População do Vale do Iguaçu prefere o comércio local, aponta pesquisa

O Jornal O Comércio encomendou uma pesquisa para descobrir as preferências de consumo dos munícipes do Vale do Iguaçu. Os questionários foram aplicados pela empresa de pesquisas Radar Inteligência Ltda., entre os dias 18 e 20 de março, de forma presencial. As amostras são representativas geograficamente nas áreas urbana e rural, contemplando o centro das cidades, principais bairros, distritos e comunidades rurais.

Em União da Vitória foram realizadas 343 entrevistas, o que coloca a pesquisa em um intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pergunta realizada aos entrevistados foi a seguinte: “Na hora de realizar suas compras, o(a) senhor (a) dá preferência ao comércio local de União da Vitória?”. A resposta Sim foi dada por 79,9%; enquanto que 20,1% afirmou não dar preferência ao comércio local.

População do Vale do Iguaçu prefere o comércio local, aponta pesquisa

Foto: Jornal O Comércio

Na estratificação por gênero, é possível perceber uma ligeira diferença nessa preferência. Enquanto 80,2 % dos homens afirma optar pelo comércio local, essa mesma decisão é tida por 79,6% das mulheres. Homens e mulheres que não optam pelo comércio local são, respectivamente, 19,8% e 20,4%.

Foto: Jornal O Comércio

No resultado por escolaridade, os que mais preferem o comércio local são aqueles com ensino superior completo ou incompleto (86,4%), seguido pelo grupo que compreende analfabetos e aqueles com até o ensino fundamental completo (80%), e por aqueles com ensino médio completo ou incompleto (77,6%).

População do Vale do Iguaçu prefere o comércio local, aponta pesquisa

Foto: Jornal O Comércio


Em Porto União

Em Porto União foram realizadas 223 entrevistas, o que coloca a pesquisa em um intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Perguntado se “Na hora de realizar suas compras, o(a) senhor (a) dá preferência ao comércio local de Porto União?”, 71,3% respondeu que sim, enquanto que 28,7% disse que não dá preferência ao comércio local.

Foto: Jornal O Comércio

Na estratificação por gênero vemos uma diferença entre os hábitos de consumo em União da Vitória e Porto União. No lado catarinense dos trilhos, as mulheres são a maioria dos que preferem o comércio local. A resposta afirmativa foi dada por 74,8% das mulheres, enquanto que a mesma decisão é tomada por 67,8% dos homens. Mulheres e homens que não dão preferência ao comércio da própria cidade são, respectivamente, 25,2% e 32,4%.

População do Vale do Iguaçu prefere o comércio local, aponta pesquisa

Foto: Jornal O Comércio

No resultado por escolaridade, mais uma diferença para a cidade vizinha. Em Porto União, o que mais preferem o comércio local são aqueles com ensino médio completo ou incompleto (74,2%), seguido pelos moradores com com ensino superior completo ou incompleto (72,9%) e, por fim, vem o grupo que compreende analfabetos e aqueles com até o ensino fundamental completo 64,3%.

Foto: Jornal O Comércio