Elisângela Ferreira conquista bronze em campeonato de atletismo na Bolívia

Todo o empenho e dedicação que sempre foram exaltados à Elisângela Ferreira de Oliveira Assumpção foram repetidos em alto e bom tom pelos seus apoiadores e fãs. Natural de União da Vitória, porém com moradia em Porto União, a atleta representou a Delegação do Brasil no Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo na cidade boliviana de Cochabamba, nos dias 19 e 20. Elisângela, de 38 anos, conquistou a medalha de bronze, na prova de três mil metros. Com esta, o Brasil fechou o campeonato com 36 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze, após dois dias de disputas.

elisângela foi medalhista de bronze na Bolívia

A última etapa da competição teve resultados relevantes como o ouro do mineiro Rafael Pereira nos 60 metros com barreiras – correu 7.58 pela quarta vez na temporada, a marca do recorde sul-americano indoor. E o ouro, com recorde sul-americano indoor, de Darlan Romani no arremesso do peso, com 21,71 metros.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Elisângela recebeu a convocação da delegação na terça-feira, 15. “Não teve emoção maior. É uma satisfação compartilhar sobre essa viagem e experiência em integrar a Seleção Brasileira de Atletismo. Fui convocada na
terça e, na quarta-feira eu já estava embarcando. Foi uma surpresa e, por isso, não tive tanto tempo, assim como os demais atletas, para a adaptação com o clima do País. Para uma prova como essa o ideal seria ficar uns 15 dias para adaptação fisiológica por conta do oxigênio, pois Cochabamba é uma cidade que se encontra a 2.600 metros de altitude em relação ao nível do mar. Esta foi a mais longa prova que eu participei e a minha estratégia foi completar o pódio de maneira eficiente, cuidando do relógio independente do ritmo de minhas concorrentes; e deu certo. Trouxemos o bronze para o Brasil. Só tenho a agradecer a energia positiva de todos que estiveram na torcida”, acrescenta.

A Secretaria de Esportes de União da Vitória e também a de Porto União publicaram em suas redes sociais felicitações à atleta na manhã de segunda-feira, 21, que é considerada a embaixadora do 4º Desafio Volta ao Cristo em União da Vitória. Elisângela é formada em Educação Física e treinadora na empresa Ellis Runners Assessoria Esportiva. Casada com João Gustavo Assumpção ela se declara “mãe da Eloá, apaixonada pela família e pela corrida”.


Medalhas de bronze para o Brasil

Pedro Burmann de Oliveira: 400 m – 47.40
Guilherme Kurtz : 800 m – 1.52.40
Beatriz Weber: 1.500 m –4.49.42
Guilherme Kurtz: 1.500 m – 3.57.58
Elisângela Ferreira: 3000 M – 11.40.68
Eliane Martins: salto em distância – 6,23 m
Samory Uiki: salto em distância – 7,82m
Juliana de Menis Campos: salto com vara – 3,80 m
Milena Sens: arremesso de peso – 15,59 m
José Santana: heptatlo – 5.489 pontos

Voltar para matérias