HO HO HO… Faltam poucas horas para o Natal!

2021 terá (re)encontro dos familiares. Segundo especialistas o avanço da vacinação contra a Covid-19 tende a reduzir os riscos durante as comemorações

Evangeline, de 8 anos, arregalou os olhos e com um sorriso de orelha a orelha cumprimentou o Bom Velhinho
Foto: Arquivo pessoal

Mesmo sabendo que um amigo da família se vestiria de vermelho para animar as demais crianças e motivá-las para o dia de Natal, celebrado em 25 de dezembro, a pequena Evangeline, de 8 anos, arregalou os olhos e com um sorriso de orelha a orelha cumprimentou o Bom Velhinho. Ela ajudou-o a vestir as suas botas pretas. Pediu que afivela-se o cinto da calça e que não esquecesse de tocar o sino anunciando a sua chegada. Foi só contentamento. Na carreta puxada por um trator, a pequena de Porto Vitória conduziu aquele que foi tratado como celebridade. Era dia de Natal antecipado. As crianças correram para apanhar os doces, para uma foto e um abraço bem apertado no Papai Noel, que é uma das figuras mais marcantes da data, após Jesus Cristo celebrando o seu nascimento.


Evangeline representa centenas de crianças que aguardam a data para receber os tradicionais presentes e o carinho da família e dos amigos. A tendência é que em 2021 aconteça a retomada dos encontros familiares nos dias 24 (véspera) e 25 (Dia de Natal).

Segundo especialistas entrevistados pelo UOL em dezembro deste ano, o avanço da vacinação contra a Covid-19 tende a reduzir os riscos durante as comemorações natalinas e de Ano Novo. Porém, não há dúvidas de que em 2021 as festas cheguem com um clima diferente do ano anterior; elas vêm embaladas por uma grande expectativa, já que em 2020 os encontros foram mais intimistas ou nem aconteceram para evitar o contágio da doença respiratória, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Escolas da região entram em clima natalino, um exemplo foi a Antônio Gonzaga de Porto União | Foto: Arquivo da Escola Antônio Gonzaga

O Secretário da Saúde no Paraná, Beto Preto, em nota emitida na quarta-feira, 22, disse que o Estado manterá a medida restritiva do uso de máscaras. Em novembro, o governador Ratinho Júnior avaliava a possibilidade de flexibilizar o uso da máscara contra a Covid-19 ainda antes do Natal. Segundo Beto, “com a variante Ômicron sendo declarada uma variante de preocupação pela OMS, o Estado opta pela cautela e deixa para mais tarde qualquer possibilidade da flexibilização no uso da proteção”.

Também, o Secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, disse na segunda-feira, 20, que a vacinação permitirá um final de ano mais seguro, mas que toda atenção é importante. “Nós também recomendamos aos gestores municipais que os eventos ocorram com acesso de público vacinado ou com testagem negativa para Covid-19, seguindo o protocolo ‘Evento Seguro’. Precisamos estar alertas para que não ocorra aqui o que acontece na Europa. E, para isso, é importante o apoio de todos”, disse em nota à Rádio Secom.

Segundo André, com mais de 70% da população catarinense totalmente imunizada com as duas doses ou a dose única, o Estado se prepara para as festas de Natal, Réveillon e férias de verão. Neste mês, a Secretária de Estado da Saúde divulgou a nota informativa n° 22 que traça recomendações sobre a adoção de protocolos de prevenção contra a Covid-19 durante os eventos, apontando que há mais de dez semanas nenhuma região do Estado vem sendo classificada nos níveis grave ou gravíssimo na Matriz de Avaliação de Risco e, é natural que a sociedade busque retomar a rotina normal, mas que é preciso se alertar para a variante Ômicron.

No entanto, segundo o secretário, a Superintendência de Vigilância em Saúde divulgou nota com mais de dez medidas gerais para prevenção/proteção contra a Covid, além de sinalizar o uso correto da máscara.

Entre as medidas gerais estão a vacinação contra a Covid-19, o estímulo da dose de reforço, a importância de dar preferência a lugares bem ventilados e sem aglomerações, o distanciamento mínimo de um metro de outras pessoas ou grupo de pessoas, o uso correto da máscara e criar o hábito de ter uma máscara limpa extra, redobrar o cuidado durante viagens, em aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos, etc, higienizar as mãos com frequência e não compartilhar objetos pessoais.

POR TRÁS DO PAPAI NOEL

Conheça três dos atores / voluntários quando não estão fantasiados e qual a experiência do convite para representar o Bom Velhinho. O Papai Noel é uma homenagem ao bispo católico do século IV, São Nicolau, que levava presentes para as crianças mais pobres.


 “AQUI É O PAPAI NOEL ENCANTADO”

Lício Ferreira | Foto: Arquivo pessoal

“Aqui é o Papai Noel Encantado do Vale do Iguaçu!” Foto: Arquivo pessoal

“Ho-ho-ho!

Aqui é o Papai Noel Encantado do Vale do Iguaçu. Neste ano de 2021 não foi fácil e não está sendo para todos nós por conta ainda da pandemia, mas eu tenho a certeza de que neste Natal, que eu chamo de Natal de aproximação, as famílias tenderão a se reencontrar e se aproximar. Natal não é somente o Papai Noel, os presente, os brinquedos, as roupas bonitas e as comidas. Toda essa festa natalina é por um único motivo que é a celebração do aniversário de Jesus Cristo. O Natal é querido por todos e a sua magia não pode acabar.

Lício Ferreira é o ator que interpreta o Papai Noel Encantado no comércio, nas empresas e nas residências das cidades da região. Segundo ele, a jornada é cansativa, mas valorosa. Ele começou a temporada natalina no dia 08 de novembro nos estúdio fotográficos do Vale do Iguaçu, além de eventos corporativos. Agora, a expectativa é para a visitação nas residências no dia de Natal. Ah! Eu tenho uma novidade! Vou compartilhar exclusivamente para vocês. Eu sei que as crianças, após o Natal, querem saber por onde anda o Papai Noel Encantado (risos). Então resolvi permanecer com o personagem durante o ano todo. A partir de janeiro de 2022 o público poderá conferir a agenda do personagem pelo instagram @papainoelencantado”.


“FOI MÁGICO

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Jonas Vicensi é Arte-educador e divide a sua rotinas pelas escolas de União da Vitória, Porto Vitória e Porto União. Em 2021, recebeu um convite um tanto quanto inusitado ao qual de pronto aceitou e que tocou o seu coração. “Estar como Papai Noel na Escola Antônio Gonzaga de Porto União  foi rebuscar os sorrisos que por tanto tempo ficaram escondidos, não só por trás das máscaras, mas também nos olhares de cada criança. Ser Papai Noel foi mágico, pois pude perceber no olhar de cada criança o carinho, a pureza e a inocência que cada aluninho tem em sua trajetória. Estar se encaminhando para um possível final de pandemia é reacender na época do Natal a esperança, a luz e a dádiva de uma vida plena e melhor em 2022; plantar a  semente do amor e acreditar que a saúde e o bem-estar estarão restabelecidos de maneira natural no próximo ano. Estar como Papai Noel é acreditar no amanhã, num futuro cheio de prosperidades e desafios que serão superados, pois cada gesto de amor e de empatia valem a pena e, não só no Natal, mas por toda uma trajetória nessa vida. Minha gratidão a Escola  Antônio Gonzaga por proporcionar momentos mágicos em 2021”.


“Retorno da magia do Natal

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Celso Marczal, morador de União da Vitória, tem 45 anos e há 24 anos é professor na rede pública do estado do Paraná e atual presidente do Instituto SIM – Sempre Incentivando Música do Vale do Iguaçu. Neste ano recebeu o convite dos dançarinos do Grupo de Danças Evolution de Porto Vitória para animar o Natal das crianças no Recanto Baumann. Celso confessa que se preparou para o evento. Estudou a história do Natal e compartilhou com as crianças. “Esse ato simbolizou o retorno da magia do Natal, ao encantamento no olhar das crianças e a bênção do sorriso no rosto das crianças. Simbolizou a volta à mensagem original do Natal: a confraternização, a paz, o amor entre irmãos, a vida”.


Significado do Natal

A data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Em entrevista à CBN Vale do Iguaçu, Aluizio Witiuk conversou com o Ricardo Mazurek Ternovski, líder religioso na Paróquia Santíssima Trindade em São Cristóvão, em União da Vitória. “Estamos vivendo o Natal e estamos nos preparando para a chegada do Ano Novo. Não passamos por momento fáceis nos último tempos, mas o Natal sempre é uma das festas mais bonitas do ano, com a magia de despertar sonhos e de seguirmos em frente. A Igreja Católica Universal respira com os dois pulmões o rito Ocidental Latino e os ritos orientais existentes no mundo. E o rito oriental da Igreja Católica Ucraniana tem algumas peculiaridades na preparação da celebração do Natal. A preparação é um pouco mais longa do que o rito latino, pois temos 40 dias justamente por conta da festa de São Felipe, com orações nas igrejas, novena e o jejum. No dia do Natal também temos cerimônias profundas. Primeiro que o Natal não é somente para os seres humanos. O presépio mais bonito deve ser o nosso coração, as estrebarias e os nossos animais para que também celebrem a alegria do Natal. Antigamente se tinha isso, pois todos os seres viventes deveriam celebrar a data com dignidade”, diz.

Aluizio Witiuk conversou com o Ricardo Mazurek Ternovski, líder religioso na Paróquia Santíssima Trindade em São Cristóvão, em União da Vitória | Foto: Arquivo CBN Vale do Iguaçu

Ômicron

• Balanço divulgado na segunda-feira, 20, pelo Ministério da Saúde (MS) indica que foram registrados 27 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

• Ômicron ou Ómicron é uma variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. A linhagem B.1.1.529 foi relatada à OMS pela África do Sul em 24 de novembro de 2021.

Retomada do turismo

Uma pesquisa da agência de viagens on-line ViajaNet revela que o destino mais buscado pelos brasileiros nas festas deste final de ano é a cidade de São Paulo, com 8,9% das passagens compradas para o período. O Rio de Janeiro (com 6,2% das passagens) e o Recife (com 6,1%) completam o top 3 dos destinos domésticos mais buscados. Na sequência vêm as seguintes cidades: Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Congonhas, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.


CURIOSIDADES

ÁRVORE DE NATAL – Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa;

PERU – Ave criada pelos índios do México, foi servido pela primeira vez, como prato principal, em uma ceia no dia de Ação de Graças, no estado americano de Massachusetts, no ano de 1621;

VELAS – São utilizadas para enfeitar a mesa da ceia, trazendo luminosidade que renova nossas vidas, como sendo a própria luz de Jesus;

PRESÉPIO – É a representação do momento do nascimento de Jesus que, segundo a história, foi uma criação de São Francisco de Assis, através de uma apresentação teatral;

BOLAS NATALINAS – Surgiram para substituir os enfeites mais antigos das árvores, como maçãs e pedras, que eram amarradas nos pinheiros.

O presépio mais bonito deve ser o nosso coração”, disse Ricardo Mazurek Ternovski, líder religioso na Paróquia Santíssima Trindade em São Cristóvão, em União da Vitória

Voltar para matérias