Luto: Comunidade se despede de padre Josafá Firman

Faleceu na sexta-feira passada, 19, aos 48 anos, o padre Josafá Firman, pároco da Paróquia Ucraniana São Basílio Magno, de União da Vitória. Josafá estava internado desde a semana anterior a seu falecimento no Hospital Regional, devido a complicações em seus rins, resultantes de um linfoma diagnosticado no ano passado.

Luto: Comunidade se despede de padre Josafá Firman

Após alguns dias internado, o padre sofreu uma parada cardíaca e, apesar dos esforços do corpo médico, não resistiu. Desde o diagnóstico da doença de Josafá centenas de pessoas se uniram em correntes de orações pela saúde do padre, muito querido pela comunidade.

A missa de Sétimo Dia de Josafá será realizada nesta sexta-feira, 26, às 19h, na Paróquia Católica Ucraniana São Basílio Magno.

Jornada de fé

Josafá Firman nasceu em 16 de junho de 1976, em Rio Azul (PR). Filho de Clemente Firman e Ana Sobenko Firman, teve sua vida marcada pela dedicação ao serviço religioso e comprometimento com a fé.

Em 1987, ingressou no Seminário Menor São Josafat, em Mallet (PR), onde concluiu o ensino fundamental. Parte de seu ensino médio foi realizado no Colégio Nicolau Copérnico. Em 1994, devido a um incêndio no Seminário Menor São Josafat, Josafá precisou ser transferido para a Paróquia São Basílio Magno, em União da Vitória, concluindo o ensino médio no Colégio São José.

Logo em 1995 passou a se dedicar ao Seminário Maior São Josafat em Curitiba (PR), onde cursou filosofia e teologia, obtendo o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma em dezembro de 2001.

Ainda em 2001, no dia 30 de novembro, recebeu as primeiras ordens, tornando-se subdiácono. Poucos dias depois, em 16 de dezembro, foi ordenado diácono. Em 2002, no dia 17 de março, foi ordenado sacerdote pelas mãos do Eparca D. Efraim Basílio Krevei, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mallet.

Durante sua jornada, Padre Josafá foi Coadjutor das Paróquias em Mallet, Dorizon, Vera Guarani (Paulo Frontin) e União da Vitória. Posteriormente, em agosto de 2003, tornou-se Pároco da Paróquia São Nicolau, em Roncador (PR). Nos últimos anos, Padre Josafá atuou como Pároco na Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória, deixando uma marca indelével de dedicação e serviço à comunidade religiosa. Seu legado será lembrado com gratidão e respeito por todos aqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar sua fé e convivência.

Nos últimos anos, Padre Josafá atuou como Pároco na Paróquia São Basílio Magno em União  da Vitória, deixando uma marca indelével de  dedicação e serviço à comunidade religiosa.  Seu legado será lembrado com gratidão  e respeito por todos aqueles que tiveram  a oportunidade de compartilhar sua fé e convivência.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias