Obras de revitalização da PRC-280 iniciam na segunda quinzena de setembro

Trechos em União da Vitória receberão uma terceira faixa


(Foto: Reprodução/ARN-PR)

Na quinta-feira, 09, em Palmas, foi lançada a pedra fundamental da pavimentação em concreto rígido de um trecho de mais de 59 quilômetros na rodovia PRC-280, o principal corredor logístico do sudoeste do Paraná. A via receberá, ainda, 12,39 quilômetros de terceiras faixas.

A readequação da pista é um desejo constante dos motoristas que a utilizam frequentemente, visto que a condição atual da rodovia prejudica o deslocamento. É o que conta Rosangela Otocovitz.

Em uma viagem de Pato Branco, cidade onde reside, à União da Vitória para visitar sua irmã, o carro em que estava com sua família acabou tendo dois pneus furados ao passar por um buraco. Foi assim que Rosangela, seu marido, Reginaldo Antonio de Gois, sua mãe, Tereza Otocovitz, e as pequenas Heloise e Helena Otocovitz de Gois passaram mais de três horas no acostamento da rodovia esperando por ajuda.

“Passando a Polícia Rodoviária de Palmas, logo a gente caiu em um buraco e furou dois pneus. Estávamos com estepe no carro mas não iria adiantar pois como furou dois pneus não teria o que fazer. Eu tenho duas meninas, uma de quatro anos e uma de oito meses, e minha mãe estava indo junto, então estávamos em cinco no carro. Já era noite e o pessoal passava devagar. Sentimos um certo medo porque estávamos com crianças pequenas. Poucos paravam para perguntar se queríamos ajuda”, relata.

Ainda no mesmo trecho da via, segundo Rosangela, havia um caminhão parado por problemas elétricos. Foi ao motorista desse veículo a quem a família pediu um pouco de água para poder preparar alimento para as duas crianças.

“Eu tinha levado uma garrafa térmica com água quente porque a gente sempre sai e vai tomando chimarrão. O meu marido foi conversar com o cara do caminhão que estava parado ali e pediu para o motorista se ele tinha um pouco de água fria para tentar fazer um mamá e tentar acalmar as crianças porque elas começaram a chorar, a ficar com medo. Graças a Deus ele tinha, a gente conseguiu fazer o mamá e eu consegui fazer as duas meninas dormir, mas isso tudo dentro do carro”.

Enquanto a mulher e a sogra cuidavam das crianças, Reginaldo conseguiu consertar o problema elétrico do caminhão. O motorista pode, então, seguir viagem, enquanto que a família permaneceu no mesmo lugar. Como no trecho não há sinal de celular, nem para mandar mensagens, nem para realizar telefonemas, a única opção era esperar. Em um momento, um motorista parou e ofereceu ajuda. Sua tarefa foi avisar ao dono de um guincho, em Palmas, sobre a localização da família.

“Ele falou que iria dar o recado para o cara do guincho, mas como as estradas estavam muito feias, pode ser que a demora fosse porque ele estava socorrendo outras pessoas antes de nós, porque falaram que as entradas mais pra frente estavam piores do que o buraco em que a gente caiu”, comenta.

Eram cerca de 00:15h quando o guincho chegou para prestar apoio para Rosangela e sua família. Com ajuda, foram até a casa da mãe de Reginaldo, que mora em Palmas, e lá passaram a noite. No dia seguinte buscaram conserto para os pneus do carro e no domingo voltaram para casa. O incidente interrompeu os planos de Rosangela de visitar a irmã.

“A gente nem foi para União da Vitória porque a gente teve o gasto, entre guincho e pneu, de quase 500 reais”.

Quanto a reforma da pista, Rosangela acredita que a obra deve ser feita com urgência, para que assim se evitem acidentes e gastos não planejados.

“Sem contar o tempo que você fica na estrada com medo, insegurança, como aconteceu conosco. Na verdade é uma vergonha, isso já tinha que ter sido feito há muito tempo”, aponta.


Sobre a Obra

(Google Maps)

O início das obras da revitalização está programado para a segunda quinzena de setembro. A reconstrução abrange o trecho entre Palmas e o Trevo Horizonte, no entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. O investimento é de R$ 107,4 milhões e faz parte do Avança Paraná, programa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Para a obra, será utilizada uma técnica inédita em estradas estaduais do Paraná, chamada de whitetopping, que é a execução de um novo pavimento rígido de concreto sobre o asfalto já existente.

“Estamos trazendo a Palmas aquilo que é feito em países de primeiro mundo. O pavimento em concreto garante mais durabilidade, tem vida útil de 20 ou 30 anos e é mais indicado para estradas que têm grande fluxo de cargas pesadas, como a PRC-280”, disse o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, durante o evento realizado em Palmas.

De acordo com um estudo de tráfego, passam pelo trecho que será revitalizado, diariamente, mais de 1.800 veículos pesados, como ônibus e caminhões, além de carros de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.


Em União da Vitória

No município, as obras de terceiras faixas passarão por um segmento que irá desde o marco zero, da divisa entre Paraná e Santa Catarina, ao km 5,9. Devem atender, também, o bairro São Gabriel, com a implementação de 480 metros de faixa adicional em um trecho urbano da rodovia João Paulo Reolon.

“Demonstrando mais uma vez o caráter inovador da sua gestão, o Governador apresenta uma solução definitiva para tornar a PRC-280 mais moderna e segura, numa medida que terá reflexo direto no desenvolvimento regional do Sul e também do Sudoeste do Paraná. De quebra, ainda teremos atendida a demanda da João Reolon, que é aguardada há bastante tempo em União da Vitória”, ressaltou o deputado Hussein Bakri.

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