Remasa: uma indústria a céu aberto

Quando o assunto é meio ambiente, vários questionamentos são feitos às empresas que trabalham com o plantio de árvores para produção de madeira. Enfim, de que forma uma empresa que planta e colhe as árvores pode fazer bem ao meio ambiente e ainda ser reconhecida como excelente lugar para se trabalhar em um ranking nacional?

A resposta é simples e direta: “Nós formamos e conduzimos florestas com as espécies Pinus e eucaliptos, germinamos a semente, cuidamos das mudas, plantamos e colhemos a nossa matéria-prima que é a madeira. E mais que isso! Produzimos respeitando o meio ambiente, as nossas pessoas e as comunidades no entorno das nossas fazendas”. A resposta dada pelo diretor vice-presidente da Remasa Reflorestadora, Gilson Geronasso, pode parecer simples, mas envolve muito trabalho. Segundo ele, na Remasa, que leva em consideração o cuidado com a natureza e a dignidade das pessoas, existe uma cadeia produtiva que tem metas, valores e cuidados alinhados a uma política empresarial que representa o compromisso do Grupo Remasa com o manejo responsável, o cuidado com o meio ambiente e o bom relacionamento com as comunidades da região onde atua.

Remasa: uma indústria a céu aberto

Geronasso também destaca o respeito com as leis vigentes. “Nós colhemos o que plantamos e plantamos o que nos é permitido por lei, cuidando e respeitando a natureza”, explica. Uma das provas desse respeito é que as florestas da Remasa são certificadas internacionalmente pelo bom manejo, emitido pela FSC® (Forest Stewardship Council®). “A Remasa é exemplo de produção de florestas plantadas de Pinus e eucaliptos com proteção as florestas nativas. Para cada hectare de floresta de produção, a empresa tem um hectare de área protegida. Ou seja, 50% plantadas com florestas e os outros 50% conservados com matas nativas, onde encontramos espécies tanto de plantas como animais ameaçados de extinção. Um exemplo é a vasta quantidade de araucária em nossas áreas, e os relatos da presença de animais como anta, paca e onças”, relata Geronasso.


Reconhecimento GPTW como empresa destaque no Brasil

Na Remasa, centenas de pessoas atuam direta ou indiretamente nas atividades florestais. É um lugar de dignidade, respeito, segurança e onde as pessoas gostam do que fazem. A Remasa é certificada Great Place to Work, como um excelente lugar para se trabalhar [g1]. O Grupo Remasa vem construindo ao longo dos anos uma história feita com ética, respeito, responsabilidade e comprometimento. Com isso, é considerada hoje a 3ª Melhor Empresa do Agro Nacional e está entre as 10 Melhores Empresas do Paraná para se trabalhar. Um reconhecimento que intensifica e corrobora a excelência da sua atuação na gestão de pessoas intensificado nos últimos anos. Tudo isso fortaleceu um ambiente de trabalho diferenciado, um sentimento de confiança entre todos e também o envolvimento da comunidade nas ações da empresa.


O que é o FSC®

Ter essa certificação mostra que a empresa reafirma seu compromisso com a prática de Manejo Florestal economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo. A Remasa conquistou o selo pela primeira vez em 2011 e, a cada cinco anos renova a certificação. A obtenção do selo é uma prova do manejo adequado de suas florestas plantadas com respeito à natureza e cuidados com as suas florestas nativas.

Remasa: uma indústria a céu aberto

Voltar para matérias