Os dez valores da Pormade: uma das práticas de gestão de sucesso da empresa

Que a gestão da Pormade é diferente nós sabemos. Mas como a empresa mantém esta essência com o passar do tempo? Inúmeras ações implantadas se tornaram um sucesso, mas uma das que determinam como o colaborador deve agir e como a empresa pensa é a dos dez valores escritos pelo diretor-presidente, Cláudio Zini.


Os Valores

Cláudio elaborou os valores da Pormade após realizar uma viagem com diversos empresários ao Japão em 1988. Lá, ele visitou diferentes empresas para entender a gestão de cada uma delas e analisar como o colaborador participava dos processos diários junto com a direção.

O CEO da Pormade percebeu que a gestão destas empresas incentivava a participação dos colaboradores em decisões importantes e valorizava as ideias trazidas por eles. Cláudio conheceu a trajetória e os ensinamentos de gurus como Deming e Peter Drucker.

Na viagem, um dos gurus disse: “erros são tesouros”. Cláudio pensou: “então, eu estou rico”, brinca.

Todos os ensinamentos foram importantes e decisivos para Cláudio entender que a gestão participativa impactaria positivamente nos processos da Pormade.

“Aprender com os nossos erros é ser inteligente. Já aprender com os erros dos outros é ser sábio”, complementa.

Foi aí que ele decidiu implantar este método na Pormade.

A primeira lição de casa foi elaborar os dez valores da empresa, que seriam como mandamentos. Cláudio, então, pegou um papel e uma caneta e em poucos minutos escreveu em pequenas frases a essência da Pormade.

Os dez valores estavam prontos. Não demorou muito para que os colaboradores lessem e simpatizassem com aquele conteúdo inicialmente escrito à mão.

Depois, Cláudio propagou a sua ideia inserindo pela fábrica inúmeros banners com os valores estampados.


Os valores

Encantar o cliente, pois é ele que nos garante o emprego

Ser entusiasmado também em épocas difíceis

Desobedecer para fazer o melhor

Inovar é errar, sem perder as esperanças

Erros são tesouros, quando bem evidenciados, mostrados e discutidos

Pequenos detalhes no piso da fábrica é o que dá grandes resultados no todo da empresa

Amar as mudanças assim como as odiávamos no passado

As realizações da sua equipe são ferramentas do seu sucesso

Qualidade não se controla, se produz

Os colaboradores da Pormade têm poder de agir.


Colaboradores estão alinhados com os valores

Basta caminhar pela empresa para encontrar com facilidade os valores visíveis em vários locais. Estes ensinamentos colocados no papel por Cláudio Zini são seguidos automaticamente pelos colaboradores, que até os utilizam como resposta para determinados momentos.

“Inovar é errar sem perder as esperanças”, por exemplo, é um dos valores que se encaixam em inúmeras situações. A empresa ouve as ideias apresentadas pelos profissionais e, muitas vezes, implantam estas inovações nos setores. São esses diálogos que proporcionam um crescimento para a empresa e para o colaborador. Mesmo que a inovação não obtenha sucesso, a Pormade valoriza a tentativa e a coragem do profissional em apresentar algo diferente. Por isso, o quarto valor é um dos mais comentados e utilizados na empresa.

“Os valores da Pormade me dão liberdade e confiança para fazer o meu melhor profissionalmente e até na vida pessoal”, explica a aluna do programa Jovem Aprendiz, Samira Nogueira.

Os valores são ditos diariamente na Pormade. Prova disso é o chamado “Café com a Direção”, que já se consolidou como um dos encontros mais importantes da empresa. Todos os dias, no período da manhã e no período da tarde, colaboradores de diferentes setores escolhem três valores da empresa e os interpretam. Cláudio participa constantemente dos cafés e ouve com atenção cada fala.

O momento da interpretação dos valores é um dos mais curiosos, pois ali são compartilhadas diferentes visões e histórias relacionadas às frases escritas por Cláudio no fim dos anos 80.

A colaboradora Danielli Ribas está há quatro meses na empresa e já sente o impacto que os valores possuem ao serem ditos nos cafés.

“É visível que os valores estão explícitos nas competências comportamentais de cada colaborador. As pessoas sentem-se orgulhosas de compartilhar as suas formas de interpretá-los e citam situações reais para aplicá-los”, explica.

Um valor importante para Danielli é o que diz “Erros são tesouros, quando bem evidenciados, mostrados e discutidos”. Na Pormade, existe até um programa que incentiva os colaboradores a escreverem quais são os erros encontrados em determinados processos.

“Para mim significa que os erros que por ventura possam ser cometidos precisam ser utilizados como aprendizado. A empresa também nos dá a liberdade de errar para inovar, pois acredita que grandes ideias e soluções são fruto do arriscar”, explica Danielli.

Os valores da Pormade também incentivam a cultura do empreendedorismo em cada colaborador.

“Aqui, todos são capitalistas, pois todos participam dos chamados ‘5 dias’. Por exemplo, se alguém fez uma inovação, o lucro dos primeiros 5 dias que a empresa teve, vai direto para o banco na conta do colaborador. Portanto, aqui, na Pormade, com o direito de errar, todos são considerados como uma startup. Porém, uma startup diferente, pois nós temos ‘dimdim’ no bolso para investir”, explica Zini.


Uma história de sucesso baseada nos valores

Quem tem muito tempo de casa e sentiu como estes valores impactaram na gestão e no clima organizacional é o colaborador Carlos Adair Kranholdt, mais conhecido como Kank. Com 43 anos de Pormade, ele carrega inúmeras lembranças de companheirismo, dedicação e comprometimento. Sua trajetória de sucesso está alinhada com os valores da empresa.

“Para mim, a Pormade tem um papel muito expressivo dentro de economia regional, devido à sua cultura e gestão organizacional pautada nos 10 valores motivacionais. Estes valores são a base da empresa e fazem o aperfeiçoamento de seus colaboradores, tornando-os pessoas mais saudáveis, organizadas, produtivas, comunicativas e criativas alinhadas com o propósito da empresa”, explica Kank.

Os valores norteiam os colaboradores. O que um dia foi escrito à mão por Cláudio Zini em um pedaço de papel, hoje é seguido à risca com dedicação. Zini tem carinho especial pelo terceiro valor: desobedecer para fazer o melhor.

“O colaborador deve fazer o que ele acha que deve fazer. E se der errado? Não tem problema. Como diz o professor Luiz Marins: só não erra quem não faz”, conclui.


“A Pormade deixou de ser uma fabricante de portas e passou a ser uma escola que fabrica portas, pois aqui nós trabalhamos para aprender e não aprendemos para trabalhar. Isso gera sustentabilidade. Desta forma, podemos viver a vida toda aprendendo”.

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