Joguinhos Abertos de SC colocam Porto União no centro do esporte regional

Com a presença de delegações de 28 municípios e cerca de 2 mil atletas, Porto União voltou a ser palco de uma grande competição estadual nesta quarta-feira (17), durante a abertura da Etapa Regional Leste/Norte dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2026. A cerimônia realizada no Ginásio da AABB marcou o início de cinco dias de disputas esportivas e de intensa movimentação na cidade.

(Foto: Ricardo Silveira/JOC).

A emoção de receber novamente um evento desse porte foi destacada pela coordenadora do Departamento Municipal de Esportes (DME), Priscila Feijó. Segundo ela, a organização preparou a recepção dos atletas com atenção especial diante da dimensão da competição.

“Estamos todos muito emocionados por estar recebendo essa etapa. É um evento grande, que mobilizou 28 cidades, cinco modalidades e 11 ginásios”, afirmou.

Competição movimenta economia e turismo

Além da busca por vagas na fase estadual, os Joguinhos também representam uma oportunidade para impulsionar a economia local. O secretário de Administração e Esporte, Sthefan Andrey Willens, ressaltou que a chegada das delegações gera reflexos diretos no comércio e no turismo.

“Sabemos que a quantidade de atletas que está no município fomenta o comércio, fomenta o turismo. É uma oportunidade para que essas pessoas conheçam Porto União e levem uma boa imagem da cidade”, destacou.

(Foto: Ricardo Silveira/JOC).

A vice-prefeita Suelen Geremia enfatizou o papel do esporte na formação dos jovens e celebrou a presença dos municípios participantes.

“Cada atleta traz seus sonhos, seus talentos e uma história para construir. O esporte ensina disciplina, persistência e mostra que, juntos, podemos alcançar objetivos”, afirmou.

Parceria entre cidades fortalece o evento

As competições estão sendo realizadas em espaços esportivos de Porto União e também de União da Vitória, reforçando a integração histórica entre os dois municípios.

(Foto: Ricardo Silveira/JOC).

Para o secretário de Esportes de União da Vitória, Rodrigo Crema, a cooperação entre as cidades é uma consequência natural da relação construída ao longo dos anos.

“Porto União e União da Vitória são cidades irmãs. Receber uma regional tão forte quanto a Leste/Norte engrandece o nome de Porto União no cenário esportivo catarinense”, avaliou.

Retomada dos grandes eventos

Representando a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), o diretor Flávio Sérgio Pscheidt destacou a importância de levar competições para diferentes regiões do estado e classificou o retorno dos eventos esportivos à cidade como significativo.

“Trazer o esporte novamente para Porto União é importante para toda a região. A Fesporte trabalha para ampliar o alcance das competições e fortalecer o esporte em todas as partes de Santa Catarina”, afirmou.

(Foto: Ricardo Silveira/JOC).

Já o integrador de esporte da Fesporte, Thiago Augusto Costa, lembrou que a etapa reúne alguns dos principais talentos esportivos da região, que buscam classificação para a fase estadual.

(Foto: Ricardo Silveira/JOC).

Até domingo (21), atletas disputam partidas de basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol em uma programação que transforma Porto União e União da Vitória em centros do esporte catarinense de base.