Amigos e colegas prestam homenagens a Odilon Muncinelli

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Porto União-SC, lamenta profundamente o falecimento de seu Advogado Dr. Odilon Muncinelli, um grande advogado, homem exemplar e um dos fundadores da Subseção de Porto União-SC, estando sempre à frente da Diretoria da OAB/Porto União, ocupando a Presidência 1993*, Vice-presidência (1985-1987, 1989-1991, 1991-1993, 1993-1995, 1995-1997, 1998-2000), Secretario Geral (1987-1989). Dr. Odilon foi incansável pela busca do direito, pela promoção da Justiça Social e efetivação da Cidadania. Nesse momento de dor e luto, a Subseção de Porto União se solidariza com os familiares, expressando as mais profundas e sinceras condolências.

Luciano Ribas Passos

Presidente da Subseção da OAB/Porto União


É com grande pesar que a OAB Santa Catarina informa o falecimento do advogado Odilon Muncinelli, aos 82 anos, na manhã do domingo, 09. Odilon teve intensa atuação junto à Seccional catarinense, sendo um dos fundadores da Subseção de Porto União, além de ter presidido a instituição na gestão de 1993 a 1995 e também ocupado vários cargos em diversas gestões.

O advogado também era colunista no Jornal O Comércio e membro da Academia de Letras Vale do Iguaçu (Alvi).

Odilon deixa um legado de grandes contribuições à advocacia e de referência humana e profissional. Incansável pela busca do Direito, pela promoção da Justiça Social e efetivação da Cidadania.

Em nome de sua presidente, Cláudia Prudêncio, a OAB/SC lamenta o falecimento e deseja aos familiares e amigos força nesse momento de luto.

A Academia de Letras do Vale do Iguaçu, neste momento de extrema dor, só nos resta pedir o descanso em paz para alma do querido amigo e confrade Odilon e o consolo para aqueles que choram sua despedida final, lembrando que ele cumpriu com muita dignidade sua missão na terra. A ressurreição de Cristo, neste dia, seja o sinal do reencontro na vida eterna.

Roberto Domit de Oliveira – Presidente


Recebi com dor a notícia do falecimento do Dr. Odilon. Meus sentimos aos seus familiares e colegas de Academia. Ele leva minha gratidão pelas enriquecedoras conversas que tivemos por ocasião do meu livro, pela gentileza e generosidade com que me ouviu e aconselhou. Foi um dos primeiros que soube do que se tratava o livro e concordamos que ele deveria ser apresentado de forma definitiva pelo que ele era: uma obra de ficção com personagens reais, sem polêmicas e suposições falsas. Deixou esse mundo no dia da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a fé nessa mesma ressurreição conforte a dor da perda. Rezei um responso por sua alma e pelo consolo dos familiares e amigos.

Lyciomar Hugo Ulrich


Daqui por diante

O que dizer sobre o amigo Odilon Muncinelli?

Todo o vocabulário é pequeno para enumerar suas qualidades de cidadão honesto, esposo dedicado e pai amoroso.

Profissional renomado, fez escola na advocacia, servindo de exemplo para as novas gerações.

Foi como escritor e historiador que o conheci no meu programa “Nossa História” da Rádio Educativa, onde sempre foi brilhante nas suas falas, especialmente sobre o rio Iguaçu e o Tropeirismo.

Sua coluna “Milho no monjolo” relatou por anos os principais acontecimentos da região das Gêmeas do Iguaçu e ultrapassou fronteiras.

Na ALVI (Academia de Letras do Vale do Iguaçu), tive a honra de ser conduzida por ele no recebimento da comenda Pinhão do Vale.

Sinto até hoje suas mãos me conduzindo no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná onde foi sócio correspondente por muitos anos.

Soubemos tardiamente do seu passamento, o que muito nos entristeceu. Mas temos certeza que ele estará sempre em todos os locais que privaram da sua brilhante presença.

Vida eterna, Odilon Muncinelli!

Zélia Maria Nascimento Sell – Jornalista e Pesquisadora de Curitiba (PR)


Dr. Odilon, uma singela homenagem

Em abril de 2022, minha querida Aldair me pediu um breve texto para comemorar o aniversário dos 19 anos de tantos casos e causos reunidos e contados pelo querido Odilon na sua coluna “Milho no Monjolo”.

Eu escrevi esse texto com a genuína emoção, das muitas pessoas que tiveram pouco contato com ele, mas o admiravam pela sua história, pelos seus escritos e pela sua alma iluminada, dotada de uma generosidade ímpar. Então, para melhor descrever essa vida rica em significado, naquela ocasião, tomei o menino Odilon pelas mãos e corri com ele ao encontro do seu professor Mayer que, a porta da Escola Isolada em Porto Almeida lhe aguardava para lhe ensinar as primeiras letras. As letrinhas, que no futuro iriam se transformar em grãos de milho, e que triturados pela cadência do pilão iriam se transmutar em lindos textos.

O tempo passou, e essa alma querida passou a vibrar luz e amor em oitavas tão altas que já não cabia mais em seu corpo físico. Trocou a vestimenta, e vive de um outro jeito, em esferas mais altas, possivelmente à beira de um Iguaçu Celeste a encantar com seu sorriso franco mais vidas.

Obrigada Dr. Odilon, foi uma honra e um privilégio tê-lo conhecido.

Elizabeth Cristina Bürgel, de Curitiba


Porto União da Vitória ficou órfã de um dos historiadores mais competentes que conheci… Odilon Muncinelli respirava história, seu compromisso com os caminhos que ela percorria era de deixar seu leitor ou ouvinte com vontade de saber mais, pois sabia enriquecer o que escrevia com detalhes, não os esquecia, esse era o requinte de quem garimpava amorosamente um passado para torná-lo um presente vivo, sem esquecer a gratidão pelas pessoas que fizeram a história acontecer.

O amigo e compadre Odilon deixa uma lacuna imensa… como cidadão ganhou o respeito por sua conduta, seu caráter ilibado; como marido foi um companheiro de todas as horas, pois sua esposa Aldair, para ter uma plena participação na vida política, educacional, filantropa, social e familiar, teve o apoio incondicional desse homem maravilhoso, que além de fortalecê-la a acompanhava sempre que possível, aplaudindo seus sucessos ou oferecendo seu suporte amorosamente…

Um pai e avô amoroso, um amigo gentil e fiel…

Obrigada Odilon Muncinelli por termos tido a oportunidade de estar presente em nossas vidas.

Você agora é uma estrela.

Professora Maria de Lourdes Zorzo Carbone e seu esposo Odilon Carbone


A Vida nos leva a lugares que jamais poderíamos imaginar, e nos aproxima de pessoas surpreendentes. Nestes caminhos encontrei a professora Aldair, que gentilmente apresenta seu esposo, seu Odilon. Carismático, educado, gentil e uma beleza única, como foi fácil sentir-se apaixonada por ele. Sempre a mesma pessoa independente de onde estava. Ensina só com o olhar, ao nos corrigir transmite a doçura de um educador, sendo uma honra ser corrigida por ele. Ou orientada. Conversa que fluía, sorriso que aumentava ao longo da conversa. Seu Odilon, exemplo ser Homem, como tratar uma mulher, como tratar as pessoas.

Odilon Muncinelli “O Maestro da Vida”.

Gratidão por tudo, por poder conhecê-lo.

As MUNCINETIS (Os bons entenderão)

Alice Cristine e Maristela Corrêa


Não tenho palavras para expressar a minha tristeza. Meus sentimentos à toda família Muncinelli, muitas lembranças e muitas histórias que teremos desse exemplo de homem e grandioso historiador! Minha querida amiga Aldair, muito triste esse momento! Nossos eternos sentimentos.

Rose Jacob


Dona Aldair, fiquei sabendo da partida do Seu Odilon. Meus sinceros sentimentos pela sua perda. Receba meu abraço carinhoso. Que os espíritos de luz o recebam nessa nova jornada na Pátria Espiritual. Ele vai nos fazer muita falta aqui neste plano.

Professor Pedro Melo


Puxa, Aldair, que esteja em paz, junto com seres de luz!

Que o seu, caminho, minha amiga, continue iluminado pelo carinho dele e que você tenha muita energia para continuar vivendo por um mundo melhor!

Zuleika Cleto


Queridos Aldair e Filhos

Nesta hora (a qual vocês recebem e entendem muito bem) fica o nosso respeito e a homenagem ao Grande Homem…. Cidadão… Pai… Esposo e Amigo.

Odilon viveu construindo uma história que deixa aos seus pósteros como alicerce e coluna na construção de uma vida digna… de honradez… inteligência e sabedoria.

Nossos sentimentos e a esperança de tê-lo trilhando o caminho da Luz… que bom que tivemos aquele encontro feliz.

Carlos Roberto Wengerkiewicz – Joinville (SC)


Meus sentimentos querida amiga! O Dr.Odilon fará muita falta!!! Gostava muito de sua sabedoria, de nossas longas conversas sobre o Vale do Iguaçu!

Abraços de sua amiga

Valéria Schena


Oi minha querida.

Conheço tua dor.

Ficamos incompletas.

Falta um pedaço de nós, da nossa vida.

E hoje é dia de chorar.

Depois, vamos um dia de cada vez, nos fortalecendo para suportar a saudades e reorganizar nossa rotina.

Mas temos no coração esta Doutrina maravilhosa que consola com a certeza da continuidade da vida e do reencontro.

E vocês tem ainda a gratidão por tantos anos felizes de casamento. Por uma família exemplar construída.

Quisera eu ter feito 60 anos de casados.

Então minha querida… chore, fique triste, mas que a gratidão e a certeza do reencontro sejam seus alicerces.

Com amor

Simone


Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21:4).

Querida Dona Aldair, com esse versículo quero lhe prestar o meu profundo pesar. E dizer-lhe que rogo à Deus para que lhe conforte, todo o meu carinho a Sra. e sua família nesse momento.

Professora Ana


 Oi Madrinha. O Giovani comunicou do falecimento do tio. Meus sentimentos, sei o quanto ele vai  fazer falta, um companheiro de vida, homem sábio.

Floriane Muncinelli


Querida prima Aldair, os meus mais sinceros sentimentos

O Odilon deixou entre nós a imagem de um grande homem. Transmitia muita paz, muita compreensão, muita solidariedade e, sobretudo, o muito amor. Vocês formaram uma família exemplar com filhos e netos maravilhosos e, com certeza, o espírito do Odilon estará sempre lhes guiando e iluminando.

Peço à Deus que lhes abençoe e conforte seus corações.

Gisele Wengerkiewicz


 Querida Aldair. Soubemos agora do falecimento do querido Odilon. Estamos na Alemanha visitando nosso filho, e distante dos olhos os temos dentro de nossos corações. Um beijo afetuoso com nosso mais profundo pesar a todos familiares.

Dr. Airton Martins


Cara Amiga, infelizmente não poderei estar ao teu lado fisicamente, neste momento de tanta tristeza, mas estou, com certeza, em pensamento, rezando para que tenhas força para viver este momento. Não consegui quem pudesse me levar. Fico aqui com as boas lembranças, pelos bons momentos vividos na companhia do Odilon, quanta sabedoria, quantos ensinamentos, um Querido! Que Deus o receba na sua imensa glória. Fica bem, assim que pudermos iremos fazer uma visita pra ti. Um forte abraço para toda essa família que queremos tão bem!

Gleusa Fischer


Boa noite, é a Cleyde de São Bento, nora do Pedro e da Zuleika! Soube agora do ocorrido com Odilon. Que Deus na sua infinita sabedoria possa dar forças para você e toda a sua famíli ! Meus sentimentos mais profundos! Um grande abraço!

Cleide Skiba


Força minha amiga, não é fácil suportar essa dor, mas Deus está aí com vocês… Sem palavras. Hoje revivi a falta de meu pai com a triste notícia da partida do seu Odilon. Deus conforte seu coração e de toda família.

Ieda Lucia


Querida  Aldair recebi a mensagem sobre o Odilon. Lamentei tanto. Não terei mais o colega jornalista para escrever a coluna Milho no Monjolo.

Imagino sua tristeza.

Que Deus conforte a você, aos filhos e netos.

Deus o receberá Luz.

Meu abraço carinhoso a você.

Minhas orações serão especialmente a ele e a vocês todos.

Fique com Deus.

Maria Tereza


Aldair, minha querida. Recebi agora a notícia do falecimento do Odilon. Que tristeza e dor indizíveis. Há pouco estava fazendo minhas orações e rezei por vocês. Nestas horas paradas só Deus nos consola. Receba nosso afeto e abraço amigo com todo carinho. Sentimos muito e nos solidarizamos com você  e familiares.

Elvira Cleto


Dona Aldair querida. Ficamos sabendo da partida do Sr Odilon. Venho através dessa mensagem enviar todo meu carinho para vocês nesse momento de despedida. Sr. Odilon foi um homem incrível, que com certeza deixou um belo legado. Que Deus conforte o coração de vocês nesse momento, e que as lembranças dos momentos felizes vividos juntos seja sempre o consolo de vocês. Ele com certeza já está num lugar de muito privilégio no céu. Um grande abraço, com carinho.

Ana Luiza Fischer


 Dona Aldair querida… ficamos todos muito tristes com a notícia da partida do Sr. Odilon. Gostaria que sentisse no caloroso abraço e que esteja confortada junto da sua família querida. Um abraço forte em toda a família.

Desejamos Ana Paula, Rafael, Benício e Gabriel


Querida D. Aldair

Fiquei sabendo pela mãe do falecimento do Seu Odilon.

Optei por não ligar por áudio porque imagino que estejam, além de tudo, atribulados. É um momento muito difícil.

Quero assim desejar, pedindo a Deus, que a senhora, o Gian, o Giorgio e todos enfim tenham a consolação neste momento.

Tenho certeza que a pessoa boníssima que sempre foi o Seu Odilon nesta terra, permanece agora nos braços  do Senhor Jesus, agora ressuscitado e vivo ao lado do Pai.

Nossos sentimentos

Toni, Elaine, Nickolas e Mariáh


Grande abraço a todos.

Maria de Lourdes da Irlanda


Meus pêsames pela partida do meu querido amigo Odilon. Que Deus o abençoe nesta caminhada espiritual e lhe conceda um merecido descanso… Um abraço de consolação para todos os familiares.

Marcos Otávio


Boa noite cara Aldair!

Meus sinceros sentimentos pelo falecimento do Odilon!

Ele agora está com Deus e na presença dos bons espíritos.

Forte abraço para toda a família!

Osny Sedano


Querida Profes. Aldair.

Nosso sentimento de pesar a você e toda a sua querida família pelo falecimento de seu amado esposo.

Que Deus o receba em seu reino de amor e paz e, conceda a toda a sua família a Graça da Conformidade…

Escolheu o dia da Páscoa para retornar à casa celestial.

Com todo o nosso carinho e gratidão a Você, receba o nosso sentimento de pesar e solidariedade

PS: Estamos nos EUA em Washington visitando nosso filho que é da PRF e que está fazendo mestrado na área de Segurança Internacional. Se não estivéssemos viajando, com certeza, estaríamos indo aí para lhe dar um abraço e estar com você neste dia de dor e tristeza para esta família tão querida.

Elza Moreto e Aroldo


Aldair, querida amiga, minhas condolências! Tenho certeza que DEUS  está com você neste momento tão difícil! Um grande abraço!

Traudi


Querida professora, lamento perda irreparável. Que a espiritualidade amiga o receba com muito amor. Estamos em oração.

Rodrigo Quadro


 Hoje os meus pensamentos estavam todos direcionados para senhora e sua família… Que orgulho todos tiveram do seu Odilon… um homem tão querido, educado, inteligente, um homem que jamais será esquecido! Meu respeito pela sua dor. Como a senhora diz: sinta-se abraçada.

Silmara Talamini


Você é incrível mesmo… com toda essa tristeza no coração, ainda acha de agradecer. Somos amigos e amamos vocês. Nestas horas é que precisamos uns dos outros e você me deu prova de muito amor e carinho por nós, quando o Claytinho partiu… me deu muita força, você nem percebeu, porquê veio do fundo do coração enorme que você tem. Fez tudo de modo natural, como é a essência de espíritos como você. Beijo amada irmã… fique bem.

Arlene Bordin Polati


 Amiga Aldair.

Estivemos em outros momentos tão próximas em momentos difíceis para nós duas.

Impossível esquecer a tua solicitude e apoio que recebi naqueles tristes dias.

Hoje carinhosamente estou ao teu lado em pensamentos e orações.

Gostava muito do Sr Odilon. Uma pessoa de um carisma inquestionável. SÁBIO. Humano. Uma inteligência rara.

Estamos irmanados com vc e teus familiares neste difícil momento.

Meu abraço fraternal.

Nossas condolências.

Maria R. – Alvi


Olá, como a senhora está? Desejo que Deus ofereça apoio a todos os seus familiares.

Meus sentimentos Dona Aldair, que Deus abençoe sua família com muita força, esperança e bons pensamentos para enfrentar este momento conturbado da perca momentânea do patriarca de sua família.

Certamente as minhas palavras não são suficientes, mas conhecendo a senhora e a sua família através das histórias contadas, tenho certeza que você tem muito orgulho do Sr. Odilon e juntos vocês construíram uma família que carrega os valores que ambos valorizam, embora este momento seja um dos maiores desafios que você, seus filhos e seus netos estão passando eu acredito que o que você é o seu Odilon construíram em parceria está marcante nas suas memórias e ele continuará vivendo com vocês sejam na manifestação de alguns trejeitos presentes em seus filhos, sejam nos valores que eles passaram na criação dos  filhos deles, seus netos e na forma como seus netos criaram os filhos deles, vocês construíram uma família maravilhosa e certamente muitas memórias estão sendo revivida nesse momento, peça a Deus que ele ajude a reconfortar os corações dos membros da sua família e que o amor entre a senhora e o seu Odilon renasça de uma forma diferente para que ele mesmo em outro plano continue te auxiliando e te incentivando para enfrentar os desafios que ainda viram, ofereço a você e a sua família o conforto de minhas orações, eu sinto muito por esse momento que vocês estão passando, mas com o amor e o carinho de seus familiares e amigos queridos este momento pode se tornar mais ameno, desejo que a alma do seu Odilon encontre continue no caminho do amor.

Felipe Gleden


Querida amiga Aldair, foi com profunda tristeza que acabo de receber a notícia do desencarne do amigo Odilon. Tenho absoluta certeza de que ele será recebido com todas as honras e carinho no mundo espiritual. Receba meu sincero abraço, o qual reforçarei, pessoalmente, logo mais. Força, minha amiga, nada que aconteça foge dos desígnios do Criador.

Professor Dr. Vitor


Minha amiga querida, Deus te conceda muita força para viver estes momentos. Estou viajando, mas amanhã estarei aí levando o meu abraço.

Muito triste ficar sem o nosso querido Odilon.

Wilma Marconcin Silva


Oi minha querida.

Conheço tua dor.

Ficamos incompletas.

Falta um pedaço de nós, da nossa vida.

E hoje é dia de chorar.

Depois, vamos um dia de cada vez, nos fortalecendo para suportar a saudades e reorganizar nossa rotina.

Mas temos no coração esta Doutrina maravilhosa que consola com a certeza da continuidade da vida e do reencontro.

E vocês tem ainda a gratidão por tantos anos felizes de casamento. Por uma família exemplar construída.

Quisera eu ter feito 60 anos de casados.

Então minha querida… chore, fique triste, mas que a gratidão e a certeza do reencontro sejam seus alicerces.

Com amor

Simone Melo


 Aldair, querida, minhas orações por vocês, desejando muita paz e muito amor no seu coraçãozinho lindo.

Seu amado Odilon estava vibrando luz e amor em oitavas tão altas que já não cabia mais no corpo físico dele.

Teve que trocar de vestimenta, mas vive de outro jeito!

Beth Wengerkiewicz


Querida Aldair, temos mais um “anjo” a nos guiar lá de cima. Que belo exemplo de pessoa é o Odilon, aliás, o casal para nos espelharmos, você e ele… eternamente. Sinta-se abraçada.

Tite


Bom dia Aldair, 11/ABRIL/2023, a coluna MILHO NO MONJOLO completaria 20 anos, encerrou-se o ciclo vitorioso sempre muito bem elaborado pelo estimado e querido de todos ODILON MUNCINELLI. As sementes plantadas ao longo deste tempo continuarão gerando frutos para sempre. O legado não se apagará jamais. Abraços a você e a todos os familiares.

Stefano Jakobiu – CURITIBA


Muito triste com sua perda. Nossa perda. A cidade toda perde com sua partida, mas como imortal, sua obra ficará entre nós para sempre.

Pessoa muito querida… cada vez que nos encontrávamos nas reuniões da Academia sentia como um presente, pois sua participação fundamentada enriquecia o encontro.

Quando o via, era como se visse meu irmão, Rubens.

Que Deus a fortaleça para lidar com o luto, que tem seu processo e seus desafios.

Maris Stela Stelmachuk


Meus sentimentos minha amiga querida… sinto muito por sua perda… sempre vou lembrar de suas palavras dizendo o quanto significava estar com ele…

Carlos Santos


Em meu nome, da minha família e dos integrantes da Coordenação Regional do PECIM Sul (Cel Cantuária, Cmt Figueiredo, Cap Luiz Carlos) e monitores da ECIM NE JOÃO FERNANDO SOBRAL (Cap Furlan, Sgt Roberto, Sgt Geraldo e Sgt Portes)

Cel. ÉRICO


 Querida Aldair. Que tristeza essa passagem súbita do querido amigo Odilon. Deus esteja aí com você e filhos, fortalecendo-os. Abraços cheios de pesar.

Fahena Horbatiuk


Meus sentimentos

Abençoada seja a chegada do querido Odilon ao Reino dos Céus.

Que o conforto da sabedoria divina faça morada em seu coração nesse momento.

Meus mais profundos sentimentos.

Professora Yara


Querida amiga!

Nossas orações e nossas vibrações de paz estão voltadas para você, o Odilon e toda a sua família. Somente o tempo poderá transformar a dor da saudade em uma doce saudade. Vou pedir para que este tempo seja breve.

Um longo e carinhoso abraço!

Janina

Voltar para matérias