VÍDEO: música ucraniana sobre guerra vence Eurovision, maior concurso musical do mundo

A música Stefania, da Kalush Orchestra, deu à Ucrânia o título do Eurovision 2022, considerado o maior concurso musical do mundo. Eleita graças a pontuação no voto popular, a canção é um rap composto pouco antes da invasão russa ao país vizinho. Mas, apesar de não falar diretamente sobre a guerra, acabou se tornando uma espécie de hino por conta de frases como “Me cante uma canção de ninar, mãe. Eu quero ouvir sua língua natal” ou ainda  “Eu sempre voltarei para casa, mesmo se todas as estradas estiverem destruídas”.  No clipe, é possível ver cenas de de uma mulher com uma criança em um ambiente destruído por combates.

Assista ao vídeo

Eurovision

O campeonato, realizado desde 1956, reúne anualmente um representante de cada país europeu participante. O último vencedor havia sido a popular banda italiana Maneskin, com a música Zitti e Buoni, em 2021. Por essa razão, a edição deste ano foi realizada na Itália.

O festival conta com apresentadores específicos nos países participantes. Na Ucrânia, Timur Mirochnitchenko, apresentador da competição no país desde 2007, realizou a transmissão dentro de um bunker em Kiev.

VÍDEO: música ucraniana sobre guerra vence Eurovision, maior concurso musical do mundo

 

 

 

Voltar para matérias