Uma visita ao passado

O apreço do governador Paulo Cruz Pimentel por União da Vitória

(Foto: Acervo/Ivo Dolinski)

Ainda nem imaginávamos que um dia contaríamos com a ponte Domício Scaramella, construída após a histórica enchente de 1983 pelo governo de José Richa. Mas, em uma de suas visitas a União da Vitória, o governador Paulo Pimentel, no trajeto do aeroporto, passando pela Ponte dos Arcos, fez questão de parar para cumprimentar os operários da prefeitura que trabalhavam nas proximidades do Colégio Túlio de França. E nessa visita, ao lado do prefeito, caminhou cumprimentando todas as pessoas que encontrava até chegar a prefeitura.

(Foto: Acervo/Ivo Dolinski)

Oferecer um jantar para um ilustre visitante era normal. E a foto registra um oferecido no Clube Apolo ao governador Paulo Pimentel, que estava na mesa principal junto com o coronel João Carlos Christofell, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate, do prefeito Domício Scaramella e do deputado federal Ítalo Conti.


Paulo Cruz Pimentel, paulista de nascimento, mas que acabou tão paranaense que governou o Estado após um trabalho gigantesco que desenvolveu como Secretário da Agricultura no Governo de Ney Braga, indubitavelmente, um dos líderes políticos mais importantes da história do Paraná e do Brasil, pois foi um atuante integrante do Ministério da Agricultura, além de ter sido prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, além de governador.

E foi em 1965, ainda pelo voto direto, com o apoio de seu padrinho Ney Braga, que Paulo Pimentel foi eleito governador do Paraná, mandato que exerceu de 1966 até 1971.

E no período de seu mandato, Pimentel foi um gestor dinâmico e de grande visão de futuro, abrindo caminhos para o grande Paraná de agora.

Embora União da Vitória, em pleno período do regime militar, era administrada pelo prefeito Domício Scaramella, uma das principais referências da oposição no Paraná – PTB/MDB -, o governador Pimentel mantinha um carinho especial com União da Vitória.

Não foram poucas às vezes que o governador veio a União da Vitória utilizando a empoeirada pista do Aeroporto José Cleto, sempre acompanhado pelo deputado federal Ítalo Conti.

E rigorosamente, de acordo com o protocolo, o prefeito Scaramella, que tinha a simpatia de Pimentel, estava presente no aeroporto para, em nome da população recepcioná-lo.

E na chegada, com os equipamentos da época, lá estava o autor do texto na condição de repórter de rádio para a primeira mensagem do governante paranaense ao povo da região. E, também, disputando o privilégio de ser o primeiro a conseguir entrevistar o ilustre líder, estavam sempre presentes os companheiros Ivan Vidal Portela e Airton Maltauro Filho.

Mas, afinal, qual foi a importância de Paulo Pimentel para União da Vitória?

O início das negociações da Copel para a compra da Empresa de Eletricidade Alexandre Schmell, que mantinha a usina no Rio Palmital, mas que não tinha mais condições de gerar energia suficiente para atender às demandas de União da Vitória/Porto União/Porto Vitória e Bituruna.

Aí a Copel construiu a Usina de Salto Grande do Iguaçu, na divisa de Porto Vitória com Bituruna, com o ato inaugurativo, em 1967, contando com a presença do então Ministro das Minas e Energia, general Costa Cavalcanti, do governador Paulo Pimentel e do presidente da empresa, Pedro Viriato Parigot de Souza.

Anos mais tarde, a Copel, com o respaldo do Governo Federal, construiu a Usina de Foz do Areia, com seu grande lago desativando a Usina de Salto Grande. A grande usina foi inaugurada em 1977 pelo presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, tendo ao seu lado o governador Jaime Canet Junior.

A inauguração da Usina de Foz do Areia – Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, foi mais um gigantesco passo para o fortalecimento da economia da nossa região, consolidada graças ao crescimento célere da Copel na gestão de Pimentel no Governo do Estado. Empresa que, passados vários anos, após um mandato como deputado federal, Paulo Pimentel presidiu de 2003 a 2004. E, agora, por seu neto Daniel Pimentel Slavieiro.

Esse apreço do governador Paulo Pimentel com União da Vitória, não estava somente ligado ao grande problema da época na escassez de energia elétrica, mas também na pavimentação da BR-476, trecho União da Vitória/São Mateus do Sul.

E foi graças ao seu prestígio junto ao Governo Central, principalmente com o então Ministro dos Transportes Mário Andreazza, que em tempo recorde o asfalto chegou até União da Vitória.
Também a construção do Núcleo Social Odete Conti, que durante anos cumpriu com sua função social e cuja estrutura é atualmente utilizada por uma unidade escolar municipal.

Também o início de todas as negociações para que a estrutura de telefonia de nossas cidades comandada por empresa de Santa Catarina passasse para a extinta Telepar, concretizada na gestão de seu sucessor.

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