Congresso Escoteiro movimentou Porto União

Mais de 400 pessoas representaram os 22 distritos escoteiros

de Santa Catarina durante os dias 18 e 19

Um dos maiores e mais importante eventos técnicos do escotismo foi sediado em Porto União, nos dias 18 e 19. O 27º Congresso Escoteiro Estadual de Santa Catarina e a 30ª Reunião Ordinária da Assembleia Escoteira Regional reuniram mais de 400 pessoas, representantes dos 22 distritos escoteiros, oriundas de 70 municípios, no Colégio Santos Anjos.

Celso Castilho, Presidente de Honra do Grupo Escoteiro Iguaçu, afirma que este é um dos momentos mais esperados pelo grupo pela tamanha importância que exerce entre os seus participantes. “É uma iniciativa que busca o fortalecimento do movimento escoteiro, capacitação de voluntários e um maior envolvimento com a comunidade, além de contribuir diretamente com um mundo melhor”, explica.

Segundo Celso foram dois dias com intensas atividades pautada por palestras e oficinas, envolvendo adultos voluntários do movimento escoteiro catarinense, momento em que foram discutidos os principais assuntos referentes ao escotismo, família e jovens. “Também  foram homenageados diversos integrantes do Movimento Escoteiro Estadual pelos seus feitos. Contamos ainda com a participação dos músicos do Instituto SIM – Sempre Incentivando Música”.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

O Congresso Escoteiro também abordou a celebração dos 90 anos do Grupo Escoteiro Iguaçu. “A escolha de Porto União veio para coroar o aniversário do grupo. Vale lembrar que foi uma iniciativa autossustentável, ou seja, cada participante pagou pela sua inscrição. Foi bom revermos os amigos e estabelecermos novas amizades. A economia local também foi beneficiada com o evento, com a presença de turistas em hotéis e restaurantes”.

O Grupo Escoteiro Iguaçu é o mais antigo em atividade em Santa Catarina e um dos mais longevos do país. Hoje, o grupo funciona em um prédio histórico localizado na rua Frei Rogério.

Programação

A abertura dos trabalhos aconteceu no dia 19 com o painel “Saúde emocional da criança, adolescentes, jovens e adultos nos tempos atuais”, com as palestrantes Francine Grendene Ortigara, Cristiane Stankevicz e Leila de Paula.

O público também participou de oficinas sobre diferentes temas, entre eles inclusão, sistema de equipes, meio ambiente, a vida de Baden Powell, fundador do movimento escoteiro, e outros assuntos pertinentes ao escotismo e a sociedade.

Também participaram do Fórum Regional de Jovens Lideres, maior instância deliberativa da Rede de Jovens Líderes. Nesses momentos ocorrem a apreciação e deliberação de propostas de trabalho, eleições e diálogos de interesse da juventude escoteira.


Celso Castilho, Presidente de Honra do Grupo Escoteiro Iguaçu, afirma que este é um dos momentos mais esperados pelo grupo pela tamanha importância que exerce entre os seus participantes. “É uma iniciativa que busca o fortalecimento do movimento escoteiro, capacitação de voluntários e um maior envolvimento com a comunidade, além de contribuir diretamente com um mundo melhor”, explica.


Outro momento significativo foi a Sessão Solene da Assembleia Regional, que aconteceu no dia 18, no auditório do Colégio Santos Anjos. A solenidade reservou espaço para autoridades locais e do escotismo, bem como parceiros do Congresso. Foi um momento de reconhecimento, agradecimento e confraternização.

No dia 19, aconteceu a 30ª Assembleia Escoteira Regional, órgão máximo, representativo e normativo da Região Escoteira. Nessas reuniões ordinárias ocorreu a prestação de contas do exercício anterior, deliberação do orçamento, apresentação do relatório de atividades da Diretoria Regional, processos eleitorais e assuntos gerais de interesse dos associados.

ESCOTISMO

Foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (BP), em 1907, na Inglaterra. É um movimento mundial, com mais de 50 milhões de membros. A proposta do Movimento Escoteiro é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.

Em Santa Catarina, o Movimento Escoteiro cresce estruturado, contando com mais de 10.800 jovens e adultos voluntários, participando ativamente de atividades semanais em seus grupos escoteiros, sempre respeitando e priorizando a proposta do Movimento Escoteiro e valorizando a Lei e Promessa Escoteiras.

Foto: Divulgação/Grupo Escoteiro Iguaçu

Voltar para matérias