Milho no Monjolo – 05 de agosto de 2022

Em formato e-book

A obra “Bella Cidade dos Verdes Hervaes” recupera e socializa fragmentos histórico-geográficos, produtivos e socioculturais da produção da erva-mate em São Mateus do Sul, Paraná. O lançamento do livro organizado pela professora Alcimara Aparecida Föetsch, professor Filipe de Souza dos Santos e jornalista Sidnei Muran, no formato e-book, intitulado “Bella Cidade dos Verdes Hervaes: Indicação Geográfica, Potencialidades e Desafios da Erva-Mate em São Mateus do Sul – Paraná”, ocorreu no dia 24 de junho de 2021 (quinta-feira), às 19 horas, em uma live no Canal do YouTube da UNIUV. A obra foi escrita por várias mãos e editada pelo Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Enfim, essa obra divulga informações essenciais sobre a produção, o uso, a diversificação e a comercialização da erva-mate na região. Dividido em três partes, o livro apresenta aspectos histórico-geográficos, conta detalhes sobre a obtenção da IG, socializa inspirações e evidencia a utilização dessa planta valiosa para o Sul do Brasil. O primeiro e-book do Conselho Editorial da UNIUV teve distribuição gratuita.


Origem da erva-mate e do chimarrão

A erva-mate, conhecida cientificamente por ilex paraguariensis, é originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três Estados do Sul do Brasil, no norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua árvore pode atingir mais de oito metros de altura. O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que hoje faz parte a República do Paraguai e o Estado do Paraná, e difundida pelos Padres Jesuítas, no tempo das Reduções.


Três livros

No começo do mês passado, dia 05, no Tribunal de Justiça do Paraná, ocorreu o lançamento dos livros “Crônicas da Pandemia”, “Trova Comigo?” e “Ética e Envelhecimento”. A Academia de Letras José de Alencar foi a anfitriã, além de organizadora da Coleção. O evento reuniu a Academia Paranaense de Poesia, o Centro de Letras do Paraná, a União Brasileira de Trovadores – Seccional de Curitiba e o Observatório da Cultura de Curitiba.


“Mais justiça por favor”

Na próxima quinta-feira, dia 11, na Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos, na Rua Prudente de Morais, em União da Vitória, Paraná, ocorre a Exposição de Artes “Mais Justiça Por Favor” em comemoração ao Dia do Advogado.


A última

A Coluna de hoje é dedicada ao renomado artista plástico Irineu Caznok, que brindou-nos com uma prancheta. Detalhe: a prancheta reproduz um pergaminho com a imagem do Monumento “O Contestado e O Município de Porto União” existente na Praça do Contestado em Porto União, Santa Catarina. Agradecemos a gentileza!

milho no monjolo

Voltar para matérias