Festa do Steinhaeger e do Xixo volta com toda a sua força

O segundo final de semana de dezembro marcou o retorno da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que desta vez teve duração de quatro dias. Parte do calendário oficial de eventos de Santa Catarina, a festa passou por dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19.

Festa do Steinhaeger e do Xixo volta com toda a sua força

Foto: Ronaldo Mochnacz

A ideia do evento surgiu em 2007, por meio da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), na tentativa de alavancar o turismo da cidade. Hoje, em sua 14ª edição, já é considerada a segunda maior festa de etnia alemã do estado, perdendo apenas para a Oktoberfest de Blumenau. Pela sua importância, o evento deu à Porto União o título de capital nacional do Steinhaeger e do Xixo, reconhecimento aprovado em 2010 no Projeto de Lei nº 7.075-A, de autoria do então deputado federal Décio Lima.

A alegria de poder participar novamente do evento após os anos distante da festa estava estampada nos rostos da população e dos organizadores. “A sensação é de alegria, de felicidade, não pode ser diferente”, comenta Fábio Rulf, presidente da Acipu e um dos diretores da Destilaria Doble W.

Para o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, a espera valeu a pena, pois foi recompensada com uma bela edição da festa, marcada pela participação popular. “Que festa linda, bacana. Na quinta-feira na verdade foi só um esquenta, um tira gosto, mas na quinta-feira isso aqui já bombou, estava lotado, na sexta-feira a festa foi linda, maravilhosa. O desfile, pessoas na rua 7 de Setembro, dos dois lados cheio de gente, mais de 1200 pessoas desfilando, os carros alegóricos, que bacana”.

O espaço da festa contava com pouco mais de 5 mil metros de área coberta e dois palcos com apresentações simultâneas. Contudo, já se planeja para que no ano que vem, as atrações sejam levadas também para União da Vitória, aumentando ainda mais a dimensão da festa do Steinhaeger e do Xixo. “A festa ultrapassou fronteiras. Você vê o tamanho da festa, quantas pessoas, todos os hotéis lotados em União da Vitória e Porto União. Isso é turismo, isso é geração de emprego e renda. Está de parabéns o Fábio da Associação Comercial, prefeito Eliseu. E a festa tomou uma dimensão tão grande que vai para União da Vitória no ano que vem. E é desse jeito que a gente trabalha, unido, com alegria. Uma festa da família, uma festa das pessoas da nossa cidade, principalmente de turistas vindo conhecer União da Vitória e Porto União. Com certeza nós estamos plantando uma semente que vai dar muitos frutos ainda”, comenta o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Como nos anos anteriores, a festa contou com forte esquema de segurança, para dar tranquilidade a todos os participantes. “A festa do Steinhaeger e do Xixo é planejada em termos de ordem pública desde o início do ano. Nós prevemos policiamento com reforço de diversas unidades de Santa Catarina. No atual evento nós extrapolamos o público em algumas mil pessoas para a gente poder trazer reforço das unidades de Caçador, Canoinhas e Lages, dentre as quais trazemos também o esquadrão de cavalaria do 6º BPM. O policiamento é reforçado. São muitos policiais mas que pouco trabalham, por que o que nós vemos nessa festa é uma organização excelente, famílias festejando e muito pouco de ocorrências policiais”, explica o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar em Porto União, Paulo Ricardo Galle.


Potencial turístico

Mais do que um momento de diversão, a Festa do Steinhaeger e do Xixo é destacada por muitos como um grande atrativo turístico de Porto União e, por consequência, de União da Vitória. Christian Martins, Comandante da Regional de Canoinhas do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e diretor da Acipu, destaca que a festa nasceu pequena, e que foi conquistando o público ao longo dos anos, e que hoje ajuda a cultivar a cultura e a tradição germânica do Vale do Iguaçu.

Christian relata uma passagem deste ano, durante a Oktoberfest, da qual participou. Segundo ele, ouviu muitas pessoas falando, em Blumenau, sobre a Festa do Steinhaeger e do Xixo. Christian também destacou a alta procura por hotéis, o que, para ele, comprova o sucesso da festa. “Esse pessoal que veio aqui da Assembleia Legislativa, nesse espaço, pela primeira vez o governo do estado se instala aqui em Porto União e aporta um recurso para ajudar na festa, ajudou não só com a parte financeira mas com a presença, os deputados da região estão circulando por aí. Mas as pessoas que vieram, os três servidores da Assembleia que vieram para cuidar dessa estrutura, 30 dias atrás já não tinha mais vagas de hotel, foi um sufoco conseguir remanejar um espaço no hotel para eles ficarem, para você ver como é importante ter uma festa desse tipo, desse estilo que traz um público de fora, e que vai movimentar além da rede hoteleira, vila gastronômica da festa, o comércio em geral e a cidade”.

Para o deputado estadual eleito, Hussein Bakri, uma festa igual a do Steinhaeger e do Xixo deve ser vista como um investimento, e não como um gasto, pois ela contribui para projetar o nome da cidade para fora e incentiva turistas a passar mais tempo no Vale do Iguaçu. “Nós temos que trabalhar para o fortalecimento do turismo regional. Acho que esse é o intuito de todos que estamos aqui. Por que estamos agora em um dilema e que não é fácil de resolver. Nós temos potencial. Temos turismo religioso, nós temos cachoeiras, nós temos rios, nós temos o Morro do Cristo, o Morro da Cruz. Agora nós precisamos passar disso para fazer com que nós tenhamos retorno financeiro no turismo. Nós temos hoje um turista que vem, fica um dia e vai embora. Nós queremos aquele turista que vem para ficar dois, três dias na cidade, e que ele fique no hotel, que tenha uma rota, que tenha um atrativo, que vendam pacotes para vir para União da Vitória e Porto União. Acho que esse é o grande objetivo”

“Eu creio que o turismo em nossa região tem tudo para crescer, tem tudo para se desenvolver, as pessoas que vêm para a festa vão acabar conhecendo toda a nossa região e isso vai transformar a nossa cidade”,completa Eliseu.

Voltar para matérias