Desenvolvimento regional impulsionado pelo curso de Medicina da UNC

O acesso ao curso Medicina na Microrregião de Saúde do Contestado oferecido pela Universidade do Contestado (UNC), uma instituição sem fins lucrativos, trará impactos significativos para o desenvolvimento regional, fortalecendo a atenção primária, formando profissionais capacitados e melhorando os indicadores de saúde.

Desenvolvimento regional impulsionado pelo curso de Medicina da UNC

A região do Contestado, que abrange parte de Santa Catarina e do Paraná, enfrenta uma carência de profissionais de saúde, principalmente em especialidades médicas, nos municípios menores. Com uma população total de 314.764 habitantes, sendo 80% dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), a necessidade de profissionais qualificados é evidente.

O currículo do curso de Medicina da UNC segue as Diretrizes Curriculares Nacionais e abrange áreas como Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. Os profissionais formados poderão fortalecer a Atenção Primária à Saúde, produzir conhecimento científico que destaca a importância da APS na saúde da população e desempenhar um papel decisivo como médicos de família e comunidade. Além disso, poderão desenvolver tecnologias de informação, participar de pesquisas biomédicas e contribuir para a formação de médicos locais, incentivando sua permanência na região.

A UNC busca a integração com outros cursos na área da saúde, estabelecendo parcerias com o sistema de saúde local e regional, incluindo o SUS. Os estudantes de Medicina terão a oportunidade de vivenciar a prática desde o início da graduação, por meio de atividades nas unidades básicas de saúde, ambulatórios e unidades de internação. 

Para garantir a coerência com as políticas públicas de saúde e a integração com a gestão local e regional do SUS, será estabelecido um sistema de rede de saúde-escola, com convênios de cooperação técnica, já assinados, entre o curso de Medicina e as secretarias municipais de saúde da região. Essa interação institucional participativa e reflexiva visa a formação profissional e a qualidade dos serviços de saúde, com avaliação contínua por meio de indicadores de saúde, pesquisa e satisfação dos usuários.

A ampliação do acesso ao curso de Medicina na Microrregião de Saúde do Contestado terá um impacto significativo na saúde da região. Além de suprir a carência de profissionais médicos, fortalecerá a atenção primária, melhorará os indicadores de saúde, elaborará planos de intervenção na saúde da comunidade e gerenciará o cuidado em saúde. Além disso, contribuirá para a qualidade do atendimento à população carente, promovendo a integração com o SUS e realizará pesquisas aplicadas.

O curso de Medicina da UNC, que foi autorizado pelo Conselho Universitário em 2021 e pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, com homologação do Governador do Estado Jorginho Melo, em 2023, é uma importante iniciativa para impulsionar o desenvolvimento regional. A presença da UNC desde 1992 já trouxe benfeitorias para a região, e a oferta do curso de Medicina ampliará ainda mais os benefícios trazidos pela universidade para a área da saúde.

O jovem com aspirações pessoais como estabilidade e segurança profissional, oportunidades de carreira, experiências significativas e gratificantes, aliadas a paixão por ajudar os outros, amor pela ciência, pelo corpo humano, pelo aprendizado contínuo será o futuro profissional médico formado pela UNC. 

Fazer medicina na UNC, significa fazer parte de uma instituição apaixonada pela arte de ensinar.  Somente os melhores estão conosco. Venha para a UNC.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias