“Dia D” de Manutenção e limpeza das redes elétricas

Iniciativa na sua 3ª edição aconteceu simultaneamente em 79 municípios do Paraná, inclusive na região de União da Vitória


A Copel promove neste sábado (14) o mutirão anual de manutenção preventiva nas redes elétricas, com o objetivo de reduzir desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano. Esta é a terceira edição do chamado “Dia D”
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Gerente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), agência de União da Vitória, Rodrigo Cavalheiro, definiu como produtivo e importante o sábado, 14, juntamente com os mais de dois mil servidores da companhia. As equipes que foram divididas para atender os municípios da região (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitoria, São Mateus do Sul e União da Vitoria), deram prosseguimento ao “Dia D” de manutenção e limpeza de redes elétricas. Iniciativa que está na sua 3ª edição, aconteceu simultaneamente em 79 municípios do Paraná.

De acordo com Rodrigo, o mutirão é realizado anualmente e de maneira preventiva nas redes elétricas. A atuação teve foco na poda de árvores, instalação de espaçadores e na retirada de pipas e outros objetos da rede, com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção e inspeção.

Em entrevista na sexta-feira, 13, à Agência de Notícias do Paraná (AEN), a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, disse que a quantidade e a duração das quedas seguem reduzindo.

“Na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, tivemos uma melhora de 10,6% na frequência equivalente de desligamentos, e de 5,7% na duração equivalente das faltas de energia”.

Citou também a preocupação com o período de chuvas no início da primavera, por conta do contato de galhos de árvores com a rede durante os temporais. Os trabalhos do mutirão não tiveram impacto para os consumidores do Paraná, pois foram executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes fizeram a inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações.


Mutirão aconteceu:

Na região Centro-Sul, as atividades ocorreram nos municípios de Arapoti, Bituruna, Castro, Curiúva, Guarapuava, Imbaú, Imbituva, Irati, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Palmital, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa, Prudentópolis, Reserva, São Mateus, Telêmaco Borba, Tibagi, Turvo e União da Vitória.

Voltar para matérias