Bituruna realiza 12ª Festa do Vinho neste final de semana

Bituruna já está preparada para a 12ª Festa do Vinho. O tradicional evento tem início nesta sexta-feira, 11, e segue até o domingo, 13. Neste ano, a novidade é o local de realização da festa, que tomará o calçadão na área central da cidade.

Bituruna realiza 12ª Festa do Vinho neste final de semana

Na abertura da festa, a partir das 19h30, será servida uma polenta de 67 metros, a maior do mundo. Mario Zampiron, secretário de Agricultura e organizador da polenta, relata que são utilizados cerca de 200 kg de farinha de milho para a produção do prato, que é servido com molho de frango e queijo e é acompanhada por um copo de suco de uva. A polenta é cozida em 30 caldeirões com ajuda da comunidade. “Essa polenta é preparada por voluntários, pessoas que se manifestam, que já faz um tempo que sempre nos ajudam e fazem a polenta, ficam mexendo durante o cozimento. Geralmente são casais de pessoas que gostam dessa atividade”, explica Mario.

“Ela não dura mais do que 15 minutos. Depois que ela é preparada, começa a distribuir e logo o pessoal vai se servindo. O pessoal de Bituruna já tem a tradição de consumo dessa polenta e é uma das maiores tradições da festa”, completa o secretário.

Outra novidade fica por conta das vinícolas biturunenses. Nesta edição da festa, os visitantes poderão fazer a Rota do Vinho, participar de degustações e conhecer os lançamentos dos produtores de vinho. Esse novo formato de festa traz o visitante, traz quem vem para Bituruna para a festa do vinho para dentro da vinícola. “A nossa rota do vinho está toda preparada, toda revitalizada, está linda, esperando todo mundo. Vamos ter atrações inclusive na rota do vinho. Quem estiver no centro da cidade vai poder pegar os ônibus que sairão gratuitamente da festa no centro da cidade para fazer visita nas vinícolas em vários horários durante o dia, tanto do sábado quanto do domingo”, relata Michelle Bertoletti Rosso, membro da Associação de Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi).

O prefeito biturunense, Rodrigo Rossoni, relata que a cidade montou uma grande estrutura para receber os munícipes e visitantes. “Estou muito contente com o resultado, e eu queria estender um convite a todas as famílias da região para que venham a Bituruna tomar um bom vinho, comer uma polenta, pois serviremos a maior polenta do mundo. Essa festa só vai ser boa se você e sua família vierem visitar Bituruna. Nosso povo adora receber visitas e gosta de tratar bem as pessoas. O povo biturunense é gente que gosta de gente”, convida.


Programação

Sexta-feira, 11

18h – Abertura (Avenida Dr. Oscar Geyer);

18h – Expovinho (Avenida Dr. Oscar Geyer);

19h30 – Abertura oficial com grupo Stella di Petra e distribuição da polenta (Avenida Dr. Oscar Geyer);

22h – Show de Jeann e Julio (Avenida Dr. Oscar Geyer)

Sábado, 12

10h – Encontro de Autoridades (Prefeitura, Avenida Dr. Oscar Geyer);

10h – Expovinho (Avenida Dr. Oscar Geyer);

13h – Meia Trilha do Vinho (Saída da Igreja Católica – Matriz – Praça do Fogo – Rota Rural);

14h – Baile da Melhor Idade com grupo Hart Sul (Tenda de shows – Avenida Dr. Oscar Geyer);

14h – Encontro de Motoclube (Rua Antônio Coradim);

20h – Show de Baitaca (Avenida Dr. Oscar Geyer);

22h30 – Show de Léo Chaves (Avenida Dr. Oscar Geyer);

Domingo, 13

10h – Encontro de realeza Amsulpar (Prefeitura, Avenida Dr. Oscar Geyer);

10h – Expovinho (Avenida Dr. Oscar Geyer);

13h30 – Encontro de carros antigos e rota do vinho com os carros (Rua José Bertoletti);

15h – Show de U2 Cover (Avenida Dr. Oscar Geyer);

17h – Show de Alvaro e Daniel (Avenida Dr. Oscar Geyer);

19h – Show da Banda Gratidão (Avenida Dr. Oscar Geyer).

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias