Espaço Cultural: “Super autor”

Sempre considerei, na minha profissão, que a aprendizagem infantil inicia-se com o alfabeto do amor na família e pelo estímulo e a compreensão que lhe é proporcionada na instituição escolar.

Espaço Cultural: "Super autor"

Oportunidades oferecidas através de projetos que tendem a incentivar criatividade, despertar o potencial pré-existente e favorecer, quando concluído, a uma auto realização. Muitas vezes bons projetos nesse sentido, avaliados os gastos inclusos, nem conseguem sair do papel.

É o momento para refletir quão importante será procurar ajuda na sociedade em busca de patrocínios, levando-se em conta não somente uma avaliação positiva para o proponente do projeto, mas a contrapartida que pode ter o financiador do mesmo.

A propósito, no último dia dezessete do mês em curso, participei com satisfação, do encerramento do projeto Super Autor, programado pela Literatura Brasileira, que recebeu o patrocínio do Sicredi, executado no período vespertino do Núcleo de Educação São Bernardo do Campo, em Porto União.

Bairro com população de baixa renda, direção, corpo técnico e docente não se omitiram em buscar ajuda para a realização do projeto. Com interesse, grande trabalho e muita dedicação, alunos foram levados a realizar o sonho de escrever e ilustrar sua história, no próprio livro, como autor e ter seu nome marcando a capa. Foram 123 livros, com títulos diferentes a critério de cada aluno.

Presentes, a Secretária Municipal da Educação, gerente e funcionárias do Sicredi de Porto União, responsável pelo setor de Comunicação Social da APAE de Porto União, representantes do Lions Clube de União da Vitória, repórteres fotográficos, Corpo Docente e Discente da Escola e um grande número de pais dos alunos. O espaço ficou limitado para acomodar tanta gente. Nada impediu que os pequeninos se acomodassem no chão e, na expectativa, ficassem atentos a chamada de cada um para, finalmente, receber dos pais ou de convidados o livro de sua autoria, com direito ao abraço de parabéns e uma foto do momento.

Certamente, uma etapa da infância que lhes será inesquecível e que poderá abrir caminho para desenvolver o hábito da leitura e da escrita.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias