Nova diretoria da OAB de Porto União é empossada

Os advogados e advogadas que compõem a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União foram diplomados pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, na última sexta-feira, 08, em cerimônia que contou ainda com a outorga da Medalha Florisvaldo Diniz.

Nova diretoria da OAB de Porto União é empossada

Presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, com o presidente da OAB/Porto União, Luciano Ribas Passos. Foto: Isis Lacombe

A presidente da Seccional reafirmou o compromisso com a advocacia porto-unionense ao ressaltar os avanços obtidos pela OAB Santa Catarina nos primeiros meses de gestão. “Percorremos todas as regiões do nosso Estado e conhecemos as reais necessidades dos advogados e advogadas catarinenses, por isso OAB/SC e CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina) estão ampliando cada vez mais as suas ações para alcançar os profissionais que atuam na ponta”, destacou Cláudia.

Segundo a presidente, a intenção de sua gestão é de fazer um trabalho focado não apenas na capital Florianópolis, mas também pensando nos advogados atuantes no interior do Estado. “O nosso objetivo, o nosso projeto destes três anos é fazer um trabalho tanto na capital quanto no interior, atendendo a todas as advogadas e advogados sem qualquer distinção. [esse] É um dia histórico, é um dia para se comemorar e para reafirmar nosso compromisso. Os compromissos de uma OAB cada vez mais democrática, de uma OAB cada vez mais inclusiva, e uma OAB que tem um olhar mais humanizado, que tem olhar de empatia. Que nós possamos olhar para o advogado e para a advogada com mais simplicidade”.

+ O Comércio: União da Vitória recebe mais de R$12 milhões em verbas

Outras propostas da gestão incluem o aumento dos honorários pagos aos advogados dativos, ou seja, aqueles que exercem papel de Defensor Público por indicação da Justiça. “Queremos triplicar o valor da tabela de honorários dativos. Nós temos mais 12 mil colegas advogados que atuam no sistema dativo, que é o atendimento à população carente pelo sistema da OAB só que o valor é um valor que infelizmente a gente sabe que não corresponde ao trabalho do advogado e da advogada do nosso estado”, comentou Cláudia.

Também há a intenção de promover o retorno das audiências in loco, visto que essas foram suspensas por conta da pandemia de Covid-19. “Já tivemos reunião com o presidente do Tribunal. Já começamos esse movimento no Estado. Nós temos algumas comarcas aí que estavam com as portas fechadas e o Tribunal de Justiça interveio e já conseguiu liberar, ou seja, é obrigação atender o jurisdicionado, a população que mais precisa, e a OAB está muito atenta a esse movimento. Segundo o nosso presidente do Tribunal que esteve conosco em São Joaquim, na semana passada, em um dos eventos de posse, ele falou no microfone para que todos ouvissem que a interrupção da OAB e aqui, pelo intermédio da presidente que vos fala, ele disse que até maio nós estaremos com tudo regularizado”, explica Cláudia.

Representando a presidência da CAASC, o secretário-geral Rodrigo Goetten também reiterou a parceria da instituição com a nova diretoria da OAB Porto União. “Todos os seus projetos, Luciano, serão os projetos da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina”, declarou Goetten ao presidente empossado da Subseção, Luciano Ribas Passos.

“A OAB Porto União nunca esteve tão próxima da OAB Santa Catarina e da OAB Nacional. Somos eternamente gratos por tudo que vocês, Cláudia Prudêncio e Rafael Horn, fizeram pela advocacia da região e por terem concretizado um dos nossos sonhos”, afirmou Luciano, referindo-se à construção da sede da Subseção.


Danielle Masnik assume posto no Conselho Estadual

Danielle Masnik, que foi presidente da OAB Porto União durante seis anos, deixou seu posto, que agora será ocupado por Luciano Ribas Passos. Danielle, contudo, assumiu posto no Conselho Estadual. “São seis anos de presidência, mas muito tempo aí trabalhando junto a OAB. Foi uma experiência incrível. Foi uma honra imensa presidir a OAB, não só como primeira mulher, mas também pela importância dessa instituição que está aí historicamente em todas as situações, em todos os contextos brasileiros sendo protagonista de muitas ações, de muitas conquistas. Presidir a OAB aqui em Porto União realmente foi uma honra, mas também um grande desafio. Como mulher, como pessoa pouco conhecida na cidade porque eu era recém-chegada. Pouco tempo na cidade, fui conquistando o conhecimento com os colegas e tenho muitas histórias assim com os nossos queridos advogados que já partiram. Dr. Zani Farah, Dr. Jairo Christ, Dr. Antônio Wolff foram pessoas que me trouxeram uma história de vida deles e que me fizeram crer que podiam acontecer ações e conquistas ainda maiores para advocacia e também para a população, para cidade, porque advocacia de certa forma é uma porta-voz dos direitos das pessoas. Então, se advocacia é forte, obviamente que a população vai ter um acesso melhor à justiça e a própria constituição fala isso, que a advocacia é essencial à consecução da Justiça” comenta Danielle.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Na oportunidade também foram empossados os demais diretores da OAB Porto União: o vice-presidente, Nivaldo Godoy Guerin Júnior; a secretária-geral, Vanessa Liane Sinderski Costa; o secretário-geral adjunto, Altino Luiz Lemos; a tesoureira, Josiane Kroetz de Almeida Nogara; além de conselheiros da Subseção e delegados da CAASC.


Medalha Florisvaldo Diniz

A OAB Santa Catarina realizou ainda durante a cerimônia a outorga da Medalha Florisvaldo Diniz para a ex-presidente da OAB Porto União, Danielle. A honraria é concedida pela Seccional como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à advocacia quando do exercício da presidência.

Danielle Masnik recebe Medalha Florisvaldo Diniz. Foto: Isis Lacombe

“Serviços prestados não só para os advogados e advogadas da região, mas para a advocacia de toda Santa Catarina, pois você é uma grande líder”, frisou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ao entregar a comenda para a advogada que atualmente faz parte do Conselho Pleno da Seccional.

Voltar para matérias