Nova ponte entre Brasil e Paraguai levará nome de Jaime Lerner

O trecho brasileiro da nova ponte de ligação entre o Brasil e o Paraguai terá o nome de Jaime Lerner, em homenagem ao ex-governador paranaense. A proposta do Projeto de Lei 1.984/2021 veio do então deputado federal Evandro Rogério Roman (PP-PR). No Senado, o relator foi o presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro (MDB-PI). O projeto foi aprovado na Câmara e no Senado e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O lado paraguaio da ponte será denominado Presidente Franco.

Este, inaugurada em 1965. O texto original dava o nome  de Jaime Lerner a toda a ponte. Marcelo Castro apresentou  substitutivo batizando apenas o  trecho localizado em território  nacional. Ele explicou que não  seria correto aprovar uma proposta que concede, de maneira  unilateral, nome a uma ponte binacional, sem a concordância do  Paraguai. Por sugestão do senador Esperidião Amin (PP-SC) durante  a reunião, foi feita uma emenda  de redação, trocando a expressão  "trecho localizado em território  brasileiro" por "trecho brasileiro", simplesmente. Arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e  governador do Paraná por duas  vezes, Jaime Lerner morreu  em maio do ano passado. "Ele  tinha como lema integrar os  povos pelas suas obras. A ponte  vai unir duas nações", apontou  o autor da proposta. "Os gênios  começam a viver no coração das  pessoas depois de sua partida.  Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas.  Sua obra e seu pensamento são  marcas vivas que continuarão  por muito tempo", disse Roman. Modernização e pedágios Entre as obras de Lerner destacadas pelo deputado Roman está a modernização do transporte público de Curitiba, o fechamento da Rua XV de Novembro  e a criação de diversos parques  urbanos na capital paranaense. Maior vão-livre A obra da nova ponte de integração é uma parceria entre o  governo federal, o governo do  Paraná e a Itaipu Binacional.  A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470  metros – o maior da América  Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura,  acostamento de três metros e  calçada de 1,7 metro nas laterais. Mais de 80% do projeto já foi  concluído. Faltam apenas 100,6  metros para a união do vão central entre Brasil e Paraguai.

Hoje conhecida como Ponte da Integração, a segunda ponte Brasil-Paraguai sobre o Rio Paraná está sendo construída desde 2019 e sua inauguração está prevista para este ano. Ela ligará Foz do Iguaçu, no Paraná, a Presidente Franco, no Paraguai. É fruto de uma parceria entre os governos do Paraná e federal e Itaipu Binacional. Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965.

O texto original dava o nome de Jaime Lerner a toda a ponte. Marcelo Castro apresentou substitutivo batizando apenas o trecho localizado em território nacional. Ele explicou que não seria correto aprovar uma proposta que concede, de maneira unilateral, nome a uma ponte binacional, sem a concordância do Paraguai.

Por sugestão do senador Esperidião Amin (PP-SC) durante a reunião, foi feita uma emenda de redação, trocando a expressão “trecho localizado em território brasileiro” por “trecho brasileiro”, simplesmente.

Arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por duas vezes, Jaime Lerner morreu em maio do ano passado. “Ele tinha como lema integrar os povos pelas suas obras. A ponte vai unir duas nações”, apontou o autor da proposta. “Os gênios começam a viver no coração das pessoas depois de sua partida. Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas. Sua obra e seu pensamento são marcas vivas que continuarão por muito tempo”, disse Roman.


Modernização e pedágios

Entre as obras de Lerner destacadas pelo deputado Roman está a modernização do transporte público de Curitiba, o fechamento da Rua XV de Novembro e a criação de diversos parques urbanos na capital paranaense.


Maior vão-livre

A obra da nova ponte de integração é uma parceria entre o governo federal, o governo do Paraná e a Itaipu Binacional. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Mais de 80% do projeto já foi concluído. Faltam apenas 100,6 metros para a união do vão central entre Brasil e Paraguai.

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