Fiscalização eletrônica completa um mês de pleno funcionamento em União da Vitória

Na terça-feira, 1º, a fiscalização eletrônica completa seu primeiro mês de funcionamento pleno em União da Vitória. Após 40 dias de testes, desde o primeiro dia de julho os radares fixos, lombadas eletrônicas e radares semafóricos espalhados em pontos estratégicos da cidade passaram a render multa para os motoristas que cometem infrações.

Fiscalização eletrônica completa um mês de pleno funcionamento em União da Vitória

A secretária de Trânsito de União da Vitória, Tatiane de Fátima Stacechen, relata que o longo período de experiência foi útil para que a maioria da população se habituasse com os pontos da fiscalização eletrônica. Segundo ela, durante os 40 dias de testes, houve um volume expressivo de pessoas que seriam autuadas caso as multas já estivessem sendo aplicadas. Agora, com o pleno funcionamento, a tendência é de queda no número de infrações registradas em comparação com o período de testes. “Durante os dias de testes a gente conseguiu um número muito expressivo de pessoas que iam ser autuadas. Mas aí ficou aquela pergunta: será que realmente eles vão ser autuados porque não estão vendo [os radares], não estão respeitando, não estão prestando atenção, não foi divulgado totalmente, ou eles não estão respeitando porque eles sabem que [os radares] não estão lendo? (…) Dia 1º de agosto a gente fecha os 30 dias de valendo. Depois que gera a última multa do dia 31 de julho, o sistema leva três dias para compensar as multas no sistema para a gente conseguir gerar o relatório do mês. Então, lá pelo dia 07 de agosto vamos ter o relatório de 30 dias com o radar efetivamente valendo. Vamos ter a comparação dos dias de teste com os dias agora valendo. Mas vendo as validações (…) a gente já teve uma base que baixou bastante [o número de possíveis autuações] e que as pessoas realmente já estão sabendo que existem [os radares]”, comenta.


Escolha dos pontos

Ao todo, são 15 pontos de operação, sendo sete radares fixos, cinco radares semafóricos e três lombadas eletrônicas. Segundo Tatiane, a escolha dos locais de instalação teve como princípio um estudo de trafegabilidade realizado pela empresa responsável pelo equipamento. Também foi levado em consideração levantamentos feitos pela Polícia Militar sobre os locais que mais geram acidentes nos últimos dois a cinco anos no município. Outro fator de atenção foi o pedido de instalação de lombadas. A secretária relata que eram constantes os pedidos para que esse tipo de redutor de velocidade fosse instalado, por exemplo, no cruzamento entre a rua Professora Amazília e a rua Professor Cleto, devido ao alto número de acidentes registrados naquela região.

Segundo Tatiane, a grande intenção da instalação dos radares é aumentar a segurança do trânsito de União da Vitória, por isso foram escolhidos os pontos mais críticos. “Você sempre tem que estar consciente da velocidade que você está indo, o perigo, o risco que você tá causando para uma pessoa que pode estar passando, tanto um idoso, um deficiente ou uma criança, alguém que esteja passando numa faixa, por exemplo”.


Multa no sinal amarelo?

Segundo Tatiane, um dos questionamentos mais frequentes a respeito da fiscalização foi sobre a aplicação de multas em caso de avanço do sinal amarelo. A secretária, contudo, explica que passar pelo semáforo na luz de alerta não gera multas. O problema é que, em muitos casos, para passar o sinal antes do vermelho, o motorista acaba acelerando e ficando acima dos 40km por hora exigidos pela via, o que gera uma multa por excesso de velocidade. Ou ainda, na tentativa de passar pelo sinal amarelo, acabar furando o sinal vermelho. “O problema é: você viu que amarelou, você ou acelera e passa a mais de 40km. Você nem vai levar a multa do vermelho, às vezes, vai levar a multa do aceleramento para tentar passar no amarelo. Ou você acelera e não dá tempo de passar naquele amarelo que você enxergou, porque ele tem uns segundinhos, né? Do amarelo que você enxergou, ele já alterou para o vermelho, aí você multou. Então assim, amarelou, você não pode passar. Não porque vai te multar no amarelo, mas sim porque vai te multar no vermelho porque não vai dar tempo de você atravessar”, alerta.


Levei multa, e agora?

A fiscalização em União da Vitória trabalha com dois tipos de multa. A primeira é a relacionada aos semáforos, que têm valor fixo de R$ 293,00 para quem ultrapassar o sinal vermelho. A segunda tem base na velocidade do veículo. Caso o motorista passe 20% acima do limite da via, deverá pagar cerca de R$130,00. O valor da multa nesses casos, entretanto, aumenta conforme a porcentagem de velocidade superior à permitida pela via. Todas as multas geram pontos na carteira. Segundo Tatiane, todas as autuações são validadas pela empresa responsável pelo equipamento, o que garante maior transparência no processo.

A secretária também lembra que, seguindo as orientações, todos os radares foram devidamente sinalizados para que os motoristas saibam exatamente quais os pontos de atenção. “A gente tem que dar publicidade aos locais, ao número de série, a data de aferimento, tudo nos mínimos detalhes para não ter dúvida, para não gerar desconfiança, não gerar dúvida naquilo, e foi isso que, até com o pessoal da nossa comunicação, a gente fez. Está no site da prefeitura, assim como também o prefeito Bachir, ele quis deixar bem claro para as pessoas que o nosso intuito não era a arrecadação, o nosso intuito é a segurança da população, sempre”.

Mas, se em caso de um descuido o motorista acabar sendo multado, Tatiane indica quais os procedimentos. A partir do momento em que receber a multa pelo correio, o motorista tem até 30 dias para indicar quem era o condutor do veículo. Se a multa for paga dentro desse prazo, há um desconto no valor. Caso não queira pagar, é possível entrar com um recurso, explicando o motivo de o motorista acreditar que a multa é indevida.

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