Primeira semana de operação das novas concessionárias têm obras e 1.152 atendimentos

Em uma semana de operação, as concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro realizaram 1.152 atendimentos aos usuários das rodovias paranaenses dos Lotes 1 e 2. São serviços como assistência a carros com problemas mecânicos, atendimentos médicos e retiradas de animais na pista. Nestes dias, as empresas também iniciaram as primeiras obras de manutenção e reparo em mais de mil quilômetros de estradas, com operações de recuperação dos pavimentos.

Primeira semana de operação das novas concessionárias têm obras e 1.152 atendimentos

Foto: Via Araucária

Os contratos de concessão, que se iniciaram em 28 de fevereiro, preveem que as empresas executem planos de investimentos de mais de R$ 30 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Estão programadas obras com duplicações, construção de faixas adicionais, viadutos, trincheiras, ciclovias e manutenção das pistas.

A Via Araucária administra 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. A EPR Litoral Pioneiro opera em 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 entre Curitiba, Litoral do Paraná, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Mesmo com o início das operações, as cobranças de pedágio ainda não foram retomadas. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve informar, com 10 dias de antecedência, a data exata do início das cobranças e os valores das tarifas. A previsão é que isso aconteça até o final de março.

Lote 1

Nas estradas operadas pela Via Araucária, foram registrados 613 atendimentos aos usuários, sendo 220 socorros a veículos com pane mecânica. A concessionária atendeu também, por exemplo, 68 carros com pneus furados e 16 sinistros.

A empresa iniciou obras na pavimentação da BR-277, entre os km 125 e 133, em Campo Largo. As primeiras intervenções envolvem a fresagem do pavimento, que é uma espécie de raspagem das primeiras camadas do asfalto, a recuperação da via e a aplicação da sinalização. Outro trecho em obras fica entre o km 152 e km 162 da BR-476, na Lapa, em que as equipes trabalham no restauro do pavimento.

A concessionária também realizou obras de terraplanagem na BR-277, entre o km 98 e km 99 e entre o km 137 e km 138, em Balsa Nova, e na BR-373, entre o km 220 e km 221, em Imbituva, além de roçadas, manutenção de drenagem e instalação de placas.

Lote 2

A EPR Litoral Pioneiro já realizou 539 atendimentos ao longo dos sete primeiros dias de concessão. A ocorrência mais frequente é a de pane mecânica em veículos que trafegam pelas estradas concessionadas, com 126 registros. A empresa também atendeu 50 ocorrências para retirada de objetos na pista.

Além dos atendimentos, a concessionária iniciou um plano de obras de conservação das rodovias, focando, inicialmente, em atividades de limpeza, sinalização e manutenção do pavimento. Entre as atividades já iniciadas estão a reconstrução de pavimento do km 44 ao km 41 da BR-277, subida da Serra do Mar; do km 16 ao km 24 da BR-153, em Jacarezinho; do km 16 ao km 22, no Norte Pioneiro; e do km 304 e km 278 da PR-151, entre Carambeí e Castro.

Para a segunda semana de operação, estão previstas operações tapa-buraco ao longo de todo o trecho entre Curitiba e o Litoral da BR-277; entre os km 236 e km 200 da PR-092, nos Campos Gerais; e entre os km 327 e km 236 da PR-092, no Norte Pioneiro.

Serviços

Em todos os mais de mil quilômetros de trechos concedidos, as duas empresas estão trabalhando, ao todo, com 84 veículos para atendimento aos usuários. São ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa, caminhões para resgate de animais, carros de inspeção e apoio.

Nas rodovias atendidas pela EPR Litoral Pioneiro, os usuários podem acionar os serviços de emergência pelo telefone 0800 277 0153. Nas estradas administradas pela Via Araucária, o número de contato é 0800 277 0376.

Os motoristas e passageiros também já podem utilizar as bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídas ao longo das rodovias. As unidades contam com banheiros e centrais de informações sobre as condições das estradas. Os serviços operacionais funcionam 24 horas por dia.

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