Feira do Produtor Rural ganha espaço fixo após 30 anos

Após trinta anos instalada de forma provisória na Estação União, a Feira do Produtor Rural ganhará espaço fixo. A princípio, o novo endereço da tradicional feira será a rua Primeiro de Maio, ao lado do Corpo de Bombeiros. Em dia de realização de feira, a via será bloqueada para a passagem de veículos. Para definir se o novo local será, de fato, o mais satisfatório, a feira será transferida da Estação União para o futuro endereço em duas oportunidades já neste ano: no sábado, 19, e no sábado, 10 de dezembro, durante a realização da Expo Turismo e Festa do Xixo, respectivamente.

Feira do Produtor Rural ganha espaço fixo após 30 anos

Imagem ilustrativa

“A tradicional feira que acontece hoje na Estação União, ela acontece de forma provisória, e digo para vocês, está provisória há 30 anos no mesmo local ali na Estação União, onde os feirantes vão lá, montam toda semana as suas mesas, as suas barracas, e quando tem evento na Estação União eles têm que ficar para o lado de fora, têm que montar improvisado tendas para o lado de fora, então por isso vai ser alterado o local para que seja um local fixo para os feirantes. Então cada um vai ter um espaço para chamar de seu”, explica o Secretário de Agricultura de União da Vitória, Marcelo Schlenert.

No novo endereço, os produtores e artesãos terão barraquinhas fixas com estrutura de cobertura, identificadas por números de acordo com o seu alvará. “O local ao lado do Corpo de Bombeiros na rua Primeiro de Maio foi o melhor pela localização, pela acessibilidade, pela melhor forma de os próprios feirantes descarregarem os seus produtos. Eles vão poder estacionar os seus carros ao lado da barraca para deixar os seus produtos de madrugada, então a gente pensou nisso tudo. É um local próximo ao que já existe da Estação União, e acaba sendo um local simbólico que é a antiga rodoviária municipal. Também é próximo da divisa com Porto União, é a área central do município e foi o melhor local escolhido para realocar os feirantes”, completa o secretário.

Marcelo entende que a mudança pode causar impactos, mas pede que a população seja compreensiva, pois a decisão foi tomada pensando na comodidade de todos. “Esse plano foi conversado com todo mundo, os representantes dos feirantes aceitaram, a gente tem conversado com os clientes e o pessoal tem gostado da ideia também, então acho que ali vai ser o melhor lugar. Em relação aos feirantes, nós temos cerca de 80 feirantes, sendo que mais ou menos 50 são da agricultura familiar, que vendem produtos coloniais, e 30 são artesãos, que vendem seu artesanato lá na feira, então o total são 80. Desses, praticamente metade é de União da Vitória e metade de Porto União, praticamente dividido meio a meio. Como já acontece na Estação União, é a prefeitura de União da Vitória, através da Secretaria de Agricultura, que dá o alvará e a licença para todos os feirantes, tanto de União da Vitória quanto de Porto União. Então já na estação funciona dessa forma e no novo local, do lado do Corpo de Bombeiros também vai funcionar dessa forma. Todos os feirantes das duas cidades vão poder ser realocados para esse local e vão poder vender os seus produtos lá na feira”.


Expo Turismo Sul do Paraná

Neste final de semana, a feira será realocada justamente para dar espaço à realização da primeira edição da Expo Turismo Sul do Paraná. O evento é organizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e com as dez prefeituras que integram a Instância de Governança Regional (IGR) Sul do Paraná, sendo elas: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.

O projeto para a realização da Expo Turismo Sul do Paraná foi elaborado pela diretoria da Atema, em parceria com o Sebrae. A programação contará com diversas atividades, como palestras, pitchs (discursos de venda), cases, talk tours (palestras), famtours (promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico), exposição, rodadas de negócios, aulas show, feira de sabores, espaço gastronômico, estação dos municípios e apresentações folclóricas.


Programação da Expo Turismo Sul do Paraná

SEXTA – 18/11

10h30 – Início do Famtour com destino à Rota do Vinho em Bituruna – PR

14h30 – Reunião Técnica Conselho Gestor Regional do Paraná Produtivo

19h – Início das atividades da Expo Turismo Sul do Paraná (exposição, feira gastronômica, feira de produtos regionais, estandes de divulgação turística)

22h – Encerramento das atividades de exposição, feira de produtos regionais, estandes de divulgação turística

22h – Apresentação da Banda

00h – Encerramento da Feira Gastronômica e apresentação da banda.

 

SÁBADO – 19/11

9h – Rodada de Negócios

10h – Solenidade de abertura oficial da Expo Turismo Sul do Paraná Início das atividades da Expo Turismo Sul do Paraná (exposição, feira gastronômica, feira de produtos regionais, estandes de divulgação turística)

12h – Apresentação Dança Cigana – Porto União – SC Matte Break – pausa para um causo e um bom matte com André Zampier do Matte Cultural

13h30 – Apresentação Projeto Movimentos em Dança – Paula Freitas – PR

14h – Apresentação Banda Municipal de Paula Freitas – PR

14h – Famtour City Tour Porto União – SC/ União da Vitória – PR

14h30 – Apresentação do músico Paulo Henrique Kcheve de Souza Aula show – Brigadeiro de Erva Mate com Senac

15h– Apresentação Grupo de Danças Evolution de Porto Vitória – PR

15h30 – Apresentação Grupo Folclórico Ucraniano Fialka – São Cristóvão – União da Vitória – PR Matte Break – pausa para um causo e um bom matte com André Zampier do Matte Cultural

16h – Apresentação do Grupo Karolinka de São Mateus do Sul – PR

16h30 – Apresentação do Grupo Karolinka de São Mateus do Sul – PR

17h – Banda Instituto Grunenwald

17h30 – Banda Instituto Grunenwald

18h – Banda Instituto Grunenwald

19h30 – Jantar Ucraniano Folclore Ucraniano Kalena no Clube Ucraniano – reservas antecipadas Matte Break – pausa para um causo e um bom matte com André Zampier do Matte Cultural

22h – Encerramento das atividades de exposição, feira de produtos regionais, estandes de divulgação turística

22h – Apresentação da Banda

00h – Encerramento da Feira Gastronômica e apresentação da banda.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

DOMINGO – 20/11

8h30 – Famtour com destino à Rota Sul das Cachoeiras de União da Vitória – PR

10h – Início das atividades da Expo Turismo Sul do Paraná (exposição, feira gastronômica, feira de produtos regionais, estandes de divulgação turística) Matte Break – pausa para um causo e um bom matte com André Zampier do Matte Cultural

14h – Apresentação Grupo Tozzeti de Bituruna – PR

14h30 – Apresentação Grupo Folclórico

15h – Aula show com Senac

15h30 – Matte Break – pausa para um causo e um bom matte com André Zampier do Matte Cultural

16h – Maestro Edenilson Alves – Interpretação musical nativista de Cruz Machado – PR

16h30 – Apresentação dos alunos do projeto Pequenos Arteiros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória – PR

18h – Encerramento da Expo Turismo Sul do Paraná.

Voltar para matérias