assumir o ativo da Uniuv e aí poder fortalecer a Unespar. (…) Existia um risco da Uniuv passar para a iniciativa privada. Não que isso fosse matar alguma coisa, não. Mas aí perde aquele condão de ter um ensino gratuito que nós tanto buscamos aqui. Afinal, foi assim com o curso de Direito da Unespar. Então a nossa luta era dar oportunidade àquelas pessoas que não podem pagar uma faculdade. E a nossa luta é olhando essa camada da sociedade que precisava desse apoio. Veja, nós vamos ter uma Odontologia nessas condições. Vamos ter Educação Física nessas condições, curso de Engenharia nessas condições. O Sistema de Informação é uma coisa que é muito buscada hoje, essa questão. Então, realmente, eu diria para você que eu estou vivendo um momento fantástico da minha vida pública, que é essa primeira grande conquista, de mais conquistas que vêm pela frente.

RP: Eleições 2024, deputado. O senhor vai trabalhar, obviamente, nos bastidores. Como estão as tratativas? Nomes estão surgindo e eu vou lhe perguntar qual é a sua leitura desses bastidores nesse momento da eleição. Inclusive vou citar nomes: professor Cordovan, Ari Carneiro, Claudiomir Toco, Gabi Bakri, Alandra Roveda, Bachir Abbas, Fauzi Bakri, Pedro Ivo Ilkiv, Eraldo Castro… Os nomes estão surgindo, deputado.

HB: O momento agora é de definição de chapas, principalmente voltado agora para formação de chapas para vereadores. Eu acho que é o grande foco que está todo mundo cuidando agora. Não que a eleição de prefeito não mereça cuidado, mas neste momento, até o final do prazo eleitoral, é a migração de vereador para cá, vereador para lá. E explicar para a população que diminuiu o número de candidatos agora que podem ser lançados. Homens dez e mulheres quatro. Nós vamos ter um enxugamento muito grande do número de candidatos. Esses nomes que você citou são bons nomes. Alguns, evidentemente, que vão ficar pelo caminho. Não vai ter essa quantidade de candidatos. Acho que o quadro em União da Vitória vai ser um quadro de três a quatro candidatos, na análise que eu faço. Tem nomes ali que se um sair o outro não sai, tem nomes que se completam no mesmo grupo. Então essa é a minha opinião. São bons nomes e acho que a população de União da Vitória vai querer um candidato ou uma candidata que esteja comprometida com alguns aspectos importantes, principalmente uma interação com a população, uma aproximação com a população, uma conversa de perto. Eu já disse a minha posição aqui, vou repetir para você. E daqui a pouco tem mais algumas coisas para te contar. Eu só vou participar da eleição de União da Vitória se o candidato e a candidata assumir alguns compromissos comigo Eu, pessoalmente, só vou botar o meu apoio, a minha força, se assumir alguns compromissos comigo, porque se não daí não vale a pena.

Primeiro lugar: colocar em prática o projeto Prefeito com o Povo. Por que isso? Vaidade minha? Não. Longe disso. O que o Prefeito com o Povo serve? Vai lá o prefeito, todos os secretários, tem uma cadeirinha para o prefeito, uma mesinha e as pessoas vão lá conversar. Precisa arrumar isso, isso, isso e aquilo. É preciso, é fundamental você estar conhecendo o que está acontecendo em cada bairro. E eu fiz isso como prefeito e quem quiser o meu apoio vai ter que assumir esse compromisso.

Segundo lugar: dividir bem o orçamento. E cada bairro sentar com a comunidade, como eu fiz com o Prefeito com o Povo, o que vocês querem para o bairro aqui? É proporcional ao número. Eu tenho milhões aqui e eu vou dividir para cada bairro. É isso que eu quero.

Terceiro lugar: eu como deputado tenho condições muito de ajudar, muito, eu e o governador Ratinho Júnior, o candidato ou a candidata nossa que possa efetivamente ganhar a eleição e nós vamos fazer de tudo para poder ajudar aqui, forte, nós já estamos ajudando, ajudar mais forte ainda, desde que assuma alguns compromissos que eu já falei. Eu não abro mão de que esteja realmente trabalhando dessa forma. E eu quero uma prefeitura enxuta, uma prefeitura com menos cargos comissionados. Esse é o trabalho que vou fazer. Quem quiser o meu apoio vai ter que sentar comigo e vai ter que assumir esse compromisso. Se não eu vou cuidar da minha vida. Agora eu estou sendo metido? Não. Se não, não vale a pena. Eu só vou fazer se for dessa forma assim, com todo respeito. Não quero nada para mim, não quero pedir nenhum cargo para ninguém meu, nada, nada, nada. O que eu quero efetivamente é que nós tenhamos essas condições.

E digo mais para vocês, digo mais. Quero aqui falar pela primeira vez. Conversei com o governador Ratinho Júnior, conversei com ele, ele disse assim: ‘nosso grupo tem que ter candidato em União da Vitória.’ E vai ter. Ou candidato ou candidata. Autorizado pelo governador, estou falando hoje que o nosso grupo vai ter candidato ou candidata em União da Vitória. Respeito às demais candidaturas, que Deus abençoe. Mas o grupo do governador Ratinho Júnior, que hoje é o maior cabo eleitoral, a maior aprovação de governador do Brasil, vai estar presente aqui na campanha, vai estar aqui pessoalmente nos ajudando, nos apoiando. Ele vai, já me comunicou que quer um candidato aqui, assim como nos demais municípios que eu atuo, ele vai apoiar.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias